• Registro de Marcas e Patentes.

O que é uma landing page

landing page

Uma landing page ou uma página de destino é uma página da Web projetada especificamente para converter visitantes em leads.

Por que é importante?

Seu raciocínio é simples: se oferecermos algo que seduz o usuário, ele estará mais disposto a deixar a informação através de um formulário, se ele puder acessá-lo e outros conteúdos de interesse.

Essa página nos ajuda a converter usuários em clientes finais, daí a importância de criar uma  página de destino que realmente converta. 

Como funciona uma landing page?

Vamos ver isso com um exemplo: o usuário acessa uma postagem por escrito em nosso blog ou website sobre como criar uma estratégia de marketing de conteúdo. Ele então  decide que quer expandir a informação , então ele clica em um call to action de um e-book sobre “a estratégia perfeita de marketing de conteúdo” que o direcionará para nossa landing page.

Por fim, esta página solicitará ao usuário que nos envie suas informações de contato para baixar nosso conteúdo. Em seguida, você será redirecionado para uma página de agradecimento com o link para download,  tornando-se uma vantagem valiosa.

O número de downloads que registramos se traduz em informações pessoais de clientes em potencial. É assim que obtemos a oportunidade perfeita para contatá-los diretamente e de forma personalizada, a fim de  influenciar sua decisão de compra.

Tipos de landing pages

Existem muitos tipos de landing pages (quase todas dependem da ferramenta com a qual elas são criadas em termos de design), mas a grande maioria delas pode ser categorizada em dois grandes grupos:

– Aqueles encontrados dentro do site

Este tipo de landing pages são aquelas que encontramos dentro de uma navegação normal através do nosso website , seja clicando em um CTA, acessando uma de nossas categorias, no final de uma postagem …

É comum que o design dessas páginas siga a estética da web em que elas são e geralmente é acessado organicamente, seja pela própria navegação ou por pesquisas relacionadas em um mecanismo de pesquisa, por isso é vital que são otimizados corretamente.

Lembre-se: essas páginas de destino estão bem posicionadas em mecanismos de pesquisa, como o Google, para obter bons resultados.

– Aqueles que são microsites fora do seu endereço

O mais característico deste tipo de landing pages é que são páginas web que foram criadas expressamente para uma finalidade específica, que normalmente é a captura de leads, e estão fora da navegação através do nosso website principal.

Devido a isso, é ainda mais importante que esse tipo de landing page contenha todas as informações necessárias para seduzir um usuário e nos fornecer seus dados, bem como um CTA onde eles serão coletados.

Como eles não estão em uma web principal, é difícil acessá-los organicamente, se não estiver com uma pesquisa exata em um mecanismo de pesquisa. Para obter tráfego para esse tipo de página, geralmente são usadas estratégias de mídia pagas, o que envolve investimento extra.

Seja qual for a opção escolhida, lembre-se de que sua página de destino deve coletar todas as informações necessárias para que seus usuários decidam fornecer seus dados, tornando-se os leads que você deseja.

Como fazer uma landing page com alta taxa de conversão

As landing pages desempenham um papel muito importante na conversão de usuários que visitam nosso site em leads para oferecer informações úteis durante seu progresso no ciclo de compra.

Uma vez que tenhamos claro como criar o conteúdo perfeito, é hora de chamar a atenção dos usuários para que eles estejam cientes do valor que lhes é oferecido e decidam confiar no seu serviço.

As landing pages são cruciais para o processo de conversão. Começamos com uma pessoa anônima de quem “apenas” temos informações sobre qual é o conteúdo que você deseja consumir. Durante o pouso, conseguimos capturar essa pessoa oferecendo um conteúdo que se encaixa no que você deseja e, como resultado, não tem escrúpulos em compartilhar informações pessoais em troca desse conteúdo.

A primeira etapa do processo de conversão é levar um usuário à nossa landing page, criada para oferecer o conteúdo certo de acordo com seu status no ciclo de compra. Para fazer isso, usaremos chamadas para ação (call to actions ) localizadas em conteúdo relacionado que chamam a atenção do usuário e vinculam a nossa página de destino.

A landing page oferece mais detalhes e enfoca o conteúdo oferecido. Normalmente, ele contém um formulário com as informações que você deseja obter do usuário. Preencha e envie o formulário, o usuário será redirecionado para uma página de agradecimento, onde você poderá obter o conteúdo, confirmar a inscrição em um curso, etc.

Para que uma página de destino seja otimizada corretamente para conversão, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:

– Centrado em pessoas do público alvo: O conteúdo da página de destino precisa oferecer informações relevantes para a pessoa que você está segmentando.

– Boa oferta, ad-hoc para a pesquisa: Uma oferta é o que você oferece aos visitantes de um website. Deve ser percebido como algo valioso e útil para eles.

– Ciclo de compra: A página de destino, juntamente com a oferta enviada, deve ser consistente com o que a pessoa está procurando, levando em conta sua posição no processo de compra.

Boas práticas

Escreva claro e conciso. Tente falar o mesmo idioma que nosso usuário, sem exceder muito, para que seu nível de expectativa não diminua a qualquer momento.

Explique claramente o valor e a importância da oferta para as pessoas. O mais importante é oferecer valor para a pessoa, concentrando-se em como você pode obter desempenho do conteúdo oferecido.

Use listagens para tornar as informações facilmente compreensíveis. Isso nos ajuda a focar a atenção do usuário nos pontos que consideramos mais importantes e o que mais pode ser útil. Trata-se de dar relevância aos benefícios e benefícios do nosso conteúdo.

Selecione o número apropriado de campos para o formulário . Não devemos cair no erro de pedir uma enorme quantidade de informação ao nosso usuário que possa voltar para ele. A ideia é construir um relacionamento de longo prazo e, para isso, teremos mais oportunidades de trocar informações.

Remova o menu principal e os outros links que podem distrair o usuário . Com o objetivo principal de focar a atenção na oferta, tudo o que não contribui com valor deve ser eliminado para evitar vazamentos de nosso usuário.

Inclua informações relevantes de multimídia que capturem a atenção do usuário . O conteúdo multimídia fica melhor com os olhos. Um bom vídeo ou imagem pode ajudar a melhorar a percepção do usuário.

Adicione ícones para compartilhar nas redes sociais . Se o usuário considera o conteúdo de interesse, certamente deseja compartilhá-lo através de redes sociais. Por que não fornecer alguns ícones ao final do conteúdo da oferta?

Adicione depoimentos se eles fornecerem informações relevantes . Um conteúdo que outros já tenham desfrutado e sobre o qual eles tenham uma boa avaliação ajudará a convencer nosso pessoal.

Mostre prêmios ou reconhecimentos recebidos pela organização . Sem cair em pedantismo, não perca a oportunidade de incluir reconhecimentos recebidos por um bom trabalho.

Como fazer boas Call to Actions ?

Se você leu até aqui pode perceber que as call to actions são muito importantes para o sucesso de uma landing page, mas como fazer boas chamadas? Confira:

há alguns pontos que você deve levar em consideração para que sua chamada à ação funcione.

– Concentre seu público-alvo

Como discutimos no post sobre o Inbound Marketing, não se trata de lançar uma oferta e esperar que alguém a veja. Pelo contrário, o que ele defende é que você oferece aos usuários um conteúdo de valor e específico para cada pessoa que você deseja abordar. Quanto mais você segmentar , mais eficaz será e, portanto, maior atração , o que se traduz em uma conversão maior  .

Crie suas frases de chamariz, dependendo se elas são direcionadas a visitantes, leads ou clientes. Para isso, você deve saber mais sobre como estão seus compradores. Abaixo, mostramos exemplos de como projetá-los para cada um deles.

Para visitantes

O objetivo desta call to action é gerar mais visitas ao seu site. Para fazer isso, você deve gerar uma oferta atrativa para um público que ainda não conhece bem o seu negócio, mas precisa de ideias e conteúdos acionáveis.

Para leads

Esse tipo de público é mais especializado, você sabe o que quer e o que está procurando, por isso deve oferecer conteúdo que lhe dê mais valor e convença você de que seus serviços são os melhores para eles. A mensagem deve explicar claramente quais serão os benefícios quando você fizer o download da sua oferta.

Para os clientes

Esse tipo de público já o conhece bem, sabe que você sempre lhes dá o que eles querem e está pronto para fazer uma oferta pela qual eles devem pagar. Você pode oferecer esse público, por exemplo, um seminário.

– Crie uma boa cópia

Às vezes, caímos no erro de nos concentrar mais no design do que no que queremos nos comunicar nele. Não podemos esquecer que uma chamada à ação é inútil se a oferta que você deseja fazer não estiver clara ou se o design prevalecer sobre a cópia , aliviando-a para um segundo lugar.

–  Inclua números

Os números mostram ao usuário exatamente o que eles obterão (por exemplo, um preço reduzido no preço anterior). É uma forma de ganhar credibilidade perante o usuário e é uma técnica que funciona muito bem também para títulos de posts, cabeçalhos ou assuntos de mala direta.

Adicione o número de páginas do white paper que você está oferecendo, mencione um desconto especial ou faça uma lista numérica do impacto ou benefício que o usuário receberá com seu recurso.

– Crie um design de acordo com o seu guia de estilo

Às vezes, queremos ser originais em seus CTAs e incorremos no erro de preenchê-los com cores e elementos, acreditando que essa será a maneira mais eficaz de atrair a atenção de nossos usuários. No entanto, é importante que eles mantenham uma coerência visual com o restante da página, pois é uma forma de torná-los inerentes à sua marca e facilmente reconhecíveis. Use sua tipografia e cores corporativas e mantenha o mesmo tom em suas cópias que você usa em seu site.

Você pode brincar com os pesos e tamanhos de suas fontes para destacar os mais importantes, bem como usar gráficos ou qualquer imagem do produto que você está oferecendo (se houver).

– Distribua bem os elementos no espaço da sua call to action

Embora seja verdade que o espaço que temos não é muito grande, devemos ser inteligentes e saber distribuir adequadamente os espaços para alcançar a harmonia visual.

Uma distribuição correta, por exemplo, deixaria ⅓ à esquerda para a imagem do recurso específico que você está oferecendo. Os outros ⅔ para a sua cópia e abaixo deste botão que chama a ação.

– Coloque-a no lugar certo

Quem gosta de entrar em uma loja e alguém na entrada o aborda oferecendo-lhe um produto que você nem sabe se precisa? Ninguém, certo? Bem, neste caso, você deve mostrar a mesma empatia e não invadir o usuário quando ele entra no seu site. Primeiro, dê a ele o que você está procurando, o que ele veio para o seu site. E, em um segundo momento, faça sua oferta como um complemento ao que você está procurando.

Coloque-o sob um post, por exemplo, ou na barra lateral, se você tiver uma, mas nunca no início ou entre as linhas do seu post. Dessa forma, o usuário não aceitará isso como intrusivo e terá mais chances de se interessar por ele.

Agora, faça uma lista de verificação com os pontos necessários ao projetar sua call to action. Você verá como, graças a um bom apelo à ação, a taxa de cliques aumentará consideravelmente.

Landing Page e Registro de Marca

Uma landing page funciona como a porta de entrada, o acesso do internauta até o produto ou serviço que sua empresa oferece, certo? As marcas também funcionam de maneira parecida.

Uma marca é a forma como uma empresa é conhecida, a sua aparência inicial e a maneira como todos se referem à organização. Na marca fica armazena a simbologia da imagem e reputação de uma empresa.

Você não deixaria uma landing page vulnerável a ataques cibernéticos, não? Então por que não ter o mesmo cuidado com sua marca?

A única maneira de se proteger uma marca e torna-la de uso exclusivo de sua empresa em todo o território nacional é a registrando. O registro de marca é um passo essencial para o sucesso de uma empresa, então não perca tempo: procure já nossos serviços de apoio para esse processo!

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário