fbpx
  • Registro de Marcas e Patentes.

Como fazer campanhas no Google Ads?

Como fazer campanhas no Google Ads?

Como fazer campanhas no Google Ads? | Apenas no Brasil, segundo pesquisa da TIC Domicílios em 2018, aproximadamente 127 milhões de pessoas utilizaram a internet regularmente. Esse número representa mais de 60% de toda a população do país. Em outras palavras, a maioria das pessoas não só no Brasil, mas em todo o mundo, estão na internet nos dias de hoje e, inevitavelmente, tem suas escolhas influenciadas pelo que vêem na rede. 

Por esse motivo, fazer propagandas na internet é algo essencial para qualquer empresa que deseja crescer hoje em dia. Apesar disso, nem sempre é fácil se destacar, tendo em vista que, mesmo em segmentos menos saturados, os conteúdos são encontrados em grandes números. Nesse sentido, os anúncios pagos podem ser o melhor caminho, principalmente para quem deseja melhores resultados em menos espaços de tempo. 

O que é o Google Ads? 

A Alphabet Inc., empresa que atualmente controla a Google, é uma das maiores companhias de tecnologia de todo o mundo. O Google Ads é um tipo de serviço disponibilizado pela empresa que permite que usuários paguem para ter seus anúncios mostrados em mais lugares e com maior destaque. 

Como funciona o Google Ads?

O sistema de publicidade do Google Ads é através de PPC, uma sigla para Pay Per Click ou, em português, Pagamento por Clique. Basicamente, não terá um valor de orçamento fechado para as campanhas – como, por exemplo, acontece para anúncios em outdoors offline. O usuário dono da campanha irá pagar proporcionalmente ao número de pessoas que visualizaram e interagiram com a propaganda. 

Quando em falamos em Google Ads, quem possui o mínimo conhecimento sobre a plataforma, pensa que os anúncios ocorrem apenas nos resultados de pesquisa. No entanto, as campanhas do sistema ocorrem em vários canais:

  • Resultados de pesquisa no buscador: ao usar o buscador do Google, é comum que apareça anúncios antes dos resultados orgânicos. Esses anúncios são pagos a partir das palavras-chave escolhidas por quem criou a campanha; 
Anúncios no Google Ads - Rede de Pesquisa
Anúncios no Google Ads – Rede de Pesquisa
  • Banner em sites: Ao entrar em alguns sites, é comum ver alguns banners de anúncios variados. Esse tipo de campanha é paga e também gerenciada pelo Google Ads. O proprietário do site em questão também ganha com esse tipo de anúncio; 
Anúncios no Google Ads – Banner em sites
  • Propagandas em aplicativos: a utilização de grande parte dos aplicativos gratuitos para smartphones vem com uma condição: as constantes propagandas que aparecem. Esse tipo de anúncio também é gerenciada pelo Google Ads no aplicativos baixados através da Play Store. O desenvolvedor do aplicativo também ganha com essas propagandas; 
  • Anúncios em vídeos no Youtube: Antes que um vídeo no Youtube seja reproduzido, é comum que o usuário seja obrigado a assistir, no mínimo, 5 segundos de propaganda. Esse tipo de anúncio também é gerenciado pelo Google Ads e o proprietário do vídeo tem retorno com as campanhas; 
Anúncios no Google Ads - Youtube
Anúncios no Google Ads – Youtube
  • Anúncios no Gmail: Ter um e-mail é obrigatório para qualquer pessoa que trabalhe com a internet. O Gmail, e-mail do Google, é um dos mais utilizados em todo o mundo, e também é possível anunciar por lá. Nesse caso, os anúncios se assemelham a e-mails marketing, exceto pelo fato de que sempre estão no topo da caixa de entrada (geralmente, nas abas “Promoções” e “Social”);
Anúncios no Google Ads - Gmail
Anúncios no Google Ads – Gmail

Quais as vantagens de anunciar no Google Ads? 

Cada vez mais, os anúncios offline parecem mais obsoletos e as campanhas on-line mais vantajosas para o usuário. O Google Ads traz uma série de benefícios para quem deseja divulgar a sua marca ou o seu produto para o maior número possível de potenciais clientes. 

Em primeiro lugar, o Google Ads permite a segmentação do anúncio. Em outras palavras, isso significa que, com a ferramenta, é possível definir um público alvo para a sua campanha. A partir disso, o anúncio irá aparecer somente para os usuários que, potencialmente, possuem interesse no serviço ou produto oferecido. 

O segundo ponto é a facilidade em mensurar o impacto e sucesso das campanhas publicitárias. A partir de uma datificação bem feita e um design bastante intuitivo até para os mais leigos, torna-se possível visualizar quantas pessoas interagiram com o anúncio e qual foi o valor gasto para converter um número específico de clientes. 

Além disso, a possibilidade de fazer testes sem gastar muito é outra vantagem do Google Ads. O proprietário poderá rodar uma campanha e desativá-la em poucos se não se sentir satisfeito com os resultados que estão sendo entregues. 

Resumidamente, com o Google Ads é possível ter total controle sobre a mensagem que se quer passar, para quem ela deve ser passada, de que modo e 

Como fazer campanhas no Google Ads? 

Como falado anteriormente, as campanhas no Google Ads podem ser feitas de maneiras diferentes. Basicamente, as formas de anúncios são divididas em dois grupos: rede de pesquisa (resultados de pesquisa no buscador do Google) e rede de display, que são todas as outras formas citadas acima;

 

  • Como fazer campanhas no Google Ads para rede de pesquisa: 

 

As campanhas mais comuns na plataforma do Google Ads, sem dúvida, são aquelas relacionadas às redes de pesquisa. Como falado anteriormente, consiste em levar a sua página para o alto quando o usuário realizar uma pesquisa específica no buscador do Google. 

As campanhas para rede de pesquisa podem ser montadas como o proprietário desejar, contanto que respeite o limite de caracteres imposto em cada seção. O link para o qual o usuário será redirecionado também pode ser escolhido. Nesse momento, é importante pensar em um texto que atraia o cliente e, além disso, que a página para que ele seja redirecionado traga o número máximo de conversões. Nesse caso, não existe uma fórmula mágica, mas a melhor dica é deixar tudo da forma mais intuitiva possível para o usuário. 

Mas, afinal, como saber em quais pesquisas o meu anúncio será mostrado? 

É muito simples: para criar a campanha, o proprietário do anúncio terá de criar uma lista de palavras-chave para serem vinculados. Não utilize termos simples, foque em termos compostos. Por exemplo: se o seu objetivo é vender material escolar, utilize “material escolar BH” e não apenas “material”. Tente não repetir palavras-chave em sua lista! O Google Ads disponibiliza, ainda, uma plataforma com ideias de palavras-chave a partir do segmento do gestor do anúncio. 

Google Ads – Ideias de palavras-chave

 

  • Tipos de correspondência: 

 

No momento de montar a lista de palavras-chave em que aparecerão seu anúncio na rede de pesquisa do Google, o proprietário da campanha também poderá pensar em diferentes tipos de correspondência para esses termos. São eles: 

  1. Correspondência ampla: – Tipos de Correspondência

A correspondência ampla é o tipo padrão para anúncios no Google Ads. Nesse caso, termos relacionados às palavras-chave contidas na lista também farão o anúncio aparecer no buscador. Se o objetivo do anúncio for, por exemplo, vender fechaduras para portas, termos como maçanetas também poderão exibir a campanha. Variações básicas como plural ou erros de escrita também são considerados nesse caso. Para entrar na correspondência ampla, basta escrever a palavra-chave no campo especificado

2. Correspondência ampla modificada: – Tipos de Correspondência

Trata-se de uma variação do tipo acima. Nesse caso, termos relacionados não são considerados para o anúncio, apenas erros de escrita, plural, aumentativos e diminutivos, dentre outros. A correspondência ampla modificada é acionada a partir do símbolo “+”. Exemplo: “+materiais +escolares +bh”.

3. Correspondência de frase: – Tipos de Correspondência

Nesse caso, se algum usuário buscar por uma frase que contém uma das palavras-chave da sua campanha, o anúncio aparecerá. Exemplo: Caso a pesquisa seja “onde comprar materiais escolares BH”, a correspondência será feita. Se a pesquisa do usuário não possuir as palavras-chave em sequência, o anúncio não aparecerá. Para usar esse tipo de estratégia, basta colocar a palavra chave entre aspas.

4. Correspondência exata: – Tipos de Correspondência

Se o objetivo é que o anúncio apareça somente quando o usuário buscar exatamente pela palavra-chave escolhida, esse tipo de correspondência é o ideal. Para utilizá-la, basta colocar os termos entre colchetes. Exemplo: [materiais escolares BH]. 

5. Correspondência negativa: – Tipos de Correspondência

Caso o proprietário não deseje que, de forma alguma, o anúncio apareça para algum termo em específico, basta incluí-lo na lista de palavras-chave o sinal de negativo antes.

 

  • Como fazer campanhas no Google Ads para rede de display?

 

Anteriormente no texto, citamos que as campanhas no Google Ads são divididas em dois grupos principais: rede de pesquisa e rede de display. Explicamos acima como funciona o sistema de rede de pesquisa, e neste tópico falaremos mais da outra estratégia para as suas campanhas.

A rede de display do Google Ads é muito grande. Além de aparecer em sites administrados pelo Google e que recebem milhões de acesso todos os dias, como Gmail, Youtube, dentre outros, o anúncio pode ser mostrados em diversos sites de diversos segmentos diferentes. Basta que o proprietário desse site disponibilize espaços para que os anúncios sejam mostrados. 

E por que o proprietário de uma página da internet deixaria que anúncios fossem exibidos nesse local?

O dono do anúncio paga ao Google para ter a sua campanha exibida. O Google, por sua vez, repassa uma parte do valor ao proprietário do site. Em suma, todos saem ganhando!

 

  • Diferentes maneiras de anunciar no Google Ads para rede de display: 

 

Assim como as diferenciações das correspondências no caso da rede de pesquisa, os anúncios na rede de display também podem ser configurados segundo o desejo do proprietário. Para que seus anúncios apareçam no Gmail ou Youtube, é necessário fazer conteúdos específicos para esses canais: no caso de Gmail, e-mails marketing e, no caso de anúncios no Youtube, vídeos. 

Se o objetivo, no entanto, é anunciar em sites variados na internet, isso pode ser feito de diferentes formas: 

  1. Palavras-chave: 

Parecido com a correspondência da rede de pesquisa. O gestor do anúncio insere as palavras-chave que se relacionam com o seu anúncio e, a partir disso, o Google exibe os anúncios em redes de display que contenham aquelas palavras-chave.

2. Dados do usuário:

Já sabemos que o Google utiliza os rastros que deixamos na internet para oferecer publicidade direcionada e que seja do nosso interesse. Caso opte por esse tipo de campanha, o anúncio irá aparecer para usuários que já pesquisaram por aquele tema – ou relacionados – anteriormente. 

3. Escolha da rede de display: 

É um tipo de estratégia mais direta, para aqueles que sabem em qual site ou blog deseja exibir os seus anúncios. Nesse caso, o gestor da campanha escolhe em qual rede de display quer exibir a sua campanha; 

4. Tópicos: 

Ao fazer uma conta no Google Adsense (plataforma que permite que donos de sites disponibilizem o espaço para anúncios), o proprietário do site deve enquadrar suas páginas em tópicos, temas relacionados ao site. 

Ao criar um anúncio para rede de display, o gestor pode, também, escolher alguns desses tópicos nos quais deseja que o anúncio seja mostrado. 

Conclusão – Como fazer campanhas no Google Ads?

Como visto nos tópicos acima, as campanhas no Google Ads podem ser uma ótima forma de alavancar os negócios e fazer uma marca crescer. Apesar disso, a plataforma conta com diversas ferramentas e sistemas que, para leigos no assunto, podem parecer um bicho de sete cabeças. 

Por esse motivo, se o objetivo é realmente mudar a realidade da sua empresa ou negócio, a melhor alternativa é contratar uma empresa de marketing especializada no assunto. A Arena Marcas & Patentes é uma empresa com vários cases de sucesso em BH e região e pode ajudar a mudar a realidade do seu negócio. 

Com vários setores como marketing digital, registro de marca (propriedade intelectual), criação de sites, comunicação interna, dentre outros, a Arena é especializada na reestruturação de empresas. Ligue já e conheça mais sobre os nossos serviços: 0800 580 0363, ou entre em contato por e-mail: contato@arenamarcas.com.br

 

Gostou do nosso artigo “Como fazer campanhas no Google Ads?”? Deixe abaixo, na seção dos comentários, as suas dúvidas sobre o assunto. Você pode se interessar também:

Em nosso blog, temos centenas de outros artigos e posts que ajudam a entender melhor sobre o marketing digital, empreendedorismo, registro de marca e diversos outros assuntos. Acesse e descubra: Blog Arena Marcas & Patentes.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*