Registro de Marca precisa de advogado? - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

Registro de Marca precisa de advogado?

registro de marca precisa de advogado?

Registro de Marca precisa de advogado? | O registro de marca é um processo cercado por detalhes minuciosos que podem decidir a resposta positiva ou negativa do seu pedido. Muitas pessoas, por não entenderem como se dá o processo, acabam tendo muitas dúvidas acerca até mesmo do que é passível de registro ou não, se é necessário ter um advogado acompanhando o pedido, dentre outras. Neste artigo, vamos solucionar algumas dessas dúvidas! 

Aqui você encontrará os seguintes tópicos:

  • O registro de marca no INPI
  • Registro de marca precisa de advogado?
  • A importância de um escritório especializado em registro de marca

O registro de marca no INPI

Obter o R de marca registrada é um processo que pode demorar de 8 a 12 meses, a depender do andamento da tramitação no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI. Trata-se de uma prática que concede uma proteção a uma marca por um período de dez anos a partir da emissão do certificado naquele segmento em que atua. Além disso, existe a possibilidade de renovação.

Obter o registro é fundamental para qualquer empresa que deseja se desenvolver no mercado que atua. Além da credibilidade e confiabilidade adquiridas pelo registro, a garantia de que ninguém no país poderá ameaçar roubar sua marca é um fator tranquilizante que permite o foco em outras áreas importantes para o sucesso profissional.

Por se tratar de uma tramitação feita em órgãos federais responsáveis e criteriosos, é um processo que muitas vezes não está à vista do senso comum. Por exemplo, muitas pessoas se perguntam se o registro de marca precisa de advogado. Responderemos a seguir!

Registro de Marca precisa de advogado?

O registro de marca é descrito pelas Leis da Propriedade Industrial como um processo administrativo. Dentre outras coisas, tudo que é de viés administrativo nas instâncias governamentais pode ser feito por qualquer pessoa, sem que haja uma condição ou formação específica para isso. Então, registro de marca precisa de advogado? A resposta é não! Entretanto, recomenda-se a contratação de especialistas no assunto para fazer o acompanhamento, por diversos fatores. Veja no próximo tópico!

A importância de um escritório especializado em registro de marca

Embora não haja necessidade, de fato, de um advogado formado acompanhar o processo de registro de marca, é fundamental e recomendável que se tenha um especialista fazendo essa função. Como dissemos na introdução deste artigo, trata-se de um procedimento bastante detalhado. Cada etapa precisa ser feita de forma cuidadosa para que não haja erros durante o processo que prejudique a avaliação do seu pedido pelo INPI.

Um escritório especializado em registro de marca não garante o registro de uma marca. Nenhum lugar garante. Entretanto, o auxílio e o acompanhamento de especialistas podem aumentar as suas chances de sucesso em um pedido.

A Arena Marcas & Patentes é uma empresa com mais de 60 anos de tradição no mercado de registro de marcas, com mais de 25 mil processos bem sucedidos ao longo desses anos. Com uma equipe especializada no assunto e certificados emitidos em todo o Brasil, a Arena oferece a melhor solução para cada caso! Converse com os nossos consultores e veja as condições de registro!

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.