fbpx
  • Registro de Marcas e Patentes.

5 dicas para criar uma estratégia empresarial de sucesso

5 dicas para uma estratégia empresarial de sucesso

O mundo contemporâneo nos dá diversos exemplos de iniciativas empreendedoras que começaram com pouco e conquistaram seu espaço no mercado, seja em relação a produtos, serviços prestados ou outra categoria. A criatividade e inovação são artifícios importantes para alavancar um negócio e não existe uma fórmula para o sucesso. No entanto, seguir algumas recomendações pode ser fundamental para que seu empreendimento possa lhe render frutos. Neste artigo, daremos dicas e mostraremos alguns passos que você seguir para criar uma estratégia empresarial de sucesso.

Aqui você encontrará:

  • O que é uma Estratégia Empresarial
  • Qual a importância de se estabelecer uma Estratégia Empresarial
  • 5 Dicas para criar uma Estratégia Empresarial de Sucesso

O que é uma Estratégia Empresarial

Antes de dar as dicas a respeito do tema do artigo, vamos, primeiro, conceituar a Estratégia Empresarial e mostrar a importância dela para o seu negócio. Entende-se por Estratégia Empresarial um conjunto de metas, medidas e práticas adotadas para que os objetos almejados sejam alcançados.

Essas práticas e metas podem se organizar em diversos segmentos, com o foco no curto prazo, ou a longo prazo, bem como as que objetivam a sustentação e manutenção da empresa no patamar em que está, mas também para a perspectiva de crescimento.

Existem, ainda, segmentos nos quais as estratégias empresariais se subdividem, como planejamento estratégico, planejamento tático e o planejamento operacional. Mas isso é assunto para um outro artigo.

Uma Estratégia Empresarial deve ser elaborada pelas pessoas que estão a frente da empresa. No caso daquelas de micro e pequeno porte, é importante que os gestores e empresários façam jus a liderança para estabelecerem esses conceitos. Em empresas de médio e pequeno porte isso pode se repetir, mas é comum que exista um setor especialista na ordem e no planejamento.

Qual a importância de se estabelecer uma Estratégia Empresarial

Entender que o estabelecimento de uma estratégia empresarial é fundamental para a sobrevivência ou crescimento de um negócio não é tão difícil. O planejamento e a organização são aspectos indispensáveis em quaisquer setores não apenas no sentido mercadológico, mas também para a vida. 

Nesse viés, ao pensar em uma empresa recém fundada é óbvio que ela precisa se estabelecer no seu mercado de atuação. Em casos como este, é até difícil vislumbrar um possível sucesso sem antes traçar metas, definir objetivos e como será a atuação dela no segmento em questão. Por exemplo, uma agência de empregos de uma cidade média precisa definir estratégias para chegar ao público, ganhar a confiança e, assim, paulatinamente, consolidar-se naquela área.

Portanto, é por meio das estratégias empresariais que um negócio pode crescer e se consolidar, bem como ajudar a lidar com uma crise a níveis internos e externos e ainda evitar uma falência decorrente da ausência de um planejamento.

5 Dicas para criar uma Estratégia Empresarial de sucesso

registro de marca estratégia empresarial

Tenha planejamento e organização

Planejamento é a palavra de ordem para qualquer empresa ou projeto. Tenha tudo arquitetado, registrado e organizado. Tenha em mente o preço do seu produto, seu orçamento, o quanto poderá investir, os custos que terá de produção, matéria-prima ou mão de obra. 

Separe a empresa por setores, ainda que se trate de um microempreendimento, imponha limites ao departamento financeiro, ao de recursos humanos, ao setor de vendas ou prestação de serviço. 

O pensamento a longo prazo é sempre fundamental na perspectiva mercadológica, uma vez que algumas soluções podem funcionar em um prazo mais imediato, mas que podem estagnar a empresa em um patamar ou tornar-se ineficiente com o passar do tempo.

Observe o mercado

  O mercado onde sua empresa atua é sempre um termômetro para o que pode ou não dar certo. Esteja sempre atento às mudanças, ao que seus concorrentes estão fazendo e tente interpretar de modo a tirar algum ensinamento disso.

Isso também podem impactar na missão e valores da sua empresa no caso dela ser recente no segmento. Busque o diferencial sempre, atente-se ao que não está sendo feito e tente replicar de forma eficiente e coerente.

Registre sua marca

Tratando-se de uma estratégia empresarial a longo prazo, registrar a marca em território nacional é uma medida que pode parecer óbvia, mas que poucos se atentam. O plágio é um problema que diversas empresas em todo o mundo enfrentam e pode resultar em muito prejuízo para um empreendimento, desde a perda de clientes para um concorrente ou até mesmo a difamação e a perda da popularidade da marca no público.

Uma marca registrada proporciona segurança para o empreendedor, demonstra confiabilidade para o cliente e pode evitar muita dor de cabeça no futuro.

Comunicação Organizacional também é prioridade

O setor da comunicação na era contemporânea deve ser priorizado todo o tempo e como comunicação não estamos nos referindo apenas ao mundo exterior, com marketing e redes sociais, mas também com a comunicação interna dentro de uma empresa. 

O campo da Comunicação Organizacional é uma área de estudos que ajuda a identificar problemas e propor soluções, bem como orientações das melhores maneiras de agir e que caminhos uma empresa deve e não deve trilhar para atingir seus objetivos.

Fique atento a questões como feedback e todas as partes interessadas, os chamados stakeholders, sejam internos ou externos.

Invista em Marketing

Muitos empreendedores ainda torcem o nariz para o investimento em Marketing, mas nesse caso, “investir” não está associado apenas ao capital, mas também ao tempo de trabalho. Existem diversas maneiras de se fazer marketing sem gastar nada e que pode ser muito útil para uma empresa de pequeno porte como uma forma de se estabelecer no mercado. 

A utilização do Inbound Marketing é uma forma de captação de clientes e fazê-lo pode evidenciar uma curva de crescimento e consolidação da marca a médio e longo prazo. 

Isso não impede, no entanto, que invista capital também em publicações patrocinadas ou anúncios em canais de comunicação. Tudo varia de acordo com o teto de gastos e o quanto sua empresa pode investir efetivamente nesses recursos.

 

Entender sobre esses processos é fundamental para traçar uma boa Estratégia Empresarial, a qual pode ser responsável pelo sucesso da sua marca e o crescimento do seu negócio. Cumprindo esses requisitos, mantendo organização e trabalhar com base no planejamento e comunicação, a chance de você alcançar os objetivos torna-se bem mais palpável.

Gostou das dicas para criar uma estratégia empresarial? Ficou com interesse em registrar sua marca ou quer saber mais sobre marketing? Ligue e fale com os nossos atendentes:  (31) 3292-7257. A Arena Marcas e Patentes conta com um amplo hall de clientes cujas marcas foram registradas com sucesso em todo o território nacional! Faça você também o seu registro.

Também separei alguns conteúdos que podem te interessar:

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*