fbpx
  • Registro de Marcas e Patentes.

O que é Inbound Marketing: benefícios para a sua empresa

inbound marketing

Os conceitos de marketing e as estratégias que são usadas por ele para cumprir os objetivos são extremamente mutáveis, líquidas e que precisam se adequar à época vivida, aos recursos disponíveis e aos comportamentos que o consumidor apresenta. Dessa forma, as formas de fazer propaganda e atrair a atenção do consumidor em relação à sua marca ou ao seu produto estão em constante mudança. Uma das estratégias de divulgação e conversão que tem feito muito sucesso nos últimos anos tem sido a de Inbound Marketing.

Neste artigo, vamos apresentar o conceito dessa estratégia, os benefícios de adotá-la na sua empresa e como ela pode ajudar a alavancar o seu negócio em diversos níveis. 

Aqui você encontrará os seguintes tópicos:

  • O que é o Inbound Marketing?
  • Diferenças de Inbound e Outbound;
  • Benefícios do Inbound Marketing;
  • Estratégias de Inbound Marketing.

O que é o Inbound Marketing?

Em uma tradução livre, Inbound Marketing seria um Marketing de Aproximação e está presente, sobretudo, no marketing digital. Essa estratégia consiste, como o próprio nome diz, em uma aproximação da marca com o público, de modo que ferramentas como o SEO, blogs, newsletter, E-Books, entre outras, atuem como um ponte que ligue o consumidor ao produto. Não por acaso, o Inbound Marketing é sempre retratado de forma ilustrativa como um ímã que é usado para atrair os clientes para a sua marca.

A estratégia de Inbound Marketing parte do pressuposto que exista um diálogo, direto ou indireto, entre as duas partes, a marca e o consumidor. Por exemplo, um cliente que se sinta atraído pelos produtos por observar comparativos e vantagens em uma postagem no blog, que tenha a sua dúvida respondida nos comentários, trará maior retorno financeiro para a empresa no quesito fidelidade

Em outros tempos, em que a internet não era tão popular e os canais de comunicação entre empresa e consumidor eram bastante limitados, o Inbound Marketing não era passível de ser adotado. O que ocorria – e ainda ocorre bastante atualmente – trata-se do Outbound Marketing, que significa o contrário: uma estratégia em que a publicidade fala e o consumidor ouve, como um monólogo.

Em linhas gerais, é possível afirmar que o marketing de aproximação é um método que foi possível ser aplicado de modo simbiótico ao marketing digital, evoluindo juntos e que estarão sempre atuando lado a lado. 

Mais a frente neste mesmo artigo vamos mostrar o funcionamento do Inbound Marketing como estratégia. Continue lendo!

Diferenças entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing

Conceituadas as duas estratégias, é hora de mostrar as principais diferenças entre elas em um comparativo para que, posteriormente, entendamos os benefícios de utilizar um em detrimento do outro. É importante ressaltar que ambos possuem seus benefícios e que a melhor estratégia a ser escolhida depende, também, do porte da empresa.

Assim, as principais características do Inbound Marketing são:

Aproximação da marca com o consumidor;

  Como já foi dito, essa é a principal característica presente nessa estratégia, já que a relação se torna algo mais profundo do que apenas o ato da compra e o consumo em si. Um dos melhores exemplos que podemos observar atualmente é a utilização das redes sociais da Netflix e os seus seguidores. 

Diálogo entre as partes;

Essa característica é uma continuação da primeira. Atualmente, existem diversos canais, além das redes sociais, que permitem um diálogo mais direto entre consumidor e empresa. Pode ser um canal de chat criado dentro do próprio site, via aplicativos de mensagem, ou via sites de atendimento ao consumidor, como o Reclame Aqui.

O produto é encontrado por potenciais consumidores

  Como foi dito, umas das vertentes utilizadas no Inbound Marketing é a utilização do blog e do SEO como artifícios para atrair potenciais consumidores para a sua marca. Dessa maneira, ao utilizar o mecanismo de pesquisa dos buscadores como o Google, a chance de conversão de um consumidor que já está em busca de um determinado produto é bem maior do que anunciar para um público que parte dele não tem interesse em fazer aquela compra.

Maior engajamento

  Como consequência dos outros fatores já citados, o engajamento, ou seja, a vontade do cliente em continuar interagindo de alguma forma com a marca ou o produto, seja por redes sociais online ou offline, recomendando, divulgando, comentando, também é um dos diferenciais.

Continuidade 

  O Inbound Marketing e a proximidade que é estabelecida entre marca e cliente proporciona ainda uma continuidade no relacionamento entre as duas partes, o que gera, entre outros fatores, a fidelidade do consumidor para com o produto em questão.

Agora, para fins comparativos, estabeleçamos as principais características do Outbound Marketing:

Anúncio para um Grande Público

Se o Inbound Marketing pode ser representado por um ímã, a representação perfeita para o Outbound Marketing seria, com certeza, um megafone. O principal pressuposto dessa estratégia é o grande investimento em divulgação dos produtos ou serviços, com o intuito de atingir o maior número de pessoas possível. 

Ofertas diretas

Aqui as promoções são amplamente divulgadas, desconto no preço, condições especiais no pagamento, espera por épocas específicas do ano de acordo com o segmento de atuação, etc. A utilização de ofertas caminha lado a lado com a divulgação mencionada no tópico anterior.

Comunicação Unilateral

Uma das principais diferenças entre as duas estratégias de marketing está neste ponto. No Outbound Marketing não existe uma aproximação ou diálogo entre a empresa e o potencial consumidor já que, na grande maioria das vezes, não existe um canal de comunicação entre eles. A veiculação das ofertas direcionadas para o grande público se dá, por exemplo, por propagandas na televisão ou carrosséis publicados nas redes sociais.

Menor Engajamento

Como é de se esperar de uma relação unilateral, o engajamento e a vontade de interagir acaba sendo notoriamente mais baixa em comparação com outros modelos de marketing. A ausência de conteúdo nesse caso é extremamente relevante para casos como esse. Além disso, a relação consumidor-empresa é bem mais fria. 

inbound marketing o que é

Benefícios do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia que pode gerar diversos benefícios a longo prazo, não apenas no sentido financeiro, mas também no âmbito da comunicação organizacional dentro de uma empresa. Neste tópico vamos falar de todas as possíveis consequências benéficas que o Inbound Marketing pode proporcionar.

O Marketing é um importante segmento dentro de uma empresa que tem como finalidade tornar a marca conhecida e aumentar o número de vendas para que o faturamento também seja maior. Um dos primeiros pontos que são favoráveis ao Inbound Marketing estão na questão do público alvo. Uma vez que, a longo prazo, os clientes que estão em busca daquele produto têm conhecimento da sua marca, o público alvo pode ser facilmente encontrado para fazer campanhas e trazer um retorno maior em relação ao investimento.

O estabelecimento de um público alvo gera uma reação em cadeia positiva para a empresa, uma vez que a taxa de conversão de vendas também aumenta em função disso, além do aumento do ticket médio

O aumento da taxa de conversão e o aumento do ticket médio é também fruto da possibilidade de conversa entre um consultor ou vendedor e um potencial cliente, esclarecendo dúvidas, oferecendo condições e fazendo um atendimento diferenciado pensando na necessidade de cada cliente. O Whatsapp e outros Chats são grandes aliados de uma empresa quando o assunto é vendas e contato com o cliente.

A diminuição de custos também um fator que está intrinsecamente ligado ao Inbound Marketing, uma vez que é um investimento feito de forma mais eficiente se comparado à anúncios em redes sociais ou no próprio Google. À longo prazo, essa é uma medida que fará toda a diferença no seu negócio.

Além disso, o ROI – retorno sobre investimento – é mais facilmente mensurável dentro dessa perspectiva de atração do que em função de um anúncio pago, por exemplo.

Quer aprender o que é ROI e como calculá-lo? Temos um artigo sobre isso também! É só clicar aqui.

Estratégias de Inbound Marketing

Como foi exposto ao longo deste artigo, existem diversas vertentes e métodos de colocar o Inbound Marketing em prática, desde artigos focados em palavras e SEO, até às newsletter e contatos via e-mail e, inclusive, contatos via aplicativos de mensagem. É fato, também, que esse tipo de produção de conteúdo é extremamente benéfico para uma empresa, além de colaborar com a coleta de dados e organização interna da empresa.

A Arena Marcas é uma empresa que atua no segmento de registro de marca e que presta consultoria para auxiliar o seu negócio. Entre em contato e saiba mais!

Ainda separei pra você um dos nossos artigos que pode te interessar:

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*