Registro de marca com especificação de livre preenchimento | Abrir o seu próprio negócio não é uma tarefa fácil. Para quem tem a pretensão de ser independente financeiramente e ser o seu próprio chefe, no entanto, começar um empreendimento é o único caminho. Para chegar ao sucesso, contudo, deve-se passar por diversos obstáculos.
A construção de uma marca forte, que realmente passe credibilidade e atraia clientes é um dos principais desafios do mundo do empreendedorismo. A marca são os elementos (nome e logo) que serão apresentadas ao público-alvo para identificar a sua empresa ou produto. Não basta, porém, apenas construir uma marca, mas sim consolida-la no mercado e protegê-la.
O registro de marca é um processo feito junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que visa conceder o direito de exclusividade para aquela marca registrada em seu segmento de atuação. Construir elementos que realmente transmitem a essência da empresa ou produto não é fácil. Por esse motivo, é de extrema importância que eles sejam protegidos e exclusivos em todo o território nacional.
O processo de registro de uma marca possui várias etapas e pode durar por até 10 meses. O procedimento conta com diversas variáveis e outros fatores que fazem com que seja recomendado a ser realizado por um profissional da área. Uma dessas variáveis são as especificações de preenchimento, que envolvem diretamente no valor da taxa a ser paga para entrar com o processo. Acompanhe os próximos tópicos para entender o que é o registro de marca com especificação de livre preenchimento.
Você encontrará os seguintes tópicos:
- O que é o registro de marca com especificação de livre preenchimento?
- Por que contar com um profissional no registro de marca com especificação de livre preenchimento?
O que é a especificação de livre preenchimento? – Registro de marca em BH
O processo de registro de marca funciona em classes. São 45 classes, onde cada uma contempla um grupo de segmentos de atuação diferente. Esse tipo de divisão serve para facilitar o INPI nas análises do registro.
Obviamente, no entanto, não existem apenas 45 segmentos de atuação em que uma empresa ou um produto podem ser enquadrados. Por esse motivo, cada uma dessas classes contém subclasses: especificações que devem ser marcadas ao dar entrada no processo de registro de marca e ajudam a identificar o segmento da marca.
O INPI disponibiliza diversas especificações pré-aprovadas em cada classe para que o titular enquadre a marca a ser registrada. No entanto, algumas vezes, as especificações não são suficientes para identificar o segmento de maneira eficiente. Nesses casos, deve-se optar pelo registro de marca com especificação de livre preenchimento.
A especificação de livre preenchimento consiste no que o próprio nome propõe. Ao invés de enquadrar a sua marca em algumas das especificações pré-aprovadas pelo INPI, o titular pode escrever, livremente, do que o seu negócio se trata.
Por que contar com um profissional no registro de marca com especificação de livre preenchimento?
O registro de marca, no Brasil, diferentemente de outros países que o têm como processo judicial, é um processo administrativo. Entre outras coisas, isso significa que ele pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que representada por um CPF ou um CNPJ.
No entanto, o processo de registro pode ser um tanto quanto complicado. No registro de marca com especificação de livre preenchimento, por exemplo, é preciso ter cuidado na escrita e na escolha da classe. Caso não deixe claro para o INPI o setor de atuação, ou enquadre a marca na classe errada, o processo pode ser indeferido. Sendo assim, o titular teria perdido o seu tempo e investimento.
Por esse motivo, a melhor alternativa é contratar uma empresa especializada no processo. A Arena Marcas & Patentes possui décadas de atuação no mercado, tendo registrado marcas em todo o território nacional. Além dos serviços de excelência, a empresa possui os melhores preços e condições de pagamento. Ligue já!