Como registrar um e-commerce - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

Como registrar um e-commerce

Como-registrar-um-e-commerce

Como registrar um e-commerce

A proteção intelectual, há vários anos e ainda hoje, é essencial para as áreas da indústria e da pesquisa nas quais as empresas competem para depositar o maior número de patentes ou desenhos industriais em um ano. Com o tempo, essa área se democratizou, se abrindo gradualmente para logotipos, peças gráficas, etc. Mesmo agora, muitos pequenos comércios eletrônicos pensam que a Proteção Intelectual permanece reservada para médias e grandes empresas que geram pelo menos alguns milhões de receita por ano. Isso está completamente equivocado, o registro de uma marca é muito importante para que sua empresa cresça com a tranquilidade de que está protegida e sua imagem não será afetada. Por isso, registrar um e-commerce é um passo essencial na criação de um comércio digital. Leia mais neste artigo.

O que podemos proteger como um E-commerce?

Algumas coisas que você pode proteger como um comércio eletrônico:

  –  Seu nome de domínio

  –  Sua marca

  –  Seu logotipo

  –  Sua identidade visual

  –  Sua hashtag

  –  Seus produtos (desenhos, receitas)

 

Os registros de propriedade intelectual são administrados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI. O processo de registrar um e-commerce deve ser feito junto ao órgão e é recomendável que se procure por uma ajuda especializada no setor para que tudo seja feito de forma responsável e segura.

Dicas para uma boa proteção de um e-commerce

Para verificar se o nome da sua marca está disponível, verifique no banco de dados do INPI em uma pesquisa realmente minuciosa. Esta é uma das etapas em que uma ajuda especializada é de grande auxílio e importância.

Para escolher as classes a que pertence a sua marca, não hesite em consultar as escolhidas pelos seus concorrentes

Salve seu logotipo pelo menos em preto e branco (em seguida, salve-o com cores verdadeiras, se desejar)

O nome de domínio pode ser protegido como uma marca comercial, mas a melhor proteção é comprar todos os nomes de domínio relativos à sua marca.

Cerque-se de uma empresa especializada em registros junto ao INPI esteja cuidando de seu caso. Mesmo significando um custo a mais, elas dão a segurança de que o processo será feito de forma profissional e reduzem muito a chance de erros e de indeferimentos do pedido de registro.

O nome de domínio será considerado um “produto” de sua marca e, portanto, estará implicitamente protegido. Você pode, no entanto, também registrá-lo como uma marca, embora não seja tão necessário

O que é um e-commerce?

Antes de registrar um e-commerce, é interessante saber mais sobre essa modalidade de comércio. A maioria dos comerciantes ou futuros empreendedores planeja iniciar ou expandir seus negócios online. É um setor de rápido crescimento. O e-commerce mudou completamente o jogo em relação ao comércio tradicional, sem para isso acabar com ele. Pelo contrário, agora estamos falando de um negócio cada vez mais conectado, onde os efeitos de sinergia entre os dois são numerosos. 

Se você quer ter sucesso, é necessário saber o significado e a definição da palavra e-commerce, ter as informações certas e saber o que esperar.

Para definir o termo e-commerce, podemos dizer que representa as diferentes transações comerciais que são feitas remotamente na internet. A compra pode ser feita por diferentes canais e mídias: computadores, smartphones, tablets, consoles, TV. O tipo de mercadoria também é bastante variado. O e-commerce não necessariamente envolve a compra e venda de artigos físicos, como quando se compra um livro ou uma roupa através da internet. Uma das áreas que mais cresce e suscita maior procura por registros de e-commerce no INPI é a venda de serviços digitais, como aplicativos e serviços de streaming que oferecem produtos não físicos.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.