• Registro de Marcas e Patentes.

O que é CEO, qual sua função e quais suas características

O que é CEO

Nos últimos anos, o inglês revolucionou a nomenclatura dos negócios. Seja ou não um produto da globalização , a verdade é que muitos termos de origem anglo-saxônica substituíram as tradicionais palavras castelhanas para designar diferentes posições de responsabilidade. Acrônimos são preferidos, e entre eles, o termo CEO parece ser um dos mais utilizados. Mas, realmente, o que significa ser o CEO de uma empresa?

Em particular, a definição exata da sigla é Chief Executive Officer, algo como diretor executivo em tradução livre para o português. Inicialmente serviu para definir a pessoa com a maior responsabilidade dentro de uma corporação anglo-saxônica. O termo CEO foi concebido apenas para designar certas posições de organizações anglo-saxônicas, mas sua expansão por diferentes países forçou a reconversão de sua definição.

Em português, o termo CEO é equivalente ao cargo de diretor executivo da empresa, ou seja, o responsável pela gestão e gestão administrativa de uma empresa. Normalmente, o CEO está presente em organizações multinacionais e de alto perfil. Embora às vezes seu trabalho seja confundido com o presidente da empresa, os dois geralmente realizam dois tipos de tarefas diferentes.

Enquanto o primeiro é responsável pelas estratégias gerais de uma empresa , o segundo é responsável pelas operações que implicarão cada uma dessas estratégias, ou seja, implementar diferentes iniciativas para atender aos objetivos definidos.

Mesmo assim, o trabalho dos CEOs é diferente de acordo com a estrutura de cada organização, uma vez que diferentes combinações podem ser dadas na hierarquia das posições seniores. Normalmente, você deve tomar decisões estratégicas e políticas dentro da empresa. Ele também aconselha o conselho de administração, toma decisões na organização geral e preside as reuniões. Além disso, externamente, tem a responsabilidade de informar os objetivos, realizações e estratégias da empresa.

Outros termos em inglês

Normalmente o CEO tem como subordinados diferentes executivos de áreas específicas, que fornecem informações para tomar suas decisões. Por outro lado, eles também têm diretores diferentes. De fato, esses subordinados têm sua própria nomenclatura anglo-saxônica, normalmente monopolizada por siglas de três letras. O CSO (Chief Science Officer), o CCO (Chief Commercial Officer) ou o CLO (Chief Legal Officer) são alguns deles.

Por outro lado, no organograma há também um gerente que inclui toda a responsabilidade de todas as áreas conhecidas como “gerente geral”. Embora possa parecer, não executa o mesmo trabalho que o CEO e, como poderia ser de outra forma, também tem seu próprio anglicismo: “diretor administrativo”.

O que faz um CEO

CEO entenda o que é

O tamanho da organização pode determinar os deveres do trabalho do CEO. O CEO de uma pequena empresa com recursos ou pessoal limitados é provavelmente mais prático do que uma empresa de médio porte ou uma grande corporação. Além disso, quanto menor a organização, o CEO estará mais próximo da equipe de atendimento ao cliente, enquanto que em uma grande empresa, o CEO não poderá interagir com eles.

– Estratégia

Os CEOs em geral são responsáveis ​​por determinar a direção estratégica da empresa e garantir que ela seja implementada por meio de medidas funcionais. Além disso, eles têm a cabeça na criação da cultura da organização. Por exemplo, um hospital que tenha suas maiores forças na equipe que presta cuidados compassivos e de alta qualidade pode ter um CEO cuja principal preocupação é a construção de um departamento de recursos humanos que tenha os recursos e a experiência para recrutar e contratar. Enfermeiros excepcionalmente qualificados.

– Operações

Muitos CEOs são responsáveis ​​por todos os aspectos de entrar em acordos com seus funcionários, seguradoras de saúde de grupo e provedores de serviços terceirizados, como empresas de processamento de folha de pagamento. Sem um departamento dedicado a recursos humanos, muitos CEOs são negociadores-chefe de contratos, como acordos coletivos ou contratos sindicais. Se o CEO na verdade não negociar contratos, ele pode ser o único representante da empresa com autoridade para assinar contratos ou entrar na empresa em contratos.

– Marketing

Marketing, ou desenvolvimento de negócios, como é frequentemente chamado no nível executivo, envolve o cultivo de relacionamentos com clientes ou clientes em potencial. Os CEOs geralmente têm uma máquina lucrativa, o que significa que eles aproveitam sua posição e seu papel influente para desenvolver um negócio e, portanto, aumentar a lucratividade. Para pequenas empresas e start-ups, o CEO começa com uma etapa de marketing com os credores e investidores, depois sustenta os negócios da empresa por meio do desenvolvimento contínuo de relacionamentos colegiados com clientes, fornecedores e até funcionários.

– Mentoria

Quando a empresa é grande o suficiente para ter uma equipe de gerenciamento sênior, o CEO pode ser um mentor para um líder de empresa sênior ou um diretor cuja aptidão provavelmente será o fator decisivo que será seu sucessor. Tendo em conta as prioridades da competição, os CEOs não podem ser mentores de toda a equipe de gestão, no entanto, eles fornecem orientação geral e supervisão. Se a empresa possui um sistema de gerenciamento de desempenho, o CEO pode avaliar o desempenho do trabalho de cada gerente.

– Finanças

Tarefas contábeis, responsabilidade por declarações de lucros e perdas, lançamentos mensais no diário e desenvolvimento do orçamento anual da empresa estão entre as responsabilidades financeiras do CEO. Para os CEOs cujos trabalhos envolvem funções em recursos humanos, a preparação do orçamento da empresa também inclui a determinação dos salários e benefícios apropriados para o indivíduo. Os CEOs de organizações iniciantes lançam planos de negócios para capitalização e buscam fundos de capital de risco para crescer ou para uma estratégia de saída.

Características importantes para um CEO

– Empreendedorismo: inovação Uma das principais características que devem aparecer no CEO de uma startup é o espírito inovador e o desejo de fazer as coisas do jeito dele. Desta forma, diferentes ideias, metodologias e / ou ferramentas com um caráter inovador marcado provavelmente aparecerão no projeto.

– Mente aberta. Um CEO deve poder trabalhar com diferentes tipos de colaboração, profissionais e equipes funcionais. Com todos eles, uma relação de confiança e colaboração mútua é necessária para estabelecer relações ganha-ganha. Que significa isso? Que ambas as partes possam se beneficiar da colaboração profissional da qual fazem parte.

– Capacidade de autoaprendizagem. O que é um CEO será marcado por sua capacidade de aprender, reciclar e melhorar continuamente. Esse profissional deve ser capaz de trabalhar de forma autônoma e, para isso, deve estar continuamente informado sobre atualizações e novas tendências em sua área profissional.

– Habilidades de comunicação. A / CEO deve ter uma proeminente capacidade de expressar -se, para influenciar o comportamento dos outros e ouvir ativamente abordagens a serem transmitidos.

– Pessoa Resolutiva A equipe espera que o CEO seja capaz de resolver os obstáculos e inconvenientes que o dia-a-dia lhes traz. A tomada de decisões bem-sucedida e a solução eficaz de problemas serão dois fatores que darão confiança à equipe e isso fará com que eles vejam o CEO como uma pessoa com excelente capacidade de desempenhar seu papel.

– Atitude positiva. Outra característica fundamental é que ele tem que transformar obstáculos em oportunidades, espalhando otimismo para a equipe e sendo positivo sobre o futuro do projeto.

O que é CEO
Leonardo DiCaprio interpreta um CEO em “O Lobo de Wall Street” (Reprodução: Internet/ Direção: Martin Scorcese)

– A proatividade será outra característica que definirá o que é um CEO. Proponha ideias, tome a iniciativa em momentos-chave e / ou mostre que tentativa e erro são fundamentais para o projeto, será fundamental para o resto da equipe agir da mesma maneira.

– Tolerância à incerteza: Como CEO e como empreendedor, é necessário ter uma alta tolerância à incerteza, bem como saber lidar com situações de alta ambiguidade. Mostrar autoconfiança será muito importante para transmitir tranquilidade e confiança no projeto para o restante da equipe.

– Atração por adversidades e desafios. Um fator essencial que ajuda a identificar quem é um CEO é a atração que essa pessoa tem pela adversidade, novos desafios e desafios. Se esse recurso não estiver presente na personalidade de um CEO, possivelmente essa pessoa viverá o projeto de empreender com níveis significativamente altos de estresse.

– Paixão: Um bom CEO sente paixão pelo que é dedicado e transmite em seus atos e comportamentos. Mostra e espalha entusiasmo e gosta de fazer o seu trabalho.

Outra característica importante é que o CEO terá a necessidade de ter algum controle sobre seu projeto, bem como de implementar as correções necessárias quando considerar que o projeto não está funcionando de acordo com suas expectativas.

Finalmente, outro recurso que ajuda a identificar quem é um CEO é que eles geralmente têm a intenção e a grande motivação para deixar um legado , para continuar quando não forem mais parte ativa do projeto.

Todos esses requisitos variam em importância, dependendo da empresa e do projeto. Que ele é um bom CEO será muito diferente em uma startup ou em uma multinacional com um grande histórico e volume de negócios.

Diferença entre CEO e Presidente

Em geral, o diretor executivo (CEO) é considerado o mais alto executivo de uma empresa, enquanto o presidente é o segundo em comando. No entanto, dependendo do tamanho e da estrutura da empresa, o diretor executivo e o presidente podem ser a mesma pessoa ou até mesmo o proprietário da empresa pode desempenhar o papel de presidente e CEO.

Nas multinacionais, o diretor executivo geralmente é quem dirige a empresa e se reporta ao conselho de administração (geralmente acionistas), que estabelece as políticas de gestão corporativa e decide o panorama geral da organização. O conselho de administração é responsável pelas funções executivas, o CEO é responsável pela integração política da empresa nas operações do dia-a-dia, o CEO muitas vezes (mas nem sempre) cumpre o papel de presidente do conselho.

O presidente de uma empresa geralmente ocupa o cargo de diretor de operações (COO). O Diretor de Operações é responsável pelas operações do dia-a-dia e possui vice-presidentes para diferentes partes da empresa.

Como indicado acima, o CEO nem sempre é o presidente do conselho de administração e o presidente nem sempre é o diretor de operações. O objetivo final da gestão de negócios é a gestão eficaz do relacionamento entre proprietários e tomadores de decisão e aumentar o valor dos acionistas.

Se a empresa for grande o suficiente para ter uma hierarquia executiva, o proprietário é a autoridade máxima e o tribunal de apelação final.

Confira as funções de maneira mais específica:

– CEO

O que é um CEO

Um CEO é aquele que ocupa a posição mais importante na empresa, geralmente é o seu fundador, estabelece as estratégias levando em conta o contexto atual e futuro, isso significa que ele está ciente do orçamento e dos investimentos. É quem define o propósito, a missão e a visão. E é responsável por fornecer os recursos necessários (financeiros, humanos, físicos e intangíveis) para a empresa sobreviver.

A revista Harvard considera Jeff Bezos CEO da Amazon (comércio eletrônico), John Martin CEO da Gilead (empresa biofarmacêutica) e John Chambers CEO da Cisco Systems (telecomunicações) como os 3 melhores CEOs de estatura internacional.

A revista de negócios de prestígio indica que a idade média de um CEO é de 59 anos, geralmente tem um mestrado em administração de empresas e recebe um salário de aproximadamente 12,1 milhões de dólares por ano.

– Presidente

Os presidentes das maiores empresas do mundo, como Jeff Immelt, da General Electric, Frits van Paasschen, Hotéis Starwood (empresa hoteleira), Paul Walsh Compass (alimentação e transporte), ou fundador Allan Zeman Lan Grupo Os Kwai Fong (restaurantes) concordam que, para conduzir sua empresa no caminho certo, os presidentes devem ter objetivos claros e que o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional é muito importante.

Diretor geral

É quem executa a estratégia de negócios e é responsável por fornecer os meios necessários para realizá-la. Sua posição afeta diretamente os funcionários e sua produtividade. Ele está em contato com os diretores de diferentes áreas. Sua posição se concentra em três coisas:

Relacionamento com o pessoal

Transmissão de informação

Tomada de decisão

As pessoas nesta área têm cerca de 40 anos de idade, falam inglês e, em alguns casos, têm um nível competitivo de francês. Ele é uma pessoa com grande capacidade de negociação, que sabe guiar resultados, possui alta capacidade intelectual e na maioria dos casos tem disponibilidade para viajar.

Em pequenas e médias empresas, a mesma pessoa geralmente lidera a organização e executa todas as três funções, razão pela qual a diferença entre as três posições é mais marcada em grandes empresas e multinacionais.

Registro de marca

Esse artigo está bem explicativo sobre como a liderança e a competência são importantes dentro de uma empresa, principalmente quando sua marca está em jogo. E nesse caso, promover segurança para seu negócio ainda é mais importante, por meio do registro de marca. Entre em contato agora mesmo conosco caso tenha interesse e tire todas as suas dúvidas!

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário