Seja Bem vindo ao Blog Oficial do Registro de Marca – O artigo será sobre o Steve Jobs.
Steven Paul Jobs um empresário e inventor estadunidense, fundador e, até o momento de sua morte, presidente de uma das maiores marcas da atualidade: a Apple. Além disso, Steve Jobs, como era comumente chamado, foi diretor executivo da companhia de animação infantil Pixar e maior acionista individual da The Walt Disney Company.
Nascimento e juventude
Nascido em São Francisco, na Califórnia, no dia 24 e fevereiro de 1955, foi entregado para a adoção, já que seus pais não puderam cria-lo. Já era considerado uma mente brilhante quando era novo, ao entrar, apenas com 17 anos, na Universidade Reed College. Contudo, depois de 6 meses de estudo, Steve Jobs desistiu dos estudos. Em entrevistas anos mais tardes, o inventor disse que aquela foi a melhor coisa que podia fazer na época, tendo em vista que assim poderia se dedicar as coisas que realmente o interessavam. Continuou frequentando o campus por mais 18 meses, indo às aulas como observador. Foi nesse período que Steve Jobs fez o curso de caligrafia por ele tão mencionado, que viria a influenciar na tipografia do Macinstosh.
Carreira na Apple
Sua carreira de sucesso começou quando, na década de 70, em parceria com Steve Wozniak e Mike Markkula, Steve desenvolveu um computador ao qual deu o nome de Apple II, o que despertou interesse nas grandes indústrias de tecnologia da época. O começo da década de 80 foi marcado pela mente visionária de Steve ter notado um promissor potencial nos computadores pessoais, o que resultou na invenção do Macintosh, comumente chamado de Mac.
Contudo, em 1984, devido a desentendimentos com o então presidente da empresa John Sculley, aliado à personalidade excêntrica e difícil de Jobs, este saiu da empresa e fundou a NeXT. Esta, por sua vez, viria a ser comprada pela Apple em 1996, com interesse nos sistemas operacionais desenvolvidos por Steve. Com essa compra, ele se tornou CEO da Apple, cargo que ocupou até 2011.
A partir dessa volta a Apple ramificou suas áreas, que agora tinha departamentos especializados em eletrônica, telecomunicações e músicas digitais. Os produtos mais conhecidos que Jobs teve grande influência no desenvolvimento é o Iphone e Ipod, tocador de música ligado a uma venda legal pela internet, no software chamado de Itunes.
Pixar e Disney
Em 1986, Steve comprou, pelo valor de 10 milhões de dólares, uma empresa especializada em animação infantil: a Pixar Studios. Essa companhia foi responsável por produzir desenhos de sucesso, tais como Procurando Nemo, Carros, Toy Story, dentre outros. Mais tarde, em 2006, a Disney comprou a Pixar, o que tornou Steve Jobs o maior acionista individual da companhia.
Falecimento
Vítima de um câncer de pâncreas com o qual lutava desde 2004, Steve Jobs faleceu no dia 5 de outubro de 2011, deixando um legado memorável para a história da tecnologia.
Talvez se Interesse