Como funciona a marca de alto renome - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

Como funciona a marca de alto renome

como funciona a marca de alto renome

Como funciona a marca de alto renome | Uma marca é a identificação pela qual uma empresa é reconhecida. Algumas empresas têm marcas tão fortes que sua identidade exacerba inclusive seus ramos de atuação, tendo de ser reconhecidas em uma categoria diferenciada. Neste artigo, saiba mais sobre as marcas de alto renome.

Marcas registradas bem conhecidas têm proteção especial no Brasil. A proteção especial abrange um determinado ramo de atividade, independentemente de ter sido previamente registrado no Brasil. Marcas famosas terão proteção especial em todos os ramos de atividade. Tal reconhecimento é dado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) por meio de procedimento específico, que deve declarar essas marcas como “marcas de alto renome”.

As marcas de alto renome, portanto, estão registradas de forma ampla no banco de dados do INPI, não se restringindo apenas à sua área de atuação. A marca “Havaianas”, por exemplo, não é protegida apenas em categorias relativas a calçados e peças de roupas, mas a qualquer outra atividade comercial. Ao todo, apenas 106 marcas têm este status no Brasil.

 

Como funciona a marca de alto renome?


Ter uma marca de alto renome é, antes de tudo, um benefício por ser um registro abrangente a todas as classes.

Para se registrar uma marca como de “alto renome” é preciso solicitar ao INPI um estudo técnico minucioso para avaliar se o signo corresponde às devidas exigências.

Este estudo leva em conta pontos como reputação, grau de reconhecimento por boa parte do público brasileiro, exclusividade e prestígio. À primeira vista pode parecer bastante subjetivo, porém a pesquisa é realizada por profissionais  especializados e com critérios rígidos para determinar se a marca se encaixa nas demandas. Prova disso é o número restrito de marcas definidas como de alto renome.

 

Como atribuir valor à marca?

Não é necessário ser classificado como uma marca de alto renome para ser considerada uma marca de grande importância e valor acumulado. O processo de enriquecimento de uma marca é extremamente significativo para o posicionamento de qualquer empresa dentro de seu  ramo no mercado. 

O primeiro passo para começar a investir no valor de sua marca é bastante óbvio: registrá-la. Para tanto, procure uma empresa especializada no ramo como a Arena Marcas e Patentes, que há décadas acompanha as transformações neste mercado e pode oferecer o melhor apoio a quem deseja registrar uma marca e trabalhar em seu conceito.

Hoje, a marca é mais do que um nome ou um logotipo. Representa a empresa, quer diretamente através do seu nome empresarial que se torna uma identidade em si ou através de um portfólio de marcas que constituem a parte essencial do seu capital. O conceito de valor da marca cresceu a tal ponto que agora é considerado um ativo real de negócios, assim como os ativos tangíveis.

A gestão do capital de reputação, intrinsecamente ligado a qualquer marca, vai além do já tradicional arcabouço de comunicação e marketing para se tornar gradativamente uma questão de gestão operacional quando a reputação da marca está em perigo.

Muitas vezes percebido como intangível, o risco de reputação é muito real para as empresas, e agora diz respeito a todos os setores de atividade, o que deve estimular os gestores a definirem uma estratégia real para proteger sua reputação e a de sua(s) marca(s).

Uma empresa, seja ela qual for, é a soma dos elementos concretos que formam sua identidade. Esta soma de elementos tangíveis constitui uma parte do valor da empresa. A forma como um empreendimento é visto, sua reputação e como sua imagem está intrinsecamente atrelada à área em que ela atua é um ativo fundamental para seu valor de mercado e toda essa construção começa com o registro de marca, o passo inicial de qualquer uma das identidades de “alto renome”.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.