Quais as vantagens e desvantagens de um negócio online?
  • Registro de Marcas e Patentes.

Quais as vantagens e desvantagens de um negócio online?

vantagens e desvantagens de um negócio online

Vantagens e Desvantagens de um negócio online | A internet mudou a vida de todas as pessoas sem sombra de dúvidas. As pessoas começaram a buscar cada vez mais por comodidade. E uma das melhores novidades do século XXI trazidas pela internet é a possibilidade de fazer muito dinheiro sem sair de casa. O mercado digital tem se mostrado uma excelente opção para quem quer trabalhar dentro do conforto do lar. É uma alternativa também para complemento de renda. Então, hoje vamos falar das principais vantagens e desvantagens de um negócio online. Aqui você encontrará os seguintes tópicos:

  • 10 vantagens de um negócio online
  • Desvantagens de um negócio online
  • Como proteger seu negócio online

10 vantagens de um negócio online

vantagens de um negócio online

1. Baixo Investimento

Montar um negócio físico pode ter gasto gigantescos que acabam impedindo o crescimento de uma empresa. Por exemplo, um aluguel mensal do espaço que está sendo utilizado, a decoração e estrutura interna do estabelecimento. Esse investimento no espaço pode ser revestido em estruturação do seu negócio online, ou mesmo como uma economia para o controle de gastos no começo do seu projeto. É fato que um negócio online não é necessário um investimento inicial tão quanto o de um espaço físico.

2. Maior público

Uma das vantagens mais óbvias de um negócio online está relacionado com o público que é possível atingir através da internet. Por meio das várias ferramentas oferecidas, principalmente as providas pelo Google – estratégias de SEO, Google Analytics, Google Meu Negócio, dentre outras – e pelas Redes Sociais, sobretudo Facebook e Instagram -, é possível que sua marca se torne ainda mais conhecida em um menor período de tempo. O marketing digital tem provocado grandes mudanças no mercado da atualidade! Sem a necessidade de uma loja física na qual as pessoas precisam se deslocar para adquirir produtos ou serviços, ou passar por perto para ter conhecimento, uma loja online pode catapultar a fama da sua marca e trazer lucros.

3. Horários flexíveis

A grande maioria da população ainda vive uma rotina fixa de horário de trabalho. Em cidades muito populosas e de grande extensão territorial, é normal que as pessoas saiam de casa às sete da manhã para chegarem ao trabalho uma ou duas horas depois. O mesmo caminho precisa ser feito na volta, o que resulta em quatro horas a menos no seu dia apenas dedicados ao transporte. Esse é um tempo que praticamente não te trás retorno e que poderia ser investido na realização de alguma outra atividade. A produtividade é bastante valorizada no mundo do empreendedorismo.  Com o homeoffice, é possível você estabelecer a sua própria rotina e a depender do seu segmento de atuação, trabalhar na hora do dia em que quiser.

4. Redução de Gastos

O que apontamos acima sobre a rotina também entra nesse tópico. Com um trabalho em homeoffice, você acaba reduzindo os gastos com transporte. A economia em passagem de ônibus ou metrô, ou mesmo com combustível para o seu carro pode ser muito significante no final do mês. Ainda que a relação de economia pareça ser um cobertor curto em que você economiza por um lado e gasta mais por outro, no final, quando tudo é colocado na ponta do lápis, é perceptível a economia.

5. Redução do estresse com rotina

O fator psicológico e a saúde mental são elementos que devem ser prioritários na vida de qualquer pessoa. Trabalhar de casa pode significar uma redução do estresse, já que você fica menos exposto a possíveis situações que causem desconforto público. Lidar com muitas pessoas, adversidades no trânsito, ter que sair de casa em tempo de chuva, dentre outros fatores.

6. Conforto

Com a flexibilidade de trabalhar em casa você consegue escolher os melhores horários para trabalhar, no conforto da sua casa. Uma ótima dica é investir parte do orçamento da montagem do seu cantinho de trabalho, criando um mini escritório em casa com uma boa mesa e uma cadeira confortável para passar o dia.

7. Você é seu próprio chefe

Uma das grandes vantagens de ter o seu próprio negócio online é que você é seu próprio chefe. Muitas pessoas tem dificuldade de lidar com superiores, talvez por terem tido algumas experiências ruins em relação a isso ou mesmo por não concordarem com posicionamentos, estratégias, etc. Um negócio próprio te dá a liberdade de agir como você achar melhor, sem precisar prestar esclarecimentos para terceiros a respeito de tudo.

8. Mais tempo para se dedicar aos hobbies e família

Assim como já ressaltamos em alguns tópicos acima, o fato de estar em casa e economizar tempo e gastos com deslocamento, você pode reverter essas horas do seu dia para horas de lazer, por exemplo. Aproveitar seus hobbies também é uma maneira eficiente de ser feliz e distrair um pouco a cabeça, com o intuito de aumentar a sua produtividade nas horas dedicadas ao trabalho. A proximidade com a família também é um fator a ser destacado nesses momentos, caso você ainda divida a casa com um marido, uma esposa, irmãos, pais ou qualquer outro laço estabelecido.

9. Menor custo em manutenções

Sustentar um negócio online é categoricamente mais barato do que um negócio físico, por diversos fatores. Em alguns casos, você precisará investir em um domínio para o seu site, ou não precisará gastar nada divulgando seus produtos ou serviços nas redes sociais. Em contrapartida, em um estabelecimento físico existem diversos gastos que podem ser considerados fixos em cada mês.

10. Os seus sonhos não têm limites

A internet não tem limites e os seus sonhos também não! É possível alcançar voos muito altos por meio das redes, e é nessas possibilidades que você precisa se agarrar. Walt Disney, grande idealizador de uma das maiores empresas e conglomerados de todos os tempos, certa vez disse: “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”. Acreditando nos seus sonhos, você pode chegar a lugares que talvez nem você mesmo tenha imaginado.

As desvantagens de um negócio online

Agora que conhecemos as várias vantagens de um negócio online, é hora de ponderar os lados negativos. No fim das contas, nem são tantos e você perceberá que a conta fecha a favor do negócio online.

Dificuldade em separar o horário de trabalho e lazer

A pandemia e a obrigatoriedade do homeoffice serviram para nos ensinar diversas questões acerca do trabalho remoto. Uma das situações que foram apresentadas estão relacionadas exatamente com a separação do horário de trabalho e o horário de lazer. Muitas pessoas sentem dificuldade em fazer essa segmentação e ter bem definidas as estratégias para ter a hora de trabalho e a hora do lazer. Por isso, é fundamental estabelecer uma rotina que se encaixe com as suas necessidades. Além disso, existe o fato de que você é sua própria supervisão.

Trabalhar demais

Outra situação adversa que se apresenta em ter um negócio online é exatamente o trabalho em excesso. Sem ter um horário definido para entrar e sair, pode acontecer de você trabalhar demais no seu dia a dia, até mais do que trabalharia em um ambiente presencial. Algumas pessoas gostam dessa ideia, os chamados workaholic, mas é preciso ter cuidado para não sobrecarregar a si mesmo com as atividades laborais.

Exclusão social

Essa pode ser desvantagem para muita gente, mas também pode significar alívio para alguns. Uma rotina de homeoffice reduz bastante o número de relações sociais estabelecidas ao longo do dia. Seja em um ônibus que você pega, ou um companheiro de trabalho com o qual você se relaciona mais. Essa ausência de relações sociais pode acarretar em resultados negativos na esfera social à longo prazo. Portanto, esteja atento a essas situações.

Como proteger o seu negócio online

como proteger seu negócio online

Em linhas gerais, percebemos que um negócio online pode ser extremamente benéfico, principalmente em situações em que se está iniciando um empreendimento. Entretanto, a alta exposição na internet, sobretudo nas redes sociais, estamos sujeitos a algumas situações chatas de cópia. É fundamental proteger o seu negócio online e não há melhor maneira de se fazer isso senão registrando a sua marca!

A Arena Marcas & Patentes é uma empresa especializada nesse segmento de propriedade industrial. Lidamos com situações como as citadas acima todos os dias e oferecemos as melhores soluções para cada caso. Já são mais de 60 anos de tradição e mais de 25 mil marcas registradas oficialmente junto ao INPI. Ligue gratuitamente para 0800 140 1414 e confira as condições para proteger a sua marca!

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe uma resposta