Registro de marca em Curvelo - MG - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

Registro de marca em Curvelo – MG

O registro de marca em Curvelo - MG - Arena Marcas e Patentes

Registro de marca em Curvelo – MG – O município mineiro de Curvelo teve seu processo de formação iniciado com a chegada dos paulistas e baianos que, percorrendo os caminhos dos rios São Francisco e Guacuí em busca de metais e pedras preciosas, se estabelecia às margens do ribeirão Santo Antônio.

Assim, foi construída uma pequena capela no local e, ao seu redor, começou a se formar um povoado, que seria elevado a distrito, sendo subordinado a Sabará e, posteriormente, a vila e, desse modo, se tornaria a cidade que é hoje.

Curvelo, que tem esse nome devido ao Padre Antônio Corvelo de Ávila, que por lá se estabeleceu, recebeu muito destaque pela cotonicultura, cultivo de algodão, sendo conhecida inclusive como “terra do ouro branco” devido à cor do produto vegetal, e tendo sido pioneira da indústria têxtil mineira, com a instalação da primeira fábrica de tecidos de Minas Gerais.

Também teve destaque a indústria de óleos, além da agropecuária e dos serviços. Hoje, Curvelo tem aproximadamente 79 630 habitantes e um PIB de 1 354 417, 01 mil reais. A cidade é conhecida carinhosamente por “Portal do Sertão” devido à sua localização geográfica mais afastada da capital, situada mais ao norte de Minas Gerais.

Economia e o Turismo

Assim como já foi dito, a cidade de Curvelo destaca-se na agricultura e no cultivo de algodão como uma das principais atividades econômicas exercidas na cidade. Além disso, o turismo também é um ramo que pode ser bem explorado na cidade sobretudo no que diz respeito à construções históricas de cunho religioso.

De acordo com o PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o IDH de Curvelo é considerado alto, com um total de 0,713. De acordo com o órgão da ONU, os índices considerado altos são aqueles que ultrapassam a marca de 0,7, de modo que quanto mais próximo de 1, maior é o IDH daquela região, cidade, estado ou país.

Entre os principais pontos turísticos de Curvelo, pode-se destacar o Centro Cultural de Curvelo,  que abriga um museu, uma sala de multimídia, galerias de arte e uma biblioteca. Esse espaço conta, entre outras coisas, com boa parte da história de curvelo, com a participação de artistas locais. 

Registro de Marca em Curvelo: Basílica de São Geraldo

A Basílica de São Geraldo também é um local que merece destaque, sendo a segunda basílica dedicado ao santo no mundo. A primeira, fica em Materdomini, na Itália, onde ele havia sido enterrado.

Além disso, outra atividade que merece destaque é o Forró de Curvelo, uma festa tradicional na região que acontece anualmente e que atrai diversos turistas de todos os pontos de Minas Gerais, sobretudo de cidades vizinhas e outros polos menores ao redor do estado. Ainda atrai também diversos turistas da capital, ainda que diste 124km de Belo Horizonte. O Forró de Curvelo acontece em meados de julho, em pleno inverno, com barracas dispostas em praça pública, shows de artistas nacionais e até concursos de música popular. 

A população de Curvelo ainda é considerada empreendedora, com diversas micro empresas fundadas e que atuam na região. O Registro de Marca em Curvelo é fundamental e pode colaborar com o seu crescimento e ainda proteger de prejuízos futuros relacionados a plágio e outros contratempos.

O registro de marca em Curvelo – MG – Arena Marcas e Patentes

Assim, marcada pela presença de empresas tanto de grande porte, quanto de pequeno, Curvelo tem grande movimentação de capital com essas organizações, sendo necessário que elas sejam protegidas legalmente, o que é feito por meio do registro de marca. A marca é uma parte muito importante da empresa, pois representa uma forma de identificação dela, sendo parte importante da relação com o cliente e, assim, passa a ser um referencial de qualidade do produto ou serviço oferecido.

Desse modo, se faz extremamente necessário protegê-la legalmente, de maneira a proteger também a originalidade dos produtos, serviços e ideias, seno essa a finalidade do registro de marcas. Assim, ao registrar sua marca, se tornam exclusivos os direitos de exploração dela, sendo possível impedir o uso não autorizado por terceiros.

É possível, ainda, valorizar o patrimônio da empresa depois do registro, o que ocorre em muitos casos nos quais a empresa passa a valer mais.

É um empreendedor curvelano ou deseja empreender na cidade? A Arena Marcas e Patentes, há mais de 30 anos no mercado, a única empresa do segmento que atende a todos os municípios mineiros, pode te ajudar a obter os direitos sob sua marca, garantindo seus direitos de exploração e assegurando a imagem real dela. Ligue, confira as condições e faça seu registro conosco!

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe uma resposta