Registro de Marca em Natal | Natal é uma cidade brasileira situada no estado do Rio Grande do Norte, do qual é a capital, localizada na região nordeste do Brasil. É uma das cidades mais tradicionais do Brasil muito lembrada pelas dunas características daquela região e foi fundada em 25 de dezembro de 1599. Natal possui esse nome devido, obviamente, à data na qual foi fundada. Possui ainda alguns apelidos como “A Cidade do Sol”. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a população de Natal é de 884 122 habitantes, sendo a cidade mais populosa do seu estado e a vigésima cidade mais populosa do Brasil. A região metropolitana de Natal, no entanto, é bem mais populosa e corresponde a mais de um milhão de habitantes, de modo que figura entre os quatro maiores aglomerações urbanas do nordeste e a décima mais populosa do Brasil.
De acordo com o PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, órgão das Nações Unidas responsável pelo cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH de Natal é considerado alto. Para a entidade, os valores compreendidos entre 0,7 e 1 são altos, de modo que quanto mais próximo de 1, mais desenvolvida é a cidade. O IDH de Natal corresponde a um valor de 0,763.
História
Por ser uma cidade muito antiga no cenário da sociedade civilizada aos moldes europeus, Natal possui uma história muito rica e repleta de importantes acontecimentos. No entanto, era uma terra já povoada antes mesmo da chegada dos colonizadores portugueses. As tribos indígenas que habitaram essa região litorânea eram os tupis e os potiguaras.
Com a chegada dos portugueses, o primeiro período importante na região foi o que corresponde à criação das Capitanias Hereditárias e naquela região foi criada a Capitania de Rio Grande. A colonização foi difícil pois os portugueses encontraram uma resistência muito forte daqueles povos indígenas – que já haviam outras tribos para o interior do território brasileiro anteriormente. Além disso, a aparição de piratas franceses naquela região em anos seguintes também dificultou o crescimento da colônia portuguesa no local.
Sabe-se que a cidade fora fundada no dia 25 de dezembro, mas não se tem um registro exato de quem tenha feito o processo. Historiadores apontam diferentes nomes que possam ter se responsabilizado, mas são apenas teorias, nada realmente oficial.
O desenvolvimento de Natal é considerado bem lento durantes os seus primeiros séculos de existência e isso foi só mudar na primeira metade do século XX. Os anos vinte foram muito produtivos e Natal passou a destacar-se na aviação.
Dessa forma, durante o período da Segunda Guerra Mundial, Natal consolidou-se como uma importante base militar do território brasileiro muito devido a presença dos militares e de aliados naquela região.
Economia
Natal é uma das cidades mais importantes do nordeste no que diz respeito à economia e é a mais importante do seu estado. Os números mostram: Natal, sozinha, concentra cerca de 40% da arrecadação de capital do Rio Grande do Norte. A principal fonte é proveniente do setor terciário da economia com variantes entre os segmentos de comércio varejista e atacadista.
O turismo também é uma atividade de relevância em Natal, visto que recebe, anualmente, cerca de dois milhões de turistas. A Praia de Ponta Negra é um dos cartões-postais da cidade, além do Parque das Dunas que também é um grande atrativo para os turistas.
Registro de Marca em Natal
Natal é uma cidade que possui um papel fundamental na economia do estado do Rio Grande do Norte, sendo o principal polo industrial e econômico daquela região, além de prestar um papel de referência na região nordeste e contribuindo amplamente no cenário brasileiro. É uma cidade bastante propícia à criação de novos negócios e empreendimentos.
O Registro de Marca é um título concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI, que colabora com a manutenção e crescimento de novos negócios. Isso porque é por meio desse título que uma marca, empresa e seus produtos se protege do plágio e da utilização alheia, que pode prejudicar os ganhos de diversas maneiras. A proteção concedida dura por um período de dez anos e é renovável ao final desse decênio.
O empresário que detém o título de registro para a sua empresa possui o direito de utilizar o nome, a logo, a marca como um todo de maneira exclusiva, de modo que o uso indevido por partes de terceiros são passíveis de punição.
Além de proteger a marca por um longo período, o registro de marca é um processo que acarreta em benefícios indiretos para uma empresa. Veja bem, uma marca que é registrada em todo o território nacional pode transmitir ainda mais uma imagem de confiabilidade e credibilidade para os clientes. Dessa forma, a médio e longo prazo pode resultar em um processo de fidelização desses clientes que, gostando dos serviços e da qualidade dos produtos, dificilmente optará por outros serviços semelhantes.
A Arena Marcas e Patentes é uma empresa especializada no segmento de registro de marcas, patentes, software e outros que enquadram nos moldes da propriedade intelectual e de bens intangíveis. Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Arena Marcas é atuante no mercado, atendendo clientes de todas as partes do Brasil e já possui uma tradição de mais de 60 anos, com mais de 17 mil marcas registradas em parceria com o INPI.
Isso é possível graças à equipe altamente qualificada com a qual trabalha, dentre profissionais de Direito, mestres em Administração e consultores experientes, todos conhecedores de todos os processos relativos ao registro de propriedades intelectuais. A Arena Marcas preza sempre pela qualidade no atendimento e a transparência com o cliente ao longo de todas as etapas fornecendo as informações para melhor auxiliar o cliente.
Quer fazer o Registro de Marca em Natal? Ligue já: