fbpx
  • Registro de Marcas e Patentes.

Impactos da transformação digital no marketing

impactos da transformação digital no marketing

É notória a mudança na vida das pessoas com o advento de novas tecnologias com o passar dos anos. Em um aspecto macro como o cotidiano, os celulares, smart TVs, câmeras HD e redes sociais já mostram-se como aspectos capazes de provocar mudanças, e não seria diferente em um aspecto macro, ao trazer essa análise para o campo do Marketing. Nesse artigo, vamos mostrar os impactos na transformação digital no marketing, como eram as estratégias em tempos pré-redes sociais e as novas tendências que chegaram com o mundo digital.

Você encontrará os seguintes tópicos:

  • Origem do Marketing;
  • Evolução do Marketing;
  • Como as redes sociais modificaram a publicidade;
  • Os impactos da transformação digital no marketing;
  • A importância de uma empresa de marketing nos dias atuais.

 

Origem do Marketing – A transformação digital no Marketing

Embora seja complexo e difícil precisar a origem do marketing na nossa sociedade, é possível traçar alguns paralelos que se relacionem com essa prática em alguns níveis. Por exemplo, desde os tempos mais antigos, o ser humano acostumou-se a produzir e negociar para sobreviver utilizando o escambo. A negociação, a persuasão, a venda de produtos estão muito associadas ao marketing como um todo, afinal, o objetivo final é vender, certo?

Se levarmos em consideração os tempos mais modernos, pode-se entender a invenção da prensa gráfica por Gutenberg em 1455 como o grande marco que permitiu a reprodução em massa de livros e, consequentemente, como a fonte originária do marketing. Antes do advento da prensa, os livros eram todos escritos e reproduzidos à mão.

Isso tornava a difusão de conhecimento um pouco mais difícil, até mesmo em função de que a alfabetização não era algo comum para a época, mas sim um privilégio que uma pequena parcela da população europeia tinha. Após a popularização da prensa e do grande volume de livros que vieram a ser publicados, além dos jornais que começaram a circular em massa, tornou-se comum a prática de anunciantes utilizarem esses espaços – sobretudo dos jornais, que circularam pela primeira vez a partir dos anos 1600 – para atrair clientes.

Essa estratégia de pagar e anunciar é algo que funciona até hoje e que conhecemos como Outbound Marketing.

Evolução do Marketing – A transformação digital no marketing

Ao seguir a linha temporal traçada no tópico anterior, percebe-se que o Outbound Marketing, o ato de anunciar o produto, negócio ou marca em espaços de grande circulação e pagar por isso para obter retorno, continuou com o passar dos anos.

Agora os espaços aproveitados vão além dos jornais. Era possível divulgar a sua marca nos principais folhetins da cidade, ficar conhecido por meio dessa divulgação. Mas acima disso, era necessário que alguém adquirisse os jornais para que a divulgação surtisse efeito, uma vez que é mais comum ver anúncios nas páginas internas dos jornais. Dessa maneira, para facilitar o reconhecimento de marcas e negócios, o uso de espaços públicos foi uma das soluções estratégicas de marketing para que um único anúncio pudesse atingir o maior número de pessoas possível.

Isso se deu por meio da utilização de Outdoors, folhetos impressos espalhados pelas cidades em diferentes pontos, seja em postes, muros, etc. Hoje pode parecer comum, uma vez que estamos sempre expostos a anúncios como esse no nosso cotidiano, mas para a época, tratou-se de uma grande revolução que resultou em bons frutos para quem a praticava.

A utilização desse tipo de anúncio tinha grande custo benefício, pois os outdoors eram – e ainda são – bem mais resistentes que simples panfletos, além de ter uma enorme vantagem de poder ser visto a grandes distâncias. Além disso, eles são bem mais chamativos. 

outdoor a transformação digital no marketing

Passado esse período, chegamos finalmente em um período que é mais palpável para nossa época, quando é possível perceber os primórdios da transformação digital no marketing. O advento do rádio levou o marketing a um outro patamar. O final do século XIX foi responsável pelo grande desenvolvimento do Marketing desde Gutenberg justamente por isso. O aparelho de rádio tornou-se cada vez mais popular com o passar dos anos. No começo do século XX, já era amplamente difundido pela Europa e América do Norte, até chegar na América Latina e no Brasil em meados da década de 20. 

radio - a transformação digital no marketingApós a popularização do rádio, da publicidade por via de áudio (que era inédito até então), não demorou muito para que a outra possibilidade fosse aberta para o mundo do marketing: a televisão. O audiovisual era o auge da propaganda: seu produto e sua marca divulgada em áudio e imagem em movimento.

Posteriormente, a era digital chegou para contribuir ainda mais e este é o momento da transformação digital no marketing. Os computadores, notebooks e smartphones levaram a propaganda a um nível ainda mais alto, principalmente em relação à esse último. Você está com os anúncios na palma da sua mão e carrega consigo para todos os lugares. Falaremos mais sobre a era digital nos próximos tópicos, continue acompanhando!

Como as redes sociais modificaram a publicidade – A trasformação digital no marketing

As primeiras redes sociais que conhecemos no começo da década de 2000 foram o MySpace, o MSN, o Orkut e essas não tinham um grande suporte para publicidade. Talvez o seu potencial não havia sido descoberto ainda. Foi com o Facebook e a sua extrema popularização que Mark Zuckerberg percebeu que poderia fazer parcerias com grandes e pequenas empresas na sua rede social para fazer o capital girar em todo o mundo.

Grandes empresas a nível nacional e internacional criaram suas páginas para anunciar seus produtos, fazer suas promoções, interagir com seus clientes e redes de marketplace foram criadas. 

As publicações patrocinadas do Facebook, ou impulsionadas, possuem um sistema complexo liderado por um algoritmo da empresa que utiliza os dados fornecidos por cada usuário para criar uma rede de potenciais públicos os quais possam ter, eventualmente, interesse em um produto A ou B.

Além disso, as redes sociais criaram uma relação mais próxima entre empresa e consumidor que podem gerar diferentes resultados. Por exemplo, quando um serviço não agrada, é bem mais fácil de fazer uma reclamação e chegar aos canais da empresa. Na mesma medida, quando o produto e serviços são bons, a possibilidade de um maior retorno e publicidade gratuita feita pelos próximos consumidores é grande.

Um ótimo exemplo para isso é pensar nas vezes em que você viu um produto que te interessasse enquanto navegava e foi checar nos comentários da publicação para conferir o feedback das outras pessoas.

O Instagram também bebe dessa fonte, mas além de produtos, oferece uma produção de conteúdo, seja por cursos, publicações com propagandas pagas, etc. As estratégias que estão presentes nessa rede social estão mais associadas ao Inbound Marketing, que, em linhas gerais, é o contrário do que é praticado no Outbound Marketing. Enquanto no último acontece a tentativa de levar o produto ao potencial consumidor, no primeiro o consumidor chega ao produto voluntariamente.

 

Quer entender mais sobre Inbound Marketing? Temos um artigo completo para esclarecer suas dúvidas! É só clicar aqui.

 

O WhatsApp, por outro lado, não é tão popular mundo afora, mas que se tornou a rede social mais utilizada no Brasil. O aplicativo de mensagens instantâneas, que também foi adquirido pelo Facebook, levou a proximidade com o cliente a outro nível. Não é mais necessário o diálogo presencial entre consumidor e vendedor, uma vez que o WhatsApp facilita justamente essas ações.

É bastante comum, nos dias de hoje, entrar em contato com lojas de diversos segmentos, seja restaurantes e bares, acessórios eletrônicos, peças automotivas, etc por meio dessa rede social. Isso se tornou um grande facilitador e funciona comprovadamente.

Os impactos da transformação digital no marketing

a transformação digital no marketing

O advento de novas tecnologias com o passar do tempo evidencia que elas são muito aliadas da publicidade, da propaganda e do marketing. Tornou-se cada vez mais fácil levar a sua marca e seu produto para o público, por via, principalmente, das redes sociais, mas ainda existe outros canais como a televisão e o rádio.

Vamos listar aqui algumas das reverberações da transformação digital para o marketing:

 

  • Facilidade de difundir a marca: com um bom investimento nesse setor, são muitas as possibilidades de tornar a sua marca conhecida. É possível até mesmo tentar promover o seu conteúdo e seu produto sem pagar um centavo para as redes utilizando o Inbound Marketing.
  • Diferentes canais de contato: atualmente, são realmente várias as possibilidades de fazer marketing, seja na internet, na televisão, no rádio, outdoors, etc.
  • Proximidade com o cliente: um serviço bem feito gera engajamento do cliente, que se transforma em recomendações e, por sua vez, em novos clientes.
  • Controle de dados e estatísticas: com as redes sociais e o mundo digital, tornou-se muito mais fácil dimensionar o número de pessoas atingidas por anúncios e potenciais conversões. Essa base de dados é importante para estabelecer novas metas e estratégias de marketing.
  • Mecanismos de pesquisa: ter a sua marca entre os primeiros resultados nos mecanismos de pesquisa de sites buscadores é sempre um fator que pode levar ao sucesso da marca. Isso pode ser construído de forma orgânica ou pagando por meio do Google Ads.

 

A importância de uma empresa de marketing nos dias atuais – A transformação digital no marketing

Assim, com base em tudo que foi exposto ao longo deste artigo, podemos perceber que o marketing é uma estrutura que foi sendo ampliada com o passar do tempo e tornando-se cada vez mais complexa. Por isso, empresas foram criadas para se especializarem nesse segmento ao estudar as diferentes possibilidades, estabelecer metas e estratégias que podem surtir efeito a curto, médio ou longo a depender das necessidades.

Muitas vezes, principalmente tratando-se de empresas de pequeno porte, não se tem o conhecimento necessário para fazer um negócio alavancar. Uma das soluções está na contratação de uma especialista para a realização dessas atividades. 

A Arena Marcas é uma empresa que, além de registrar a sua marca para protegê-la em todo o território nacional, também oferece a consultoria em marketing com uma equipe qualificada, especializada e ligada nas novas tendências que estão sempre a surgir ao longo dos anos. Ligue e consulte as condições: (31) 3292-7257.

Gostou do nosso artigo Impactos da transformação digital no marketing? Selecionei mais alguns que podem te interessar:

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*