• Registro de Marcas e Patentes

Como criar uma logomarca

logomarca

Criar uma logomarca pode parecer rápido e fácil, na verdade, algumas empresas tentando economizar algum dinheiro, fazem sua logomarca sem mesmo contratar um designer profissional, no entanto, fazer uma logomarca de boa qualidade tem as suas dificuldades.

Antes de entrar no campo, você deve entender que um bom logomarca reflete os valores da marca usando formulários, cores e tipografias. Seu objetivo é inspirar confiança e reconhecimento e ajudar a empresa a se destacar da concorrência. Devemos ter muito cuidado ao projetar um logomarca, porque se for feito bem ele vai fazer o seu trabalho e nos trazer benefícios, mas não se isso é o efeito será o oposto, uma má logomarca feito dar sensação de abandono e falta de seriedade.

O que é uma logomarca?

Geralmente usamos a palavra logo para nos referir a qualquer representação visual de uma marca, seja um ícone, um texto ou uma mistura de ambos. No entanto, isso não é totalmente correto. “Símbolo gráfico peculiar a uma empresa, comemoração, marca ou produto”.

No mercado especializado, os seguintes “nomes de logomarca” ou tipos de logomarcas são distinguidos: logomarca, isotipo e isologo.

Logomarca

Um logomarca é a representação gráfica de uma marca que é formada apenas por letras. Por exemplo, a Coca-Cola, Disney ou Canon.

Isotipo

O isotipo é a representação visual de uma marca quando é formada por uma imagem. Você não pode ler, não há texto. É um distintivo que é reconhecido de relance. O exemplo mais reconhecível é a maçã da Apple.

Isologo

O isologo é a representação gráfica de uma marca que unifica o elemento pictográfico e o elemento textual na mesma imagem. O “logo” do Burger King é um bom exemplo.

Principais características que um bom logomarca deve ter

Já nos conscientizamos da importância da logomarca e do que ele deve representar. Agora você deve conhecer os princípios básicos que devem ser levados em conta para fazer um design correto:

Uma logomarca deve ser simples

A simplicidade ajuda a torná-la facilmente reconhecível e memorável. Projetos sobrecarregados ou complexos são mais difíceis de assimilar. Algumas dicas para manter seu logomarca simples:

– Use no máximo três cores.

– Livre-se do que não é estritamente necessário.

– Escolha um tipo de letra fácil de ler.

– Não use efeitos como gradientes e sombras. Se a logomarca for usado na web ou em locais onde ele admite um efeito específico (reflexos, 3D, etc.), você terá tempo de adaptá-lo posteriormente, mas a versão original deve ser a mais simples possível.

Uma logomarca deve ser memorável

Este é um dos principais objetivos da logomarca, que as pessoas reconhecem e lembram. Dicas para torná-la memorável:

– Deve representar de alguma forma os serviços oferecidos pela empresa.

– Pense no público para o qual você será direcionado e desenhe com base nisso.

– Evite incluir muitos elementos, pense que um logomarca deve ser simples.

A logomarca deve ser atemporal

A ideia é que a logomarca carregue elementos do tempo de sua criação, mas que não fiquem rapidamente datados, não sendo necessária uma mudança no design a cada nova moda que surgir. Um bom tempo de validade de uma logomarca deve ter ao mínimo vinte anos.

A logomarca deve ser versátil

Ela deve ser válido para todos os tipos de mídia, deve funcionar na Web, impresso em um cartão de visita, pregado em um poste, etc. Dicas para obtê-lo:

Fundamental, faça vetor. Isso permitirá que você redimensione para qualquer tamanho sem perder qualidade. Por esse mesmo motivo, evite inserir imagens rasterizadas, ou no dia em que você precisar ampliar o logomarca, você terá um problema.

Deve ficar bem em preto e branco. Além disso, se você inverter as cores.

Verifique se funciona mesmo se você alterar suas dimensões.

Uma logomarca deve ser apropriada ao mercado

Pode parecer óbvio, mas existem designers que normalmente ignoram esse ponto.

Para ter certeza de que o design é apropriado, eu aconselho:

– Pense no público que será abordado.

– Tenha sempre em mente o que a empresa quer transmitir.

