• Registro de Marcas e Patentes.

O que precisa para registrar uma marca?

O registro de uma marca é um passo estratégico no desenvolvimento da sua empresa. Com este ato você protege o nome, logotipo ou slogan que caracteriza sua atividade e sua empresa. Isso permite que seus clientes diferenciem seu produto ou serviço dos concorrentes. Para registar a sua marca, deverá submeter um pedido de registo ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este processo passou a ser realizado apenas online, através de 4 etapas principais. A Arena Marcas & Patentes explica  aqui, uma por uma.

 

Antes de registrar sua marca

Antes de acessar o site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para registrar sua marca, você deve seguir vários passos a montante.

 

Em primeiro lugar, você deve garantir que sua marca esteja registrada e, em segundo lugar, que ninguém já utilize o sinal que você pretende registrar (nome, logotipo, slogan, etc.) ou tenha algum muito semelhante.

 

Minha marca pode ser registrada?

Seu sinal deve atender às seguintes condições para constituir uma marca comercial válida:

  •      Ser capaz de ser representado (graficamente, ortograficamente, solidamente) para facilitar o registro nos registros de marcas do INPI.
  •      Distintivo, ou seja, não deve designar literalmente o produto ou serviço. Assim, a Apple é um sinal distintivo no caso dos dispositivos digitais. Mas se a Apple tivesse vendido maçãs, o sinal teria sido descritivo e, portanto, inválido.
  •      Legal, ou seja, não proibido por lei.
  •      Disponível, isso significa que uma marca semelhante à sua ainda não foi registrada. Se sim, então sua ideia não está mais disponível. Você pode garantir a disponibilidade de sua marca realizando uma pesquisa de estado da técnica.

 

Que atividade realizarei com minha marca?

É fundamental definir claramente os produtos e/ou serviços que sua empresa pretende oferecer com sua marca. Na verdade, você terá que adequar suas atividades às 45 classes da classificação de Nice (classes do INPI). Esta é uma classificação internacional que lista todos os produtos e serviços existentes. Assim, você escolhe em qual área e para quais serviços ou produtos sua marca está protegida. Como você deve imaginar, uma marca só pode ser protegida nas áreas e nos produtos que lhe dizem respeito!

Exemplo:

Carla é confeiteira e deseja registrar uma marca para seu negócio. Além de fazer bons bolos em seu salão de chá, você dá classes de culinária em casa. Assim, terá de escolher as classes 30 (pastelaria; bolos), 41 (ensino; classes de culinária) e 43 (serviços de sala de chá).

 

Por que escolher as classes do INPI?

Existe um conceito importante no direito da propriedade industrial: o princípio da especialidade. Consiste em dizer que uma marca não pode ser reutilizada no mesmo ramo de atividade para o qual já foi registrada (ou seja, na mesma especialidade). Por outro lado, nada impede que você utilize o mesmo nome para designar serviços ou produtos diferentes. Na verdade, isto não é susceptível de causar confusão na mente do cliente se as áreas de atividade estiverem muito distantes.

Certas marcas ditas bem conhecidas, como Coca-Cola, Nike ou Ikea, não estão sujeitas a este princípio de especialidade. Desfrutam assim de maior poder, porque a sua marca está protegida em todos os setores. Isso ajuda a evitar que empresas tomem emprestado seu nome (ou sinal) de setores completamente diferentes para atrair mais clientes.

Vale destacar que as taxas do INPI ficam mais caras a cada classe adicionada.

 

Faz diferença se eu cometer um erro na escolha das classes ou se me esquecer de alguma?

Potencialmente. Depois de registrar sua marca, você não poderá mais adicionar ou remover classes. Para isso, será necessário depositar outro registro de marca e pagar novamente as taxas administrativas. Caso a classe que você escolheu não seja a correta, isso significa que sua marca não estará protegida pelos produtos e serviços que você oferece. É por isso que é altamente recomendável contar com o apoio de profissionais de propriedade industrial nos seus esforços.

 

O procedimento de registro de marca

O procedimento de registro de marca é realizado em 4 etapas principais que se enquadram em um período de tempo muito específico:

  •      Envie sua inscrição on-line;
  •      Obter um aviso de recebimento contendo seu número de identificação nacional;
  •      Publicação do seu pedido no boletim oficial;
  •      Registro definitivo da sua marca.

 

Você pode optar por realizar essas etapas sozinho ou com o apoio especializado de profissionais como os da Arena Marcas & Patentes. Com efeito, as formalidades de registro da sua marca podem ser pesadas quando se pretende dedicar-se ao exercício da sua atividade!

A missão da Arena Marcas & Patentes é livrar você da burocracia: nossos especialistas cuidam de todo o registro da sua marca. Pronto para começar? Contate-nos hoje!

 

O que acontece depois de enviar seu formulário?

Após o preenchimento do seu pedido de depósito, o INPI enviar-lhe-á um aviso de recepção e um número de identificação nacional (que deverá mencionar em todas as suas comunicações).

Depois, num prazo aproximado de 6 semanas, o Instituto publicará o seu pedido de registo no boletim oficial. Este Boletim é uma coleção semanal de novas marcas que desejam ser registradas ou que estão registradas.

A partir deste momento abre-se um prazo de 2 meses durante o qual qualquer interessado pode formular uma oposição ou uma observação. Concretamente, trata-se de salientar que a marca que se pretende registar é demasiado semelhante a uma marca já registada, ou que não reúne as condições para ser uma marca válida (marca que seria ilegal ou demasiado descritiva, por exemplo ).

Ao mesmo tempo, durante esse período, o INPI examina sua marca. Trata-se de um exame substantivo (sua marca é válida?), combinado com um exame formal (preencheu o formulário corretamente? pagou os royalties corretamente? etc.). O INPI lhe enviará uma carta registrada caso observe alguma irregularidade em seu processo para que você possa cumprir.

O INPI não realiza pesquisas de anterioridade. A procura de uma marca existente próxima da sua é da sua responsabilidade. Portanto, é aconselhável realizar uma pesquisa minuciosa do estado da técnica, a fim de evitar possíveis disputas por infração no futuro.

Após pelo menos 5 meses após o período de oposição de 2 meses (7 meses no total), o INPI registrará oficialmente sua marca. Em seguida, publica o registro da sua marca no boletim oficial. Ao mesmo tempo, você receberá seu certificado de registro pelo correio.

 

É isso ! Sua marca é registrada por um período renovável de 10 anos  em todo o território nacional (a partir da data do depósito).

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.