Quais são os riscos de não registrar uma marca? - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

Quais são os riscos de não registrar uma marca?

Menor de idade pode registrar marca?

Quais são os riscos de não registrar uma marca?

Quais são os riscos de não registrar uma marca | O registro de marca é um dos primeiros recursos que vem à mente quando pensamos no bom funcionamento de um negócio. Afinal, a marca é essencial para uma empresa ou produto, sendo aquilo que lhes confere representação. 

Mas por que registrar uma marca? E ainda mais importante: quais são os riscos de não registrar uma marca? Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Vem com a gente!

Por que registrar uma marca?

A marca é, nada mais nada menos, do que a forma pela qual sua empresa ou produto é conhecida pelo público. Você é conhecido por seu nome e ele é registrado, certo? Por isso, não registrar sua marca implica em não comprovar sua existência. 

O processo de registro é realizado com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e tem validade federal. Ou seja, ele garante, em todo o território nacional, exclusividade de uso da marca. O registro é válido por 10 anos, que podem ser renovados continuamente. 

Quais os riscos de não registrar uma marca?

Se você já descartou a possibilidade de registro de marca por não conhecer os prejuízos de tal feito, confira os riscos de não registrar uma marca:

Falta de segurança 

Caso sua marca não seja registrada, não há nenhuma garantia que a atuação de sua empresa será segura. Pelo contrário, ela estará comprometida, com risco de obrigatoriamente ter o nome alterado por se apropriar de uma marca já existente. 

Falta de reconhecimento 

Uma marca não registrada pode se tornar genérica para as pessoas, construindo uma imagem negativa da empresa que, aos olhos do público, não possui reconhecimento no ramo em que atua. Você não quer que sua empresa seja conhecida por falta de autenticidade, não é? 

Prejuízo Financeiro 

Não registrar sua marca significa não participar do processo de pesquisa de anterioridade do INPI, responsável por averiguar a existência de uma marca igual ou semelhante registrada e que atue no mesmo segmento.

Caso uma marca concorrente já exista ou seja registrada mesmo após anos de atuação da sua marca – que não foi registrada –, você terá que reformular toda sua marca e seu trabalho de divulgação. 

Assim, dentre os riscos de não registrar uma marca, destacam-se: não ter direito exclusivo de uso sobre ela e deixá-la desprotegida contra a concorrência. 

Um escritório especializado pode me auxiliar?

Sim! É fundamental contar com uma empresa de confiança e que conheça o funcionamento de todo o processo de registro de marca. Mas não se preocupe, a Arena Marcas é o lugar perfeito para você! 

Temos mais de 65 anos de experiência em marcas e patentes e com certeza podemos te ajudar! Converse com um de nossos especialistas e garanta o sucesso de sua marca! 

Gostou do artigo “Quais são os riscos de não registrar uma marca”? Acesse nosso blog e confira conteúdos exclusivos sobre propriedade industrial

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.