– Evite incluir elementos que possam ser mal interpretados.

– Quando a logomarca for finalizada, mostre-o para alguém, caso ele veja algo que tenha escapado de você.

Antes de começar a projetar

Quando você está encarregado de projetar um logo, é importante focar o projeto corretamente desde o início, dessa forma você otimizará seu tempo, estará mais perto de fazer um bom design e evitará problemas posteriores com o cliente. Para que o planejamento seja eficaz, há uma série de perguntas que seu cliente deve responder antes de começar a projetar.

Existem algumas questões que você deve considerar na hora de criar uma logomarca. Escolha apenas aqueles que você considera relevantes para cada caso específico.

À medida que conseguir responder a perguntas, você perceberá que, cada vez que tiver uma ideia mais clara do que deseja, o que precisa e como vai focalizá-lo.

Vamos as questões, que serão divididas em categorias:

As características e particularidades da empresa

Esta categoria servirá para lhe dar uma ideia geral de como é a empresa, em que mercado ela atua, como são seus concorrentes e quais são suas vantagens competitivas.

– Qual é o nome da sua empresa / produto?

– Em que setor você desenvolve sua atividade? Agricultura, indústria, software, marketing, etc.

– Quais serviços você oferece?

– Quais produtos você vende?

– Quantos anos tem a empresa? Se for uma nova criação, você terá que projetar o logo do zero, se você já tem uma idade considerável, você certamente terá que se adaptar a certas cores ou a um elemento identificador que já esteja consolidado.

– Número de funcionários que a empresa possui? Isso ajudará você a saber o tamanho aproximado.

– Por que a empresa foi fundada? Quais foram seus objetivos?

– Qual é o seu principal concorrente?

– O que você é melhor que a concorrência? Em que você está mais fraco?

– Por que você acha que um cliente deve escolher sua empresa antes de seus rivais?

– Existe um concorrente que você admira? Por quê?

– Como você imagina que sua empresa estará daqui a 5 anos?

– O nome da empresa tem algum significado especial? Como isso aconteceu?

Público-alvo da empresa

Não se usa o mesmo design de uma logomarca destinado a um público de 70 anos e alto nível sócio-econômico se você está tentando alcançar estudantes universitários. Nada a ver. Com essas perguntas, você saberá qual segmento da população precisa direcionar seu projeto.

– Qual é o principal público para o qual os serviços ou produtos da empresa são atualmente direcionados? Não ajuda se eles disserem que o seu alvo são pessoas de todas as idades, de alto nível econômico, mas sem negligenciar os níveis médio e baixo e de qualquer gênero.

– A empresa está alcançando bem seu público? Seus produtos são mais bem-sucedidos em um público diferente daquele que você está tentando alcançar? Você está feliz com o alvo que você alcança ou quer mudar esse público?

– Qual é o público-alvo que você gostaria de alcançar? Homens ou mulheres? Idade aproximada? Lugar de residência? Nível econômico? Educação?

– Quais mídias de publicidade a empresa usa?

– Como o cliente conhece a empresa? Publicidade na internet, rádio, imprensa, boca a boca, redes sociais, etc.

A logomarca e identidade corporativa atual

Se a empresa já tiver um logomarca, as perguntas nessa categoria ajudarão você a entender como ela foi projetada, o que ela pretendia transmitir e por que as cores, formas e tipografia que ela usa. Assim, você pode decidir se há elementos utilizáveis, elementos que devem seguir obrigatoriamente o novo design ou se, ao contrário, você quebrará completamente o design atual.

– Você tem uma logomarca agora? Se sim, que elementos você gostaria de manter? Tipografia, cores, forma, etc.

– Por que sua logomarca atual usa essas cores, formas e tipografia?

– Por que você quer redesenhar sua logomarca? Está desatualizado? Não representa corretamente os valores da empresa? Você quer se dirigir a outro público?

– O que a sua logomarca atual representa? O que você pretende transmitir?

– A empresa tem um slogan que deve ser incluído no logo?

– Qual você acha que é a palavra que melhor descreve sua empresa? Por quê?

– Se o seu cliente tivesse que descrever sua empresa com uma única palavra, qual seria? Por quê?

Preferências no estilo da logomarca

Essas perguntas ajudarão você a entender como traduzir as ideias para um conceito de design da logomarca.

– Quais as cores que você gosta para a logomarca? Por quê?

– Onde a logomarca será usada principalmente? Em um site, papelaria corporativa, publicidade impressa, sinalização de veículos, etc.

– Quais logomarcas você gosta? Por quê? Dê exemplos concretos.

– Quais logomarcas você não gosta? Por quê? O mesmo, com exemplos.

– Existe algum elemento que você gostaria de incluir na logomarca?

– Existe algum elemento que deve ser evitado na logomarca?

– De acordo com seus critérios, qual é o objetivo principal de uma logomarca ? Que características deve ter para ser uma boa logomarca ?

– Quais valores principais da empresa a logomarca deve transmitir? dinamismo, juventude, classe, sobriedade, inovação, força, alegria, velocidade, tradição, elegância, etc.

10 exemplos de logomarcas de empresas de sucesso

Agora vamos mostrar algumas imagens com logomarcas realmente boas e com significado. Assim, você pode obter ideias de logomarcas e usá-las para aplicá-las ao seu projeto por meio de um dos programas para criar logomarcas online que veremos abaixo.

O Tour de France

A logomarca do Tour de France inclui a figura de um ciclista na palavra “Tour”. Se você olhar ver que o “O” é a roda traseira, a parte “U” da bicicleta ou sela, o “R” é o corpo do ciclista e do círculo amarelo, além de ser a roda da frente da moto.

Fórmula 1

A logomarca da Fórmula 1 é formado por um F e algumas bandas vermelhas que representam a velocidade e dinamismo deste esporte. No meio, é desenhado em número um no espaço negativo.

National Geographic

A National Geographic tem uma logomarca simples, mas muito poderosa e reconhecível. O retângulo representa uma porta para o mundo, para o conhecimento, para a ciência, a natureza e a cultura. A cor amarela representa o sol, um elemento vital para tudo o que habita o planeta Terra.

Continental

A Continental fabrica pneus, e um pneu é o jeito que você pode encontrar no espaço negativo entre “C” e “O”.

Amazon

Todos assumem que a seta da Amazon representa um sorriso, e é, mas muitas pessoas não notaram que a seta aponta de “A” para “Z”. A mensagem da Amazon é clara: “nós temos tudo, de A a Z”.

BMW

As origens do que hoje conhecemos como uma marca de automóveis podem ser encontradas na indústria da aviação. O logomarca da marca representa as hélices de um avião girando no céu azul.

Unilever

A Unilever é um conglomerado de marcas que comercializam todos os tipos de produtos. No logomarca podemos adivinhar uma abelha, uma colher, legumes, camisetas, sorvetes, etc. A ideia é representar a diversidade e as alternativas oferecidas pela empresa em um logomarca de aparência compacta.

Etapas práticas da criação 

Você já sabe a importância de uma logomarca e todas as perguntas que você deve fazer para encarar o projeto com garantias, então chegou a hora de entrar no processo produtivo. Projetar um logotipo requer um processo, cada designer tem o seu próprio, então você terá que encontrar seu próprio jeito de trabalhar, mas em linhas gerais os principais estágios são:

Pesquisa, análise e brainstorming

Nesta etapa, analisaremos a concorrência, seus pontos fortes e fracos, seus logotipos, cores corporativas, etc. E nós começaremos a apontar as ideias que estão acontecendo conosco, neste ponto não devemos descartar nada, tudo que vier à mente pode ser útil mais tarde.

Fase de esboço

Não é necessário desenhar bem, é simplesmente para colocar no papel os desenhos que estão acontecendo conosco, com certeza você vai encher uma folha de rabiscos, mas pouco a pouco você estará se aproximando do design que você está procurando.

Digitalização do design

Uma vez que apagar a mensagem que deseja enviar e nós capturamos com sucesso os esboços de conceito que podemos passar para digitalizar um programa de desenho vetorial, o mais amplamente utilizado na indústria é Abobe Illustrator, mas outros, como o Corel Draw ou Inkscape que servirá da mesma forma.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário