• Registro de Marcas e Patentes.

Aplicativo para fazer logotipo

Aplicativo para fazer logotipo – É comum encontrarmos pessoas que tem o sonho de ter o seu próprio negócio. Não depender de chefe, fazer as coisas da maneira que acha que dará certo, ter bom retorno financeiro: todos esses são aspectos que pequenos empresários buscam no mundo do empreendedorismo. No entanto, como muitos de vocês já sabem, não é fácil atingir o sucesso e se tornar uma referência no seu ramo de atuação.

Obstáculos como o investimento, a concorrência e até as próprias decisões podem ser de vital importância para que a sua empresa consiga se sobressair sobre as outras. Entre vários outros fatores, um dos que mais importam para atingir o êxito nesse ambiente é o modo como o público em geral vê o seu negócio.

Para isso, várias coisas podem interferir, como o nome, os produtos, o modo como se dá a abordagem com os clientes, dentre outros. No entanto, um aspecto que não podemos deixar passar quando o assunto é a visão do cliente são os logotipos. Basicamente, os logotipos são a primeira ou a segunda impressão que o público terá de sua marca e, por esse motivo, é muito importante que ele seja perfeito para o seu negócio.

Por esse motivo, nesse artigo iremos falar mais sobre o logotipo e, principalmente, sobre os melhores aplicativos de celulares e também para computador que te ajudam no processo da produção de uma logo. Além disso, lendo todo o artigo você aprenderá outros conceitos importantes do mundo do marketing, os quais podem ser de vital importância para o sucesso da sua empresa. Vem com a gente!

O que é o logotipo?

Na área do marketing, um dos aspectos mais importantes é, sem nenhuma dúvida, o logotipo. Também chamado de logomarca ou simplesmente de logo, geralmente remetemos esse termo à qualquer elemento que identifique uma empresa em específico, e nos faça imediatamente lembrar  dessa companhia.

No entanto, ainda que não haja em nenhum problema em pessoas que não são dessa área chamar tudo de logotipo, há uma grande diferença entre os tipos de identidade visual de uma marca. Como nesse artigo tentaremos ao máximo fazer que o leitor entenda tudo sobre o logotipo antes mesmo de começar a fazer um – a partir dos aplicativos para fazer logotipo –, iremos falar de cada um tipo de identidade visual existente.

1 – Logotipo:

O que chamamos de logotipo é, na verdade, apenas uma forma de identidade visual existente. Isso pode ser comprovado a partir da epistemologia da palavra: logo significa palavra, e typo – de onde se deriva “tipo” – significa letra, ou até mesmo fonte.

Dessa forma, o logotipo é apenas aquela identidade visual onde identificamos uma marca a partir da junção do nome com alguma fonte específica, minimamente estilizada.  Para o melhor entendimento do leitor, podemos dar o exemplo da Canon, empresa especializada em câmeras profissionais. Sua identidade visual é o nome com uma letra estilizada, que remete imediatamente à empresa.

2 – Imagotipo:

Muitas vezes, o que é entendido como logotipo é o ícone desenhado que remete a uma empresa. No entanto, isso é apenas o ícone ou o símbolo daquela companhia. Um Imagotipo acontece quando o ícone de uma empresa é mostrado juntamente com o seu logotipo – o nome em alguma fonte específica.

Todas as empresas que possuem um ícone podem usar o imagotipo em alguns materiais. Além disso, um imagotipo pode funcionar de forma separada, isto é, apenas como o logotipo (lettering) ou apenas com o ícone (símbolo). Adidas, Carrefour e Toyota são bons exemplos.

3 – Isologo:

Nesse momento muitas pessoas, mesmo aquelas que possuem experiência na área do marketing, podem se confundir. Isso se dá pelo fato de que o isólogo tem uma definição muito parecida com o imagotipo, mas uma diferença crucial.

Vamos às definições então: um isologo é a combinação de um ícone – desenho – com o lettering – texto. Falando assim parece exatamente o mesmo conceito de imagotipo, não é mesmo?

No entanto, a diferença crucial está no funcionamento desses dois. Quando se trata de um isologo, os dois elementos não podem funcionar de maneira separada, estão sempre juntos. Bons exemplos são a BMW, o Burguer King e o Starbucks.

4 – Isotipo (símbolo):

O isotipo é o símbolo que, apenas de maneira visual, mostra os valores e a personalidade daquela marca, produto ou serviço. Existem várias subdivisões dentro do isotipo, as quais serão faladas abaixo:

  • Monograma: Se trata da sobreposição ou da mistura de duas ou mais letras que sintetizem a marca. Um bom exemplo que pode ser dado é a LG, onde o isotipo é mostrado a partir de uma estilização do L e do G;
  • Anagrama: O Anagrama acontece quando a identidade visual se trata de várias palavras em conjunto, que formam alguma espécie de desenho. Pode ser a diminuição de duas diferentes expressões também. Um bom exemplo é a FedEx, que na verdade é uma abreviação de Federal Express;
  • Sigla: A sigla, como o nome já propõe, acontece quando a identidade visual de uma empresa é descrita através de uma sigla. Bons exemplos podem ser dados, como BBVA (liga espanhola de futebol), CNN, Hp, dentre outros;
  • Inicial: Outro tipo de isotipo, a inicial acontece quando a primeira letra do nome de uma marca é usada, de alguma forma estilizada, para ser a identidade visual. Alguns bons exemplos são duas montadoras de carros, Suzuki e Hyundai.
  • Firma: Mais um tipo de isotipo possível é a firma. Basicamente, consiste na assinatura do criador da marca. Alguns grandes exemplos são Walt Dysney e Ray Ban;
  • Pictograma Figurativo: Acontece quando a identidade visual de uma empresa é descrita através de um desenho óbvio, de algo já conhecido por todas as pessoas. Alguns grandes exemplos são a Shell, a Apple e a Lacoste;
  • Pictograma Abstrato: Acontece quando a identidade visual de uma empresa é descrita através de um desenho abstrato, ou seja, de algo que as pessoas não conseguem discernir de imediato. Um exemplo importante é a Mitsubishi;

É muito importante ressaltar que todos esses termos que foram falados acima são altamente técnicos, e não há problema algum em uma pessoa que não entende do assunto usar a palavra “logotipo” para designar qualquer tipo de identidade visual. Todos esses conceitos são mais específicos para quem estuda o marketing de maneira mais profunda.

No entanto, conhecimento nunca é demais e saber a diferença de cada um pode influenciar bastante na construção de uma identidade visual perfeita para a sua empresa, não é mesmo?

Os sete melhores aplicativos para fazer logotipo

Mesmo que nós já saibamos os vários tipos de identidade visual existentes, trataremos aqui qualquer uma que remeta a uma companhia ou empresa como logotipo, de modo a favorecer a didática e facilitar o entendimento da grande maioria dos leitores. Bom, indo então ao que interessa, vamos agora falar dos melhores aplicativos para fazer logotipo.

Na verdade, selecionamos sete dos melhores programas com essa finalidade, para que você consiga montar a identidade visual da sua empresa da melhor maneira. Sendo assim, o público em geral poderá ver o seu negócio de outro modo, que poderá lhe favorecer significativamente e ser o fator definitivo para o seu crescimento exponencial no mundo do empreendedorismo.

1 – Logo Generator & Logo Maker:

Começando as dicas para você que deseja criar uma identidade visual para o seu negócio, mas não tem condições de pagar um designer, nem skills suficientes para fazer um desses elementos no Photoshop, por exemplo, vamos falar do Logo Generator & Logo Maker.

Apesar do nome, se trata apenas de um aplicativo, que infelizmente se encontra disponível somente para smartphones com sistema operacional Android. É um programa gratuito que pode ser baixado na Play Store, tem uma interface bastante simples de ser manipulada, já que é bem intuitiva.

O aplicativo possui um banco de dados onde podem ser encontrados mais de 2 mil desenhos, os quais são completamente editáveis. Dessa forma, você poderá mudar a cor, a direção, entre outras funções. Ele ainda consegue suportar mais de cem fontes. Mais de 1 milhão de instalações de uma nota de 4,5 pelos usuários.

2 – Logo Maker Plus: Graphic Design Generator:

Como algumas pessoas podem não gostar de um tipo de aplicativo e, por esse motivo, gostarem de mais opções, falaremos agora de outro programa disponível apenas para smartphones que contam com o sistema operacional do Android. Este é o Logo Maker Plus: Graphic Design Generator.

Este aplicativo é, sem nenhuma dúvida, um dos melhores desse segmento – podendo ser até o melhor. Ele possui várias funções vetoriais, diferentes tonalidades, centenas de fontes, ícones, dentre outros fatores. Além disso, um dos melhores pontos é que você pode mesclar um elemento com o outro, dando resultados bastante únicos e satisfatórios.

Como nada é perfeito, o aplicativo, apesar de poder ser baixado de forma gratuita, possuem algumas ótimas funções pagas. Mas vale a pena! São mais de cinco milhões de instalações e uma ótima nota do usuário: mais de 4,7 em 5 pontos possíveis.

3 – Criador de Logotipo:

A primeira opção nessa lista dos melhores aplicativos para fazer logotipo que serve tanto para Android quanto para IOS.

Esse programa é altamente indicado, pois a sua interface é muito didática, o que o faz ser uma ótima opção para pessoas que não entendem muito do assunto. O seu banco de dados é um pouco menor do que os aplicativos anteriores, mas ainda são centenas de desenhos e formas geométricas que podem ser estilizadas de várias maneiras.

Também é possível alterar os tamanhos, cores e, de algumas formas, até as texturas. Tudo isso é feito a partir de um jogo de camadas, bastante parecido com aqueles disponíveis em programas mais conhecidos, como Photoshop e Illustrator. Ao final do processo, é possível aplicar a logotipo em vários fundos diferentes e salva-la em formatos JPG ou PNG.

4 – Fabricante de Logotipos:

Esse aplicativo está na lista por atingir um público grande e bastante especial: aqueles que, por não terem nenhuma noção de design, preferem pegar elementos quase prontos. Isso se dá pelo fato de que o Fabricante de Logotipos possui um banco de dados grande, ondem podem ser encontrados vários elementos de identidade visual praticamente pronto! Nesses casos, tudo o que você precisará fazer é adicionar o nome do seu negócio e só.

Mas não é só isso que é possível encontrar nesse aplicativo. Ele também conta com ferramentas interessantes do ponto de vista do design, onde você pode montar ao seu logotipo da melhor maneira possível, alterando vários aspectos no item escolhido.

5 – Logaster:

O Logaster é um programa altamente profissional, que oferece dezenas de ferramentas e um banco de dados realmente impressionante para a realização da sua identidade visual. Apesar de ser um pouco mais profissional do que os outros que já foram citados, esse programa também não precisa de nenhum conhecimento mais específico, como as habilidades necessárias para manusear o Photoshop, por exemplo.

No entanto, o Logaster oferece apenas uma versão minimizada de forma gratuita. Sendo assim, caso você não queira pagar nada ele pode não ser a melhor opção, tendo em vista que nessa versão será possível obter somente arquivos com uma definição menor.

6 – Makr:

É bem provável que, se você estiver querendo criar um logotipo, você está entrando agora no mundo do empreendedorismo. Se for esse o caso, o Makr pode ser perfeito para você!

Isso se dá pelo fato de que, além de fornecer todas as ferramentas já citadas nesse artigo para a criação de uma identidade visual para a sua empresa, o programa também disponibiliza outras opções. Estas, por sua vez, irão tornar possível a construção de outros materiais importantes, como cartões, convites para eventos – como o de inauguração do seu negócio – além de vários outros elementos de design.

É um programa mais completo e, por esse motivo, para tê-lo é necessário fazer um plano com a empresa. No entanto, o preço não é assim tão salgado, uma vez que não passa de U$7 dólares.

7 – Design Mantic:

A Internet é, nos dias de hoje, uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo. Atualmente, grande parte das pessoas está constantemente conectada, e isso fez abrir um novo e vasto mercado para o empreendedorismo. Dessa forma, o número de novos negócios que estão sendo abertos pela Internet é grande, o que demanda uma identidade visual voltada para esse público.

E é exatamente o que pode ser feito com o Design Mantic. Além da criação de logotipos, a partir desse programa você poderá criar desde coisas mais simples, como cartão de visitas ou convites para eventos, até coisas mais grandiosas, como a assinatura de um email ou até um design de um website.

Ademais, caso você não queira baixar nada em seu smartphone ou computador, é possível executar todas essas operações através do site do Design Mantic, o que pode ser um diferencial para muitas pessoas.

No entanto, nem tudo são rosas: você pode usar o Design Mantic à vontade, mas todas as vezes que desejar baixar o seu trabalho no computador ou celular, será necessário o pagamento de uma taxa.

Como montar a identidade visual perfeita para a minha empresa?

O momento de montar a identidade visual de uma empresa nem sempre é fácil. Na grande maioria das vezes, isso é motivado pelo fato de que é dessa maneira que o negócio será visto pelo público em geral. Sendo assim, é importante fazer com que tudo atinja da melhor forma o público alvo, causando o impacto desejado e despertando o interesse das pessoas.

Não é possível dar uma fórmula mágica para a criação do melhor logotipo para o seu negócio, mas podemos dar duas dicas importantes que poderão definir o futuro e garantir o sucesso da sua empresa no mercado empreendedor.

1 – O Branding:

O primeiro aspecto a se observar quando o assunto é a construção da identidade visual de uma empresa é o seu branding. No entanto, para que o leitor entenda a importância que esse conceito tem nesse aspecto, é necessário, antes de tudo, ter o conhecimento do que ele, de fato, significa.

Branding é, basicamente, toda a construção da sua marca e o significado que você desejará dar a sua empresa. Falando em todas palavras, o branding é tudo que envolve a empresa e como ela é percebida pelo público em geral. Isso já foi falado várias vezes no artigo, mas não confunda: a identidade visual é apenas uma das coisas que envolvem o branding, mas este conceito engloba também muitas outras coisas.

1-a) O nome:

O próprio nome da empresa, que é a primeira etapa da construção do branding, é um exemplo do que esse conceito pode englobar. Podemos dar um exemplo bastante fácil de entender. A Multinacional loja de departamentos Forever 21 tem esse nome pelo fato de querer ser percebida pelo público como uma marca com produtos mais voltados para a jovialidade.

Perceba: a marca não é voltada apenas para os jovens, mas os seus produtos emanam jovialidade, mesmo que seja usado por uma pessoa mais velha. E esse significado está no seu nome: Forever 21 que, em tradução livre, significaria algo como “Para sempre 21”, como se uma pessoa que compre as suas roupas lá tivesse, para sempre, o espírito jovial de alguém que possui 21 anos.

1-b) O posicionamento:

Outro aspecto que envolve o branding é o posicionamento da sua marca. Basicamente, isso significa responder duas perguntas: para quem você quer vender e como você quer ser visto por essas pessoas? O posicionamento da sua marca poderá definir até o preço dos seus produtos ou serviços.

Para ficar mais claro para os leitores, um exemplo muito claro pode ser dado. Pensando nas montadoras de carros mais famosas, veremos como estas se posicionam no mercado: a Fiat quer ser vista como uma marca de carros populares e que duram muito tempo, e luta para vender essa imagem para os seus clientes.

Já a Ferrari – que, curiosamente, é do mesmo grupo que a Fiat – quer ser vista como uma marca de carros luxuosos e, por isso, a grande maioria dos seus produtos possui alto rendimento e preços exorbitantes.

1-c) A comunicação:

Outra coisa que influencia no branding é a comunicação. Nos dias de hoje, onde a comunicação é amplamente facilitada pela internet e pelas redes sociais, este é um fator muito importante para qualquer marca.

O jeito como uma empresa se comunica com o seu público, através de peças de publicidade, propagandas, posts nas redes sociais e outros elementos, também é definitivo para a construção de uma marca.

1-d) Como o Branding pode influenciar a logotipo?

Como pudemos ver, o branding é tudo que envolve uma marca e como ela é vista pelo público em geral. Dessa forma, fica fácil em pensar como todos os elementos desse conceito podem influenciar a produção de um logotipo.

Pensemos no exemplo a seguir: uma marca de roupas voltada para o público infantil está sendo lançada no mercado. Essa empresa deseja vender os seus produtos para crianças de 5 a 10 anos principalmente, e todo o seu branding é formado em cima dessa premissa.

Dessa forma, se a sua comunicação, o seu posicionamento e o seu nome estão voltados para essa faixa etária, a sua logotipo deve seguir os mesmos aspectos. Sendo assim, não é recomendado que você cria uma logotipo sóbria, com cores neutras. Pelo contrário, o mais indicado é que seja uma logo colorida e bastante divertida, visando atingir o público-alvo.

2- A Psicologia das cores

Esse é um assunto bastante controverso no meio do marketing. No entanto, muitas pessoas envolvidas nesse mundo se propõem a discutir sobre. Basicamente, se trata da premissa de que as cores de uma identidade visual podem interferir em como o público irá ver e como ele irá se sentir com aquela empresa em específico.

As maiores controvérsias consistem no fato de que cada pessoa pode sentir a cor de uma maneira, dependendo bastante da sua visão de mundo. Esta, por sua vez, se deriva das experiências pessoas de cada um, as quais são únicas.

No entanto, apesar de tanta controvérsia, a psicologia das cores pode ser pensada para o seu público alvo e pode até te ajudar bastante no momento de construção de uma identidade visual. Se quiser saber mais sobre o assunto e entender como ele pode te ajudar, fizemos um artigo totalmente dedicado para o tema. Clique aqui!

Registro de marca e a sua importância

De nada adianta construir uma identidade visual perfeita para a sua empresa, que consiga atingir e despertar o interesse do seu público alvo se esta não está registrada. Para quem ainda não sabe, o registro de marca é um processo feito juntamente com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, mais conhecido pela sua sigla, INPI, que visa proteger a marca da sua empresa.

Nesse tipo de registro é possível, além de ter os direitos sobre algum nome, ter os direitos sobre um logotipo e até toda uma identidade visual. Tudo que você precisará fazer é passar pelo processo!

O registro de marca é importante, tendo em vista que o tendo em mãos você não correrá o risco de ser plagiado por qualquer outra empresa. No entanto, caso isso venha a acontecer, você terá base legal para entrar com processos judiciais contra outras pessoas que copiaram a sua marca.

A partir do registro de marca você poderá ter exclusividade sobre toda a identidade da sua empresa. Dessa forma, será o único a possuir aqueles elementos em todo o Brasil, o que poderá ser um diferencial e tanto!

Registro de Logotipos BH

O processo de registro de marca – que também pode ser o registro de logotipos – é algo bastante específico e que pode dar uma dor de cabeça e tanto. Conta com várias pequenas etapas, como a pesquisa e acompanhamento, além da documentação e requerimento do pedido. Tudo isso faz com que seja difícil que seja feito por alguém que não entende muito do assunto.

Por esse motivo, o mais indicado é que você faça contato com uma empresa especializada em registro de marcas, registro de patentes e registro de logotipos.

Nesse caso, a EvotekOne Marcas e Patentes é uma empresa que possui mais de 60 anos de atuação nesse mercado, sendo a pioneira no estado de Minas Gerais. Tem atuação em todo o Brasil, sendo responsável pelo registro de marcas importantes, como Seculus e Casa&Tinta, dentre vários outros.

Entre em contato conosco e proteja a sua marca agora mesmo!

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário