• Registro de Marcas e Patentes.

Como avaliar o crescimento de uma empresa?

Como avaliar o crescimento de uma empresa

Cada empresa deve ter suas próprias métricas para medir seu crescimento.

Existem muitas ferramentas financeiras para determinar se a empresa e as empresas que você possui estão tendo um crescimento real e sustentado.

Quando falamos em crescimento, podemos falar sobre:

– Crescimento das vendas

– Crescimento de ganhos.

– Crescimento dos fluxos de caixa.

– Crescimento de investimentos.

– Crescimento nos ativos da empresa.

– Crescimento no valor de mercado da empresa.

– Crescimento do valor financeiro da empresa.

– O crescimento das vendas

O objetivo da maioria dos empreendedores é focado em aumentar as vendas de seus negócios. Sucesso e crescimento medem com base no crescimento de suas vendas. Nem sempre mais vendas são mais lucros.

É muito bom que uma das métricas de crescimento dos negócios seja o crescimento das vendas. Este crescimento nas vendas deve ser medido em várias características:

– Vendas em valores absolutos de acordo com a moeda local.

– Vendas convertidas em moeda estrangeira se a empresa for importadora ou exportadora de parte significativa de suas matérias-primas.

– Vendas em unidades vendidas de cada um de seus produtos, isto é, quantidade vendida.

– As vendas do “ticket médio”, ou seja, a venda que é feita em média para cada cliente que chega ao negócio ou a venda média por fatura.

– A participação que a empresa tem no mercado, ou seja, o percentual ou local que a empresa ocupa dentro de seu mercado-alvo, nicho de mercado, país ou região.

– É claro que essas cinco métricas devem crescer com o tempo.

 

Empreendedores geralmente medem seu crescimento por prazos de um ano; mas o ideal é definir mais metas de curto prazo e compará-las com tempos iguais. É aconselhável comparar vendas mensais para os mesmos meses deste ano com anos anteriores, vendas semanais, vendas diárias e mesmo, em empresas como restaurantes, vendas por turno e, em fábricas, vendas por linhas de produtos para períodos comparáveis.

 

O crescimento dos lucros

O crescimento dos lucros

Um indicador mais forte para medir o crescimento dos negócios é o crescimento dos lucros, podemos falar sobre:

– O lucro bruto.

– A margem de contribuição.

– O lucro operacional

– O lucro líquido antes do encargo financeiro.

– O lucro antes dos impostos.

– Lucro após impostos.

– Lucro por ação

– Os dividendos declarados.

E para cada uma dessas possibilidades para medir lucros, termos absolutos ou porcentagens podem ser usados.

 

As porcentagens de ganhos podem ser medidas de várias maneiras:

– Em vendas líquidas.

– Sobre o ativo total.

– No patrimônio total.

– Sobre a Margem de Contribuição.

– No lucro operacional.

– Sobre o lucro antes de impostos.

– O crescimento do fluxo de caixa

– O indicador por excelência, do ponto de vista financeiro, e acessível aos nossos países ou empresas que não estão listadas na bolsa de valores, deve ser o Fluxo de Caixa Líquido.

 

O Fluxo de Caixa é o resultado da subtração da receita recebida pela empresa menos as saídas ou saídas de caixa.

 

A renda pode ser avaliada por:

– Vendas a dinheiro.

– Coleção de vendas para créditos.

– Outras receitas extraordinárias.

 

As saídas de caixa serão então:

– Pagamentos a fornecedores de faturas de compra de crédito.

– Compras em dinheiro.

– Os pagamentos de despesas fixas.

– Folha de pagamento ou pagamentos de folha de pagamento, encargos sociais e benefícios legais.

– Os pagamentos por dívidas que a empresa possui.

O Fluxo de Caixa Líquido que usamos como o principal indicador para medir o valor atual de uma empresa, descontando os fluxos de caixa projetados a uma taxa de desconto razoável que normalmente é o retorno desejado pelos investidores.

Assim, o crescimento do fluxo de caixa ao longo do tempo é quase sempre o resultado de uma boa gestão de negócios em todas as suas áreas. O empresário:

Venda bem e carregue bem. Se as vendas aumentam e as que estão em crédito recuperam, o fluxo de caixa aumenta.

Ele controla suas compras, mantém um custo correto de vendas e possui condições de pagamento adequadas.

Tem uma folha de pagamento razoável ou custo nominal para a linha de negócios e para o volume de vendas.

Tem um Orçamento de Custos Fixos absolutamente controlado e ajustado à realidade da empresa.

Ele tem um encargo financeiro e taxas sobre os empréstimos ajustados aos lucros da empresa.

Controle sua tesouraria obsessivamente e planeje seus investimentos em seu conhecimento.

Existem outras métricas para analisar. Para as empresas listadas, existem ferramentas de mensuração estabelecidas internacionalmente que geralmente se comunicam publicamente.

O crescimento dos negócios não é medido apenas por métricas financeiras. Uma empresa que está posicionando uma marca ou abrindo um mercado pode não ver aumentos significativos em seus indicadores financeiros, mas na posição que tem no mercado.

 

Indicadores de que uma empresa está crescendo

Indicadores de que uma empresa está crescendo
Indicadores de que uma empresa está crescendo

Uma empresa pode estar prestes a crescer ou viver um momento de impasse. Em qualquer caso, se você não prestar atenção aos números, você não sabe se você está realmente crescendo. Você pode ter aumentado sua renda, mas você não está crescendo. As despesas podem ter subido e, no entanto, a empresa está experimentando o maior percentual de crescimento de vendas nos últimos anos.

Manter um controle efetivo de receitas e despesas e estar ciente de quando e quanto sua empresa cresce não é fácil. Vamos agora detalhar alguns indicadores nos quais você precisa saber se sua empresa está crescendo.

 

  1. Demonstração de resultados

A declaração de renda faz você se concentrar, não em que renda e o que você gasta, mas nos benefícios. Se sua empresa não está gerando lucros, e tem sido anos sem gerá-los, devemos nos perguntar o que está sendo feito de errado e se realmente temos um negócio que funciona.

É provável que você consiga benefícios , mas temos que reduzir despesas. Nossos ativos podem não estar desempenhando a função que esperávamos. Ou podemos ter aumentado tanto nossa dívida que nossa renda não é suficiente para eliminá-la.

O aumento dos benefícios deve ser sua prioridade. Uma das decisões econômicas recomendadas é não alocar 100% dos benefícios ao pagamento da dívida, mas destinar parte da poupança e chegar a acordos para determinar termos razoáveis ​​nos pagamentos.

 

  1. Taxa de Conversão

Não importa quanto tráfego seu website tenha se sua taxa de conversão for muito baixa. Você está ganhando muito menos dinheiro do que se investisse em técnicas de otimização de conversão.

Ao aumentar suas conversões, você está refinando suas fontes de receita para obter mais desempenho. Você pode aumentar seu volume de negócios demonstrando mais interesse e esforço para melhorar as conversões, em vez de dedicar muito esforço e trabalho à redução de despesas supérfluas cuja influência sobre o negócio é insignificante.

Às vezes, você perde mais quando gasta muito tempo reduzindo pequenas despesas do que quando investe suas habilidades em aumentar a renda.

 

  1. Visibilidade

Quando sua visibilidade aumenta, tanto na Internet quanto na loja ou nas lojas físicas, o número de pessoas que conhecem você e que podem potencialmente se tornar seus clientes também está aumentando.

Medir a visibilidade do seu negócio em grande escala é difícil, embora na Internet possamos medir o tráfego na web. O aumento do nosso tráfego é um indicador de que atingiremos mais pessoas e poderemos aumentar nosso faturamento, embora isso dependa da nossa taxa de conversão.

 

  1. Melhoria da sua marca

É um dado difícil de medir, mas quando sua marca melhora, sua empresa está crescendo qualitativamente. Alguns indicadores que sua marca está melhorando:

As pessoas cada vez mais recomendam seus produtos / serviços. Você está gerando influência e o boca-a-boca está produzindo seus efeitos.

Eles ligam para você para participar de congressos ou conferências em seu setor.

A mídia colocou seus olhos em você e entrou em contato para entrevistá-lo.

Mais e mais empresas querem colaborar ou fazer parceria com você. Eles enviam propostas para continuar promovendo e expandindo seus negócios.

A melhoria da sua marca tem um impacto intangível no aumento do faturamento. Na verdade, você não pode prever com absoluta precisão todos os efeitos de pessoas falando mais e mais sobre você, ou o efeito que sua marca cria nas pessoas.

 

  1. Aumento exponencial das vendas

Há uma diferença significativa entre o crescimento de 2, 5 ou 10%, para experimentar um crescimento exponencial continuado durante o último ano. Isso representa um salto qualitativo de grande importância, que talvez, por exemplo, leve você a aumentar a força de trabalho ou até mesmo abrir nossa sede para seus negócios em outras cidades ou expandir através de franquias.

São sinais de que seu negócio está crescendo e tem um alto potencial de crescimento. Para realizar essas mudanças qualitativas, é muito importante que tenhamos um software de gerenciamento on-line adequado, no qual possamos visualizar efetivamente os dados de vendas e nossa conta de resultados, e podemos compará-los com anos anteriores.

Um erro consiste em acreditar que sua empresa está crescendo, quando na verdade não é um crescimento que é mantido ao longo do tempo. Crescimento pode levá-lo a ganhar confiança e fazer você acreditar que você é melhor do que você está investindo mais e assumir riscos maiores, sem prestar atenção à necessidade de aumentar a poupança a empresa a fornecer mais espaço de manobra.

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário