Registro de marca em Delfim Moreira – MG – O município mineiro de Delfim Moreira teve seu processo de formação iniciado com a chegada dos bandeirantes paulistas em busca de ouro. O primeiro nome dado ao local foi Descoberto, tendo passado a se chamar Descoberto do Itagybá, do tupi, “braço de pedra”, a junção de itá (pedra) e îybá (braço), fazendo menção a uma cachoeira de pedras, e, posteriormente, Itajubá.
Assim, com as novas divisões territoriais, a vila original que deu origem a Itajubá se tornou o município de Delfim Moreira e Itajubá se desenvolveu em outro ponto mais abaixo. Delfim Moreira teve sua economia inicial ainda baseada na extração aurífera, o que não durou muito devido ao esgotamento desse recurso, o que levou a agricultura a ser a principal atividade desenvolvida no local, sendo ela marcada pela fruticultura, pelo cultivo de milho, feijão e fumo e pela criação de gado e suínos, ambos principalmente para fins de subsistência.
Dessa maneira, começou-se a praticar também comércio com o Vale do Paraíba paulista, obtendo trocas por ferro, pólvora e sal. Já no começo do século XX, a fruticultura, anteriormente exercida basicamente para subsistência, passou a ter grande importância a partir da instalação das primeiras fábricas de polpas, o que foi responsável pelo desenvolvimento da produção de marmelo, pela qual a cidade é historicamente conhecida, além de pela plantação de batata e pelo leite.
Com o desenvolvimento da fruticultura, grandes fábricas se instalaram na região e os próprios delfinenses criaram suas próprias indústrias no setor, o que configurou tal atividade agrícola e a indústria de polpas como bases da economia local. Hoje, já com aproximadamente 8 200 habitantes e PIB de 37 756, 119 mil reais, Delfim Moreira apresenta forte potencial turístico ligado principalmente ao ecoturismo.
No alto da Serra da Mantiqueira, a cidade tem belas paisagens e muitas cachoeiras, além do único mosteiro rural do país, o Santa Maria de Serra Clara, e do famoso Mirante da Pedra Malhada, que proporciona uma linda vista da região e possibilita a prática de diversos esportes radicais.
O registro de marca em Delfim Moreira – MG – Arena Marcas e Patentes
Assim, marcada pela presença de empresas tanto de grande porte, quanto de pequeno, Delfim Moreira tem grande movimentação de capital com essas organizações, sendo necessário que elas sejam protegidas legalmente, o que é feito por meio do registro de marca.
A marca é uma parte muito importante da empresa, pois representa uma forma de identificação dela, sendo parte importante da relação com o cliente e, assim, passa a ser um referencial de qualidade do produto ou serviço oferecido.
Desse modo, se faz extremamente necessário protegê-la legalmente, de maneira a proteger também a originalidade dos produtos, serviços e ideias, seno essa a finalidade do registro de marcas. Assim, ao registrar sua marca, se tornam exclusivos os direitos de exploração dela, sendo possível impedir o uso não autorizado por terceiros.
É possível, ainda, valorizar o patrimônio da empresa depois do registro, o que ocorre em muitos casos nos quais a empresa passa a valer mais. É um empreendedor delfinense ou deseja empreender na cidade? A Arena Marcas e Patentes, há mais de 30 anos no mercado, a única empresa do segmento que atende a todos os municípios mineiros, pode te ajudar a obter os direitos sob sua marca, garantindo seus direitos de exploração e assegurando a imagem real dela. Ligue, confira as condições e faça seu registro conosco!