• Registro de Marcas e Patentes.

Chás orgânicos: como registrar

Chás orgânicos: como registrar | Nos últimos tempos, é notório um aumento na preocupação das pessoas em relação ao meio ambiente de uma forma geral. Isso acontece tanto num aspecto macro no qual empresas se posicionam a favor da preservação bem como engajam nessas questões com campanhas de incentivo, quanto em um aspecto micro, com as ações individuais de cada um no cotidiano. Os chás orgânicos, além de trazerem benefícios para a saúde de quem possui o hábito de tomar, também é fruto dessa preocupação com o meio ambiente. Produzidos de forma natural, sem agrotóxicos, as plantas que atuam como base dessas bebidas não agridem o meio ambiente. Você produz seu chá orgânico e quer uma forma segura de comercializar? Fique conosco neste artigo e saiba como registrar seu chá orgânico!

Aqui você encontrará os seguintes tópicos:

  • O que é um Chá Orgânico e seus benefícios
  • O registro de marca
  • Como registrar chás orgânicos

 

O que é um Chá Orgânico

Os chás orgânicos, como apontado na introdução deste artigo, tratam-se de bebidas feitas a partir de plantas cultivadas naturalmente, sem a utilização de agrotóxicos – fertilizantes e pesticidas – e outros produtos químicos que podem, em algum nível, prejudicar o meio ambiente e também não coloque em risco a vida humana.. Esse tipo de cultivo passa por um processo rigoroso de fiscalização. 

 

Em mercados tradicionais, é possível encontrar esse tipo de chá, mas preze pelas lojas de chá especializadas para ter uma experiência total e não industrializada, que é o objetivo.

 

O registro de marca

Para entender como registrar a sua marca de chá orgânico, primeiro é necessário entender detalhe por detalhe o que é o processo de registro de marca, suas etapas, benefícios e o órgão federal responsável por regulamentar toda a situação acerca dele.

 

Conceitualmente, o registro de marca é um processo que dá o direito a um empresário ou empresa de utilizar o seu nome e logo por todo o território nacional de forma exclusiva por um período de dez anos. Ao final desse período, existe ainda a possibilidade de renovação por mais uma década. 

 

Com benefícios como esses, é natural que o processo seja bem detalhado e que passe por várias etapas, obedecendo normas e princípios que configuram o registro e evitam que aconteça qualquer tipo de plágio. 

 

Por exemplo, antes que o pedido de registro de marca seja deferido, ele é analisado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI, que cuida de toda essa parte de propriedade intelectual, como registro de marca, registro de patente, de software e outras aplicações no setor de indústrias.

 

Para que o pedido de registro seja deferido, é obrigatório que uma marca obedeça alguns princípios. O mais básico deles é conhecido como o princípio da especificidade. Consta nesse princípio que não pode haver duas marcas registradas como um mesmo nome atuando no mesmo segmento. De uma forma mais generalizada, o registro impede que duas marcas de mesmo nome causem confusão na cabeça do consumidor no momento de identificar que são marcas distintas. 

 

Como registrar chás orgânicos

Como foi dito, o processo de registro de marca é, assim como o cultivo das ervas utilizadas na produção de chá, bem segmentado e rigoroso. Para se registrar uma marca de chá orgânico, é preciso enquadrá-la em uma das 45 classes que o INPI segmenta os processos. No caso dos chás, refere-se à classe 30. Mas também é possível que a marca pertença à classe 31, relativo à plantas, flores naturais e afins.

Com o pedido de registro feito juntamente ao INPI e todas as taxas pagas, basta fazer o acompanhamento do processo para registrar a sua marca de chás orgânicos e comemorar o deferimento na companhia de um cházinho.

 

Converse com os nossos consultores e veja detalhes!

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.