fbpx
  • Registro de Marcas e Patentes.

Qual a importância do feedback no processo de comunicação efetiva?

Qual a importância do feedback no processo de comunicação efetiva

Qual a importância do feedback no processo de comunicação efetiva? 

A comunicação organizacional é uma área de estudos atrelada ao curso de Relações Públicas, que visa entender e, a partir disso, otimizar a comunicação dentro de uma empresa.

Em empresas pequenas e com poucos funcionários, a comunicação interna é mais fácil e dinâmica. Por outro lado, a partir do crescimento da empresa e o aumento do número de funcionários, esse exercício fica mais difícil, o que pode prejudicar consideravelmente o funcionamento de vários setores. 

Entre vários outros conceitos e fatores que influenciam na comunicação organizacional, o feedback é um dos mais importantes e, provavelmente, um dos menos praticados nas empresas atuais. Apesar disso, um bom feedback pode ser de vital importância para um bom ambiente de trabalho e para o aumento na produtividade. 

Diante disso, nesse artigo iremos falar mais sobre o feedback, o que é e como ele pode ser importante no processo de comunicação efetiva! 

O que é o feedback e por que ele é importante? 

o que é e qual a importância do feedback

Feedback é uma palavra em inglês. Sua tradução, livre e literal, para o português, é “comentário (s)”. No âmbito da comunicação organizacional, no entanto, esse termo tem um significado consideravelmente mais forte e importante. Basicamente, trata-se de uma análise em comentário dado a uma pessoa ou setor acerca de uma ação executada ou do desempenho no geral. 

O conceito de feedback em empresas é constantemente atrelado à análise de desempenho, tanto de profissionais quanto de setores inteiros.

O feedback, na comunicação organizacional – e em qualquer outro tipo de comunicação que envolva pessoas -, é de vital importância para um bom ambiente de trabalho e, consequentemente, para o sucesso de uma empresa. 

Como o feedback pode ser importante na resolução de problemas em uma empresa?

Como falado anteriormente, a comunicação interna é de vital importância para que qualquer empresa funcione, e o feedback é um conceito a ser seguido nessa área. Para ilustrar ainda melhor, daremos um exemplo: 

A equipe de logística de uma empresa A não está desempenhando um bom serviço, tendo em vista que diversas reclamações estão sendo feitas por clientes. Diante disso, os gestores, sem consultarem os funcionários da logística, decidem implementar um novo software para gerir as entregas dos produtos, que irá ser completamente integrado ao software de vendas. 

Apesar disso, mesmo com o novo sistema, a logística continua com problemas e as reclamações só aumentaram.

Ao mesmo tempo, uma empresa B, que atua no mesmo ramo da empresa A, está com o mesmo problema. Para resolvê-lo, no entanto, é feita uma reunião com toda a equipe de logística, para identificar o erro e assim adotar as melhores medidas. Nessa reunião, descobre-se que o problema, na verdade, é a falta de carros: os pedidos são muitos e não há como entregá-los em tempo hábil para os clientes. Diante disso, é feita a contratação de dois novos motoristas e a compra de dois novos carros. Em pouco tempo, as reclamações acabam e a empresa B conquista vários novos clientes, que costumavam comprar na empresa A. 

Como o feedback é importante na melhoria de resultados de um funcionário? 

Além de ajudar na resolução de problemas de todo um setor, o feedback pode ser importante na melhorias de resultados de um funcionário. Por exemplo, vamos supor que uma certa empresa contrata um vendedor. Este, por sua vez, terá 3 meses de experiência para demonstrar resultados e ser, de fato, efetivado pelo estabelecimento.

No primeiro mês, o vendedor não consegue atingir as suas metas e os gerentes, juntamente com os seus superiores, discutem se continuarão ou não com o funcionário. É muito mais interessante, em questão de tempo e financeiramente, que seja dado um feedback ao funcionário, para que ele entenda o que está fazendo de errado e, dessa forma, esteja apto a melhorar. 

Nesse caso fictício, o gerente de setor de vendas vai até o funcionário e comunica que ele não está atingindo as expectativas e, caso deseje continuar na empresa, precisa melhorar os seus resultados. A partir desse feedback, o vendedor pede dicas de como melhorar, entende melhor o sistema da empresa e, a partir disso, começa a entregar melhores resultados no segundo mês. 

Em exemplos fictícios, como o dado acima, o feedback parece algo simples e que ocorre naturalmente. No entanto, principalmente em grandes empresas, com diversos setores e um número significativo de funcionários, esse processo é raro e, na maioria das vezes, bastante burocrático. Ao perceber um problema, é comum que gestores tentem resolvê-los sozinhos, sem saber, de fato, qual é a origem da adversidade. 

Da mesma maneira, é comum que funcionários, mesmo ao lidarem com dificuldades ou identificarem algum problema, não comunicam aos seus gestores e acabam tendo consequências negativas no futuro. 

O feedback positivo existe: e pode ser muito importante! 

Quando pensamos em feedback, é comum associar esse retorno a algum tipo de ação errada ou um desempenho abaixo do esperado. No entanto, o feedback também pode ser positivo, e pode ajudar bastante a melhorar o ambiente de trabalho. 

Se um dos vendedores de uma empresa, por exemplo, está desempenhando um ótimo trabalho e superando as expectativas do estabelecimento, os superiores devem dar o feedback positivo. Este também pode ser usado para aquele funcionário que não estava entregando o necessário, mas apresentou significativas melhoras nas últimas semanas. 

Por outro lado, os funcionários também devem dar feedbacks positivos de mudanças para melhor na empresa, como novos sistemas de bônus, softwares que facilitam atividades do dia a dia na empresa, dentre outros. 

Como dar e lidar com um feedback?

qual a importância do feedback e como lidar com ele

Apesar de muitas pessoas pensarem assim, o feedback não é apenas um comentário sobre o desempenho, dado de qualquer maneira. Principalmente em ambientes profissionais, ele deve ser dado de maneira a analisar somente as ações que competem ao trabalho do funcionário ou do setor. É importante não romper as barreiras profissionais e atingir, de alguma forma, o lado pessoal de algum colaborador. 

Além disso, um feedback não trata-se de apenas apontar que algo não está dando certo ou está sendo feito de maneira errada. Essa comunicação deve prezar pela resolução dos problemas. Em uma empresa, os gestores e os funcionários devem estar em sintonia para resolver algum problema. 

Lidar com o feedback, também, nem sempre é fácil. Se este é positivo, não há tanto problema: ele serve para aumentar a moral de quem o recebe. Caso seja um feedback negativo, no entanto, é comum que algumas pessoas encarem como um desmerecimento e levem para o lado pessoal, o que pode trazer várias consequências negativas para o ambiente de trabalho. 

Como no exemplo do vendedor dado acima, ao receber um feedback negativo, deve-se identificar o que está sendo feito de errado e procurar melhorar. O mesmo se aplica a empresas e gestores, que, no recebimento de um feedback negativo, não devem encaram como uma afronta ou desrespeito, mas sim como algo a ser melhorado, a fim de atingir melhores resultados no futuro. 

Como uma empresa especializada pode ajudar na comunicação organizacional do seu negócio? 

Uma comunicação organizacional bem feita pode aumentar o desempenho de todos os setores de uma empresa. Apesar disso, nem sempre os gestores possuem todos os conhecimentos necessários para uma comunicação dinâmica. 

Por esse motivo, há empresas que prestam serviços completos de comunicação, que vão desde o marketing até a estruturação da comunicação interna. 

Melhor empresa de marketing de BH

Com experiência no mercado e vários cases de sucesso em grandes empresas na capital mineira, a Arena Marcas é especializada em prestar serviços serviços de comunicação para outras empresas. Com pacotes que vão desde a criação de um site profissional com artigos postados semanalmente em blogs até toda a estruturação de uma comunicação interna, a Arena Marcas já mudou a realidade de várias empresas. 

Se quiser saber mais sobre os nossos serviços, ligue agora: (31) 3292-7257

 

Gostou do nosso artigo “Qual a importância do feedback no processo de comunicação efetiva?”? Deixe o seu comentário abaixo e tire a sua dúvida. Você pode se interessar também: 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*