• Registro de Marcas e Patentes.

O que é auditoria contábil

Uma auditoria contábil ou auditoria financeira é um processo sistemático de revisão das contas anuais de uma entidade legal, a fim de verificar se elas refletem a imagem verdadeira da mesma. As demonstrações financeiras auditadas são o balanço patrimonial , a demonstração do resultado , a demonstração das mutações do patrimônio líquido e a demonstração dos fluxos de caixa .

Através do processo de auditoria financeira, o auditor (ou grupo de auditores) iria verificar que toda a contabilidade do negócio capturado nas demonstrações financeiras está correta e foi preparado em conformidade com a estrutura de relatório financeiro regulamentar adequado (US-GAAP nos Estados Unidos ou IFRS na União Europeia, por exemplo).

 

Etapas do processo de auditoria contábil

A auditoria contábil pode ser dividida em três etapas:

Planejamento: Nesta etapa, os responsáveis ​​pelo processo de auditoria estabelecerão uma estratégia global para o processo de auditoria. Pretende-se que isto seja realizado com a maior eficiência possível. Esse planejamento dependerá do tamanho e do tipo de entidade, dos eventos passados ​​relacionados a ele e das possíveis alterações que ocorrem nele. O resultado desse planejamento será uma matriz de riscos potenciais relacionados à empresa para os quais será dada atenção especial.

Execução: Nesta etapa, os auditores executarão a auditoria de acordo com o planejamento e a matriz de risco elaborada na etapa anterior. Além de ter todas as informações contidas nas contas anuais, os auditores podem a qualquer momento solicitar informações extras relativas a todos os movimentos da empresa diretamente do pessoal dos diferentes departamentos.

Emissão do relatório: Esta é a fase em que o processo de auditoria termina. Nesta fase, o auditor ou grupo de auditores expressará sua opinião com base nas evidências encontradas através da análise das contas anuais.

 

Tipos de opinião após uma auditoria contábil

Com base nas evidências das informações fornecidas pela empresa e no processo de auditoria financeira realizado, diferentes tipos de opinião podem ser fornecidos:

Opinião limpa ou sem reservas: Uma opinião limpa ou sem reservas é emitida quando as contas anuais auditadas refletem a imagem verdadeira da empresa de acordo com o marco regulatório de referência. Portanto, geralmente é chamado de opinião favorável.

Opinião qualificada: uma opinião com reservas é emitido quando o auditor encontrou certos desvios no desenvolvimento das informações contidas nas contas anuais da empresa relativa ao quadro normativo e estes, exceto para essa exceção, refletem a verdadeira imagem da empresa.

Opinião adversa ou negativa : Observa-se que existem desvios significativos na elaboração das informações contidas nas demonstrações financeiras em relação ao marco regulatório de referência. Esta opinião desfavorável é emitida quando as contas da empresa não refletem a imagem verdadeira.

Abstenção ou opinião negada : Esta opinião é dada quando há uma limitação no escopo do trabalho do auditor e isso não lhe permitiu obter evidência suficiente para julgar se a preparação das contas anuais reflete a verdadeira imagem da empresa.

 

Benefícios da auditoria contábil para uma empresa

Muitas vezes, uma  auditoria contábil é um procedimento tedioso e até mesmo irritante para as empresas. Para o CEO e os sócios de uma grande empresa, a auditoria é um termo bem conhecido e mais uma garantia de boa governança corporativa.

Para o administrador de uma PME, a palavra auditoria pode representar uma despesa futura. Para o administrador de uma microempresa, talvez uma formalidade contábil destinada apenas a empresas de tamanho muito maior que o seu. Seja como for, não devemos perder de vista os benefícios de uma auditoria, o que contribui para a integridade, confiabilidade e credibilidade de suas demonstrações financeiras .

Grandes empresas se beneficiam do efeito positivo de uma auditoria favorável devido à influência disso na opinião das agências de rating. Empresas menores veem que uma auditoria de “opinião limpa” melhora suas relações com instituições financeiras e com investidores institucionais.

Ambos os pareceres devem ser considerados por empresas que não são obrigadas a auditar legalmente as suas contas e não o fazem voluntariamente, porque consideram que a auditoria é uma despesa quando, na realidade, a auditoria contábil é um investimento na transparência do negócio .

Do ponto de vista do controle interno, a auditoria vai ajudar a otimizar procedimentos e operação de gestão da própria empresa, porque pode aproveitar a experiência e os conhecimentos do auditor sobre o setor e incorporar as melhores práticas de seus concorrentes.

O terceiro fator reconhecido, “a imagem externa” , agrupa diferentes variáveis ​​relacionadas à utilidade da auditoria para melhorar a imagem da empresa pelos usuários. Finalmente, outro efeito benéfico da auditoria para a empresa deve ser reconhecido, e os gerentes, buscando uma auditoria sem qualificações, evitarão práticas fraudulentas e ilegais.

As empresas que se limitam a ter uma contabilidade fiscal podem sofrer com a falta de qualidade de suas informações financeiras e contábeis para não terem a revisão fornecida por uma auditoria contábil externa independente. Em um mercado global, essas empresas, ao se candidatarem a financiamento alternativo para crédito bancário, estarão em desvantagem competitiva em comparação com outras que fazem auditoria .

 

Procedimento de auditoria contábil

Raramente as pequenas e médias empresas passam por uma auditoria contábil com o mesmo rigor que as grandes empresas podem fazer. Portanto, vale a pena conhecer o procedimento básico para que o próprio empreendedor possa realizar uma auditoria contábil e saber mais sobre o status de suas contas.

Faça uma trilha de auditoria . O melhor conselho é usar o software de contabilidade para manter um registro completo e confiável de todas as atividades financeiras, analisando facilmente qualquer movimento.

Revisão das políticas de registro . É fundamental que tenhamos a informação organizada e que seja confiável e segura: desde os cheques cancelados e cancelados até as devoluções de produtos, tudo. Dado o bem – a informação armazenada nos permitirá ser acessível e, acima de qualquer desvio, nós detectar a inconsistência fácil e, acima de tudo, a fonte do problema.

Processo de entrega de documentos contábeis ao departamento contábil . Qual método é usado para arquivar faturas , recibos , extratos bancários, etc.? Como essas informações são transferidas para o departamento de contabilidade? Devemos projetar um processo ágil e confiável.

Sistema para monitorar o controle interno da empresa . Por exemplo, que a pessoa encarregada dos livros, não é a mesma pessoa que gerencia o dinheiro em dinheiro. Assim, o controle interno é muito mais fácil e ágil quando se trata de detectar qualquer possível golpe.

Leis contábeis a respeitar. Adotar os procedimentos e formatos oficiais ao fazer o registro contábil, facilitará a tarefa em médio prazo. Esses procedimentos são regidos pelo Plano Geral de Contabilidade.

 

Auditores externos e internos

Os auditores externos são contadores públicos certificados, que trabalham como independentes de uma empresa ou organização, examinando as demonstrações financeiras preparadas pela administração da empresa ou organização. O auditor garante que todas as declarações feitas nas demonstrações financeiras da empresa são precisas e verdadeiras. Os auditores internos executam tarefas semelhantes para garantir que as demonstrações financeiras da empresa sejam verdadeiras e precisas, mas são funcionários da empresa auditada.

 

Sistemas da empresa

Uma auditoria contábil não apenas analisa se as demonstrações financeiras de uma empresa são precisas, mas também prova que os sistemas da empresa estão funcionando como deveriam. Os sistemas que um auditor examina incluem os controles internos da empresa ou as medidas adotadas para reduzir ou eliminar erros contábeis ou de fraude. Com base nos resultados de uma auditoria de contas, os auditores recomendam mudanças que a empresa deve fazer em seus processos ou sistemas para eliminar problemas e reduzir erros no futuro. O relatório de auditoria também aponta possíveis falhas nos controles internos da empresa que permitem que um funcionário cometa fraudes e, potencialmente, não seja pego.

 

Metas financeiras

As empresas devem sempre se esforçar para manter os custos operacionais o mais baixo possível sem sacrificar a produtividade. Uma auditoria contábil analisa as metas e metas financeiras da empresa para determinar se as políticas e práticas estabelecidas pela empresa estão sendo executadas conforme o planejado. Os auditores sugerem como a empresa pode fazer ajustes em suas práticas e políticas para criar resultados alinhados às metas e objetivos.

 

Garantia pública

Uma auditoria externa ajuda a assegurar ao público que o dinheiro investido em uma empresa de capital aberto está sendo usado como declarado, em vez de alocar os fundos para outras finalidades ou atividades. Os auditores garantem que a documentação financeira da empresa esteja alinhada com as demonstrações financeiras, eliminando a possibilidade de fraude ou incompetência exagerando o sucesso financeiro que a empresa declarou. Através de uma auditoria externa, aqueles que investiram em uma empresa aumentam a garantia de que a empresa está participando das atividades comerciais que a empresa representava no momento em que o investimento foi realizado.

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário