MEI pode registrar marca no INPI? - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

MEI pode registrar marca no INPI?

MEI pode registrar marca no INPI?

MEI pode registrar marca no INPI | O processo de registro de marca é muito importante para garantir exclusividade e reconhecimento de uma marca. Entretanto, é um processo complexo, que gera muitas dúvidas. 

Quer saber se MEI pode registrar marca no INPI? Neste artigo responderemos esta pergunta e mostraremos um passo a passo para que você consiga proteger a sua marca MEI. 

Aqui você encontrará os seguintes tópicos:

 

  • O que é um registro de marca?
  • MEI pode registrar marca no INPI?
  • Por que registrar uma marca MEI?
  • Como registrar uma marca MEI?

 

O que é um registro de marca?

O registro de marca é um processo realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que é responsável pela proteção da marca de uma empresa ou produto. 

Esse registro garante o direito de exclusividade e reconhecimento em todo o país, visto que o INPI é uma autarquia federal, que tem atuação em todo o território nacional.

Saiba mais sobre registro de marca

MEI pode registrar marca no INPI?

O MEI pode e deve realizar o registro de marca junto ao INPI. No entanto, é necessário que tenha um faturamento de até R $81 mil por ano. 

Você está lendo o artigo “MEI pode registrar marca no INPI?”. Confira também: Como consultar um processo de registro no INPI

Por que registrar uma marca MEI?

Registrar uma marca MEI  no INPI é uma garantia para sua empresa, pois evita que outras pessoas utilizem o nome da marca ou copiem a ideia. 

Quando uma marca começa a crescer, é comum que outras marcas possam querer se apropriar do nome ou de alguma ideia, por isso, a importância de realizar um registro de marca.

Um ponto importante para ressaltar é que, por ter um faturamento menor, o microempreendedor consegue desconto. Em algumas partes o MEI pode ficar até isento do pagamento. 

Como registrar uma marca MEI?

Agora que você já sabe que MEI pode registrar marca no INPI, vamos mostrar como realizar o registro. 

Não há diferença em relação ao processo realizado pelas grandes empresas. Agora vamos te mostrar como realizar esse processo de registro de marca

  • Se cadastre no site do INPI
  • Pague a taxa de Guia de Recolhimento da União (GRU); 
  • Entre no sistema e-marcas e preencha seus dados e siga as etapas determinadas pelo INPI; 
  • Aguarde o comprovante para acompanhamento do processo. 

O processo de registro de marca é um processo demorado e que exige acompanhamento, para que nenhum prazo imposto pelo INPI seja perdido. 

Dessa forma, é muito importante encontrar empresas especializadas em registro de marca, para aumentar as chances de sucesso no final. 

Por isso, entre em contato com nossos especialistas para realizar seu registro de marca. 

Nós, da Arena Marcas e Patentes, somos focados na qualidade e excelência em todos os processos. Estamos há mais de 65 anos no mercado e já registramos mais de 25.000 marcas. 

Gostou do artigo “MEI pode registrar marca no INPI?”. Leia também o que é classe no registro de marca.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.