fbpx
  • Registro de Marcas e Patentes.

Como consolidar a sua marca no mercado?

Como consolidar a sua marca no mercado?

Como consolidar a sua marca no mercado? |

Com os constantes avanços no âmbito tecnológico em todo o mundo, aliado a uma globalização que aumenta a cada dia, as novidades atualmente surgem muito rápido, mas perdem o prestígio na mesma velocidade. Trazendo para o mundo do empreendedorismo, isso significa que toda empresa, seja ela de qualquer segmento de atuação, conta com uma concorrência avassaladora, que busca sempre estar a frente em todos os quesitos. 

A saída, então, é correr na mesma velocidade e torcer para chegar na frente. Mas, afinal, o que significa estar em primeiro nessa corrida? E o que deve ser feito para chegar lá?

Como em qualquer competição, o primeiro colocado – o líder – é tido como referência para os outros. E é exatamente isso que significa estar à frente da concorrência: ser referência em seu ramo de atuação, tendo assim uma marca consolidada no mercado. Esta tarefa, por sua vez, não é fácil e não possui uma fórmula mágica. 

Apesar disso, a Arena Marcas & Patentes, empresa especializada em marketing e registro de marca, além de prestar diversos outros serviços, dá algumas dicas para o empreendedor que quer chegar no topo. Segui-las não é garantia de sucesso, mas sim de que você estará mais perto de atingi-lo! 

O que é uma marca?

como consolidar a sua marca no mercado
como consolidar a sua marca no mercado

Quando falamos em marca, é natural que todos que estão inseridos no mundo do empreendedorismo – mesmo aqueles que estão começando agora – tenham uma ideia do que se trata. Apesar disso, quando é pedida uma definição do termo, é comum que haja mais dificuldade. 

Uma marca é um grupo de elementos – textuais e visuais – pelo qual uma empresa ou um produto é vista pelos seus consumidores. Daremos um exemplo claro: No caso da Nike, a marca constitui-se pelo nome (Nike) e pelo símbolo tão conhecido em todo o mundo – chamado de Swoosh. 

O conceito de marca, no entanto, vai muito além de um nome e um desenho. Uma marca é constituída pelas cores utilizadas, o estilo das peças publicitárias veiculadas, o modo como a empresa fala com o seu público, dentre outros aspectos. 

Consolidar uma marca no mercado é um dos principais caminhos para o sucesso. Basicamente, consiste em perpetuar a marca – seja um produto ou uma empresa – no imaginário social. Marcas consolidadas no mercado são as primeiras que vêm à mente quando citamos o seu ramo de atuação, como a Coca Cola, para refrigerantes, Mc Donalds, para fast foods, Trident, para goma de mascar, dentre várias outras. 

Como consolidar a sua marca no mercado?

Como dito na primeira parte deste texto, não há uma fórmula mágica que possa ser seguida para se tornar uma referência em seu mercado de atuação. Apesar disso, há algumas dicas que podem ser seguidas, as quais deixarão a empresa e o empreendedor mais perto de atingir os seus objetivos.

Primeiramente, é importante entender que a consolidação de uma marca no mercado nada mais é do que a forma como o público a vê. Se uma marca é tida como uma das principais no mercado em certo segmento de atuação, isso significa que está consolidada. A partir desse momento, no entanto, não deve-se apenas achar que o trabalho está feito, pois se manter no topo pode ser até mais difícil do que chegar lá. 

Por esse motivo, abaixo você verá algumas dicas de como consolidar a sua marca no mercado: 

  • Tenha sempre um bom atendimento: 

Em uma pesquisa realizada pela revista “Pequenas Empresa, Grandes Negócios”, publicada pela Editora Globo, foi concluído que 6 em cada 10 consumidores preferem um bom atendimento a estratégias como preços baixos ou inovações.

Em outras palavras, não é tão grave se, porventura, o cliente tenha recebido um produto que não esteja com o funcionamento perfeito. Para a maioria dos potenciais consumidores, então, importa mais que o produto possa ser devolvido e que o problema possa ser resolvido com rapidez. 

Ainda segundo a pesquisa veiculada na revista, clientes satisfeitos com alguma marca contam, em média, para 3 ou 4 pessoas de seu ciclo social. Já aquelas que se sentem insatisfeitas com o atendimento de uma empresa costumam reclamar, em média, com outras 20 pessoas! 

Diante disso, a dica é sempre tentar oferecer o melhor atendimento e a melhor experiência para o cliente no momento de comprar o produto (ou serviço) e também no momento do pós venda, com eventuais problemas que possam ocorrer. A boa impressão pode trazer clientes novos e fidelizar ainda mais os antigos. 

 

  • Seja sempre coerente: 

 

Outra dica para que a sua marca seja sempre vista com bons olhos para com o público em geral é a coerência. Ao começar uma relação com o seu público-alvo, é importante determinar como quer que a sua empresa ou produto seja visto e, a partir dessa determinação, seja fiel e coerente. 

Se, por exemplo, o discurso da marca é de ter o melhor preço do mercado e cobrir ofertas de outros concorrentes, sempre cumpra. Nesse caso, o maior problema não está em não ter o melhor preço ou não cobrir outros orçamentos, mas sim na incoerência do discurso com a prática.

 

  • Saiba qual é o seu público-alvo: 

 

Existem 7 bilhões de pessoas no mundo e, mesmo que quisesse, praticamente nenhuma marca poderia atender a todos os públicos. Por esse motivo, é importante definir um público-alvo e estudá-lo a fundo. 

Por exemplo, se o seu produto é acessórios e assistência técnica para videogame, o público-alvo são os gamers. A partir disso, deve ser feito um estudo, analisando qual a idade média desse público, qual a melhor forma de se comunicar, dentre vários outros fatores. 

A consolidação de uma marca no mercado passa pela comunicação que esta tem com os seus potenciais consumidores. No caso hipotético acima, por exemplo, de nada adianta que a comunicação seja formal e por meios tradicionais, tendo em vista que não é onde o público-alvo está localizado. 

 

  • Responsabilidade social é importante: 

 

Esse tópico parece mais intuitivo, mas é sempre bom reforçar. Marcas que se preocupam com o meio ambiente e com o bem estar social são mais bem vista pelo público em geral. Toda essa responsabilidade deve vir desde um bom ambiente de trabalho, com funcionários satisfeitos com a empresa, até ações de marketing voltadas para essa finalidade. 

 

  • Comunicação interna é crucial: 

 

Um conceito que vem crescendo cada dia mais em empresas de médio e grande porte é a importância da comunicação interna. Basicamente, trata-se da troca de informações entre setores, feedback, eliminação de ruídos e a promoção de um bom ambiente de trabalho.

Para que uma empresa alcance os seus objetivos, seja qual for o seu porte, é crucial que todos os colaboradores tenham pleno conhecimento de quais são as metas e onde todos devem chegar. Saber o seu lugar, direitos e deveres dentro de uma empresa pode aumentar a confiança de todos os funcionários, que, consequentemente, tornam-se mais produtivos. 

 

  • Saiba mudar quando é preciso: 

 

O feedback é um dos termos mais importantes na consolidação de uma marca no mercado. Mesmo fazendo vários testes e pesquisas de campo no lançamento de algum produto ou campanha, nunca é possível saber exatamente qual será a reação do público. 

Por esse motivo, é crucial saber ouvir o que o seu consumidor deseja para, assim conseguir fazer as mudanças e agradar ao público-alvo. 

Novamente, não há nada que possa ser feito para que uma marca seja vista como uma referência no mercado do dia para a noite. As dicas acima são dadas para aproximar a empresa dos seus objetivos. 

A importância do registro no processo de consolidação de uma marca 

Se o seu objetivo é se tornar uma referência no mercado de atuação, o registro de marca é um processo de vital importância. Regulado pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), é responsável por resguardar e garantir o direito de exclusividade de uma marca em todo o território nacional.

A Arena Marcas & Patentes possui mais de 60 anos de mercado, tendo registrado marcas em todo o território nacional. Ligue já e saiba mais sobre condições: 0800 580 0363. Ou mande-nos um e-mail: contato@arenamarcas.com.br

Gostou do nosso artigo “Como consolidar a sua marca no mercado?”? Deixe nos comentários as suas dúvidas e experiências sobre o assunto. Você pode se interessar também:

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*