• Registro de Marcas e Patentes

Qual o melhor momento para registrar uma marca?

O Melhor momento para se registrar uma marca é sempre antes de divulgar a ideia para o público, pois se você divulgar sua marca antes de ter o registro alguém pode registrar na sua frente e todo o tempo que foi investido na construção daquela marca seria perdido, então para se evitar problemas o melhor momento é antes de iniciar qualquer aparição ao público.

Melhor registrar a marca antes ou depois do CNPJ

O registro de marca pode ser feito tanto em CNPJ como no seu CPF, muitas vezes não vale a pena esperar a criação do CNPJ para registrar a marca, pois a criação do CNPJ pode demorar e isso pode colocar o nome do projeto em risco. A validade do registro tanto no seu CPF como no seu CNPJ o investimento e válidade dos dois é o mesmo, então não espere para registrar a sua marca. Registre imediatamente.

Verificar a viabilidade do nome no momento do registro da marca.

Pesquisar se aquele nome está disponível é talvez mais importante do que solicitar o registro propriamente dito, pois verificar se ninguém solicitou o registro, garante um resultado de exito no final do processo de registro da marca, durante esse artigo vamos falar sobre as etapas do registro de marca e o principal momento será a pesquisa.

Registrar a marca antes ou depois da criação da Logo

O registro da marca pode ser feito tanto com a logomarca, que chamamos de registro MISTO (Nome+Logomarca) ou pode ser feito somente o registro NOMINATIVO. Algumas criações de identidade visual e logomarca pode demorar muitos dias e durante esse periodo alguém pode pensar no mesmo nome e registrar o seu nome, assim além do investimento em tempo que será perdido o investimento no desing gráfico que estava desenvolvendo a marca será perdido e o prejuízo será certo. Então, em casos onde até mesmo a logo não foi criada ainda, podemos fazer o registro NOMINATIVO da marca em seu CPF e ter prioridade sobre aquele nome diante o governo federal.

 O melhor momento para registrar sua marca é AGORA.

Se sua marca ainda está desprotegida entre em contato com um especialista Arena Marcas e Patentes e Registre hoje mesmo sua marca de forma rápida e segura.

Registro de Marca quais são as etapas do básico ao avançado

Muitas empresas ao explicar o processo de registro de marca não entram em detalhes sobre todo o procedimento de registro de marca, porém ter todas as informações pode ser uma questão segurança para sua marca, esse tipo de informação pode fazer toda a diferença no negócio e no futuro da empresa por isso vamos explicar o processo de registro de marca de DUAS formas, uma forma SIMPLIFICADA e outra DETALHADA, se você conseguir ler sobre o processo de registro DETALHADO é um ótimo caminho, se conseguir aprender sobre a SIMPLIFICADO ótimo também, pois o básico já vai te colocar na frente

Registro de Marca Simplificado

Vamos aprender sobre o registro de marca em 03 etapas básicas, se tiver um tempinho podemos avançar para o avançado.

Primeira Etapa Pesquisa

Antes de solicitar o pedido de registro de marca junto ao INPI que é o orgão federal responsável pelo processo de registro de marca, precisamos verificar se ningúem tentou ou já registrou um nome identico ou semelhante ao seu. A pesquisa aumente a probabilidade de exito do seu processo.

Segunda Etapa Protocolo

Com a pesquisa da marca em mãoes e com o resultado APROVADO, podemos solicitar a marca ao governo, o PROTOCOLO é um documento que vai levar todas as informações sobre a sua marca, é como se fosse uma certidão de nascimento.

Terceira Etapa Acompanhamento

O governo pede um prazo para APROVAR a sua marca e durante todo esse processo nossa empresa acompanha e monitora a marca para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. O governo aprovando a sua marca ela terá validade de 10 anos e de 10 em 10 anos você terá direito e exclusividade de renovação.

Registro de Marca Detalhado

Primeira Etapa – Pesquisa

A pesquisa é a primeira etapa para o sucesso do seu registro de marca, deve ser feita com muita atenção procurando empresas ou pessoas que já solicitaram um pedido de registro de marca igual ou semelhante ao seu. A busca deve considerar variações do nome que podem levar a confusão e associação com o nome da sua marca, essa pesquisa deve ser feita por um especialista, pois a resposta do processo demora em média 16 meses no momento que esse artigo está sendo escrito.

Segunda Etapa – Classificação

O mercado de MARCAS E PATENTES, divide o mercado em 45 categorias e quando vamos solicitar o pedido de registro de marca precisamos enquadrar o nosso negócio dentro das principais categorias do negócio. Algumas empresas podem ter várias atividades no seu negócio e em casos como esse é necessário solicitar o pedido de registro em mais de uma categoria. Registrar a marca na classificação correta garante que a sua proteção terá validade correta.

Terceira Etapa – Protocolo

Esse documento é gerado no inicio do processo após uma PESQUISA satisfatória sobre a marca e a escolha correta da classificação, nessa etapa é gerado um documento oficial com as informações sobre a sua marca, como: titular, segmento de atuação, logo, endereço e muitos mais.

Quarta Etapa – Oposição

Após solicitar uma marca ao governo ele abre um espaço de 60 dias para que alguém posso contestar sua solicitação tentando demostrar com provas FORTES que é o real criador daquela marca no mercado. Se o seu pedido sofrer oposição o tempo de análise do governo sobe de 16 meses para 24 meses e se os argumentos da outra empresa forem coerentes o seu pedido de registro pode ser REPROVADO pelo governo federal.

Quinta Etapa – Exame de Mérito

Agora é esperar a análise do governo que pode demorar até 16 meses se tudo ocorrer como o planejado.

Sexta Etapa – Concessão

O governo depois de analisar sua marca ele solicitação a arrecadação de uma verba no valor de R$298,00 para emissão do seu certificado.

Setíma Etapa – Nulidade Administrativa

Mesmo o governo aprovando sua marca, ele pede publicamente que durante 06 meses quem ainda tenha interesse ou fundamentos para contestar a descisão do governo possa se pronunciar, se a empresa que se posicionar demostrar argumentos fortes que o governo tomou a descisção errada o seu pedido pode ser arquivado e considerado extinto.

Oitava Etapa – Colidências de Marca – Monitoramento e Acompanhamento

Esse trabalho é muito importante, sempre acompanhar se algúem está tentando criar uma marca identica ou semelhante a sua junto ao governo federal, se isso ocorrer o ideal é fazer uma OPOSIÇÃO ou NULIDADE ADMINISTRATIVA contra essas outras empresas para garantir sua exclusividade sