• Registro de Marcas e Patentes.

Por que contar com a ajuda profissional no registro de marca?

Por que contar com a ajuda profissional no registro de marca

Por que contar com a ajuda profissional no registro de marca?

Abrir um negócio próprio, seja ele em qualquer ramo de atividade, e obter sucesso, não é uma tarefa fácil e demanda muito esforço. Após anos de trabalho e muito investimento, alguns conseguem, devido a diversos fatores, se estabelecerem no mercado e aproveitarem do prestígio social e do retorno financeiro obtido através de sua empresa.

Depois de todo esse tempo e do estabelecimento da marca como uma das referências em seu ramo de atuação, é comum que a marca daquela empresa se torne sinônimo de confiança e de força no mercado. Isso faz com que o cliente seja atraído pela simples presença daquela identidade visual em algum produto ou serviço, o que pode trazer ainda mais benefícios para o sua companhia. Mas e se, depois de todo esse tempo e esforço, alguém chegasse e roubasse o seu nome, usufruindo de todo seu sucesso? Ou então, algum órgão federal alegasse que você não poderia mais usar aquela identidade como símbolo de sua empresa?

Sabemos que, apesar de ser uma situação evitável, isso pode ocorrer com muitas empresas e negócios, trazendo consequências muito negativas. Muitas das vezes, nesses casos a construção da marca precisa se iniciar do zero, o que pode desanimar muitos micros, médios ou grandes empresários. E como evitar isso? Como garantir a exclusividade de uso dessa identidade?

O que é uma marca?

Antes de falarmos do registro de marca e de sua importância para o universo do empreendedorismo, precisamos explicitar para os leitores que ainda não sabem o significado do conceito de marca.

Falando de maneira bem resumida, uma marca é a identidade visual e nominal que identifica aquela empresa, em seus produtos, serviços e materiais de propaganda. A título de exemplo e para melhor entendimento do leitor, podemos citar a Apple. Essa empresa fundada por Steve Jobs no século passado e atuante no ramo de tecnologias, possui uma marca já profundamente consolidada no mercado.

Dessa forma, sempre que falamos “Apple”, já nos remetemos a essa companhia tão elogiada e alvo de desejo por grande parte dos consumidores. Mas a marca não se resume apenas ao seu nome. Além disso, a Apple ainda possui uma conexão muito forte com a sua identidade visual, isto é, com o seu logo.

Como é de conhecimento da maioria de vocês, essa companhia possui um logotipo muito característico: uma maçã com uma pequena mordida em sua extremidade direita. Diante disso, como já é uma marca consolidada em todo o mundo, qualquer produto, principalmente atrelado à tecnologia, que possuir o logotipo ou mesmo o nome da Apple estampado, será, provavelmente, muito desejado pelos consumidores.

Porque o registro de marca é importante?

Como já falamos anteriormente, ter uma marca já consolidada no mercado significa mais curiosidade dos consumidores e mais confiabilidade com já consolidados e também com possíveis novos clientes.

Contudo, voltando ao exemplo no tópico anterior, o que garante que uma pequena empresa de tecnologia não produza um smartphone (provavelmente de baixa qualidade), e estampe nele o logotipo da Apple, de forma a tentar se aproveitar do sucesso que essa marca tem ao redor do mundo?

Este é o ponto que devemos chegar. A importância do registro de marca está atrelada com a exclusividade que o empresário terá para com a sua identidade visual e o seu nome. Depois de passar pelo processo e ter o seu pedido deferido, a companhia não precisará se preocupar com possíveis cópias e plágios de seu nome, pois este estará registrado junto a um órgão regulador.

Por que contratar um profissional para o processo de registro de marca?

No Brasil, o registro de marca é um processo feito junto ao Instituto de Propriedade Industrial (INPI), órgão federal que comanda todos os registros de marcas e patentes em território nacional, além de outros procedimentos.

Como já sabemos, nosso país possui processos altamente burocráticos, cheios de pequenos procedimentos que alongam o tempo e confundem o cidadão no momento de exercer tarefas simples. E não é diferente com o registro de marca. Apesar de poder ser feito de maneira individual, seguindo os passos fornecidos pelo site do INPI, isso pode ser algo muito prejudicial a sua empresa e para os seus funcionários.

Antes de tudo, um profissional pode, a partir de portais e plataformas especializadas, fazer pesquisas nos registros já existentes, garantindo a possibilidade daquela marca ser ou não aceita pelo órgão. Além disso, o processo é longo e cheio de nuances. No momento em que se inicia o registro, o INPI divulga uma nota com prazo de 60 dias para alguma empresa ou pessoa física contestar aquele pedido. Caso haja alguma contestação, o órgão fornece mais 60 dias para quem pediu a marca mostrar as suas justificativas. Muitas vezes um indivíduo que não entende do processo poderá se enrolar nesse momento, e terá de começar tudo de novo, provavelmente com outras ideias e outras identidades visuais.

Além disso, quando se contrata uma empresa especializada nesse tipo de acompanhamento, é garantia que todas as pequenas nuances do registro serão observadas e repassadas ao empresário, o que garante a sua satisfação. Apesar de ser, em um primeiro momento, um gasto a mais, o acompanhamento de um profissional no processo de registro de marca pode poupar muitos gastos e dores de cabeça no futuro.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário