Registro de marca em Coronel Pacheco – MG – O município mineiro de Coronel Pacheco teve seu processo de formação iniciado com a formação do Povoado de São Vicente, que tem esse nome devido à Fazenda de São Vicente, de onde vieram as terras em que isso se deu.
Posteriormente, o Coronel Carlos Chagas doou terras para o povoado, dando origem ao território que hoje corresponde à cidade, o que conferiu a ele o título de fundador, tendo a praça principal recebido seu nome em forma de homenagem. Assim, o Povoado de São Vicente, que passou a se chamar Povoado Lima Duarte, foi elevado a distrito, subordinado a Juiz de Fora, recebendo o nome de Água Limpa.
Em seguida, o distrito de Água Limpa passa a pertencer a Rio Novo e inicia seu desenvolvimento ao redor da Estação Ferroviária Coronel Pacheco, assumindo o nome de Vela de Água Limpa devido ao clima e às terras favoráveis ao cultivo.
Por fim, antes de sua emancipação, o distrito volta a ser subordinado a Juiz de Fora e assume o nome de Coronel Pacheco em homenagem ao filho do fundador da cidade, José Manoel Pacheco, grande fazendeiro que foi responsável pela importante Companhia Agrícola de Juiz de Fora.
Hoje, com aproximadamente 3000 habitantes e um PIB de 20 639, 466 mil reais, Coronel Pacheco tem como principais atividades econômicas a agropecuária e a avicultura, com significativa presença de gado leiteiro e do cultivo de arroz, feijão, café, banana, milho e mandioca. Além disso, a cidade está associada à AMPAR (Associação dos Municípios da Microrregão do Vale do Paraibuna) e é sede do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite, da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), sendo referência nacional neste campo.
O registro de marca em Coronel Pacheco – MG – Arena Marcas e Patentes
Assim, marcada pela presença de empresas tanto de grande porte, quanto de pequeno, Coronel Pacheco tem grande movimentação de capital com essas organizações, sendo necessário que elas sejam protegidas legalmente, o que é feito por meio do registro de marca.
A marca é uma parte muito importante da empresa, pois representa uma forma de identificação dela, sendo parte importante da relação com o cliente e, assim, passa a ser um referencial de qualidade do produto ou serviço oferecido.
Desse modo, se faz extremamente necessário protegê-la legalmente, de maneira a proteger também a originalidade dos produtos, serviços e ideias, seno essa a finalidade do registro de marcas. Assim, ao registrar sua marca, se tornam exclusivos os direitos de exploração dela, sendo possível impedir o uso não autorizado por terceiros. É possível, ainda, valorizar o patrimônio da empresa depois do registro, o que ocorre em muitos casos nos quais a empresa passa a valer mais.
É um empreendedor pachequense ou deseja empreender na cidade? A Arena Marcas e Patentes, há mais de 30 anos no mercado, a única empresa do segmento que atende a todos os municípios mineiros, pode te ajudar a obter os direitos sob sua marca, garantindo seus direitos de exploração e assegurando a imagem real dela. Ligue, confira as condições e faça seu registro conosco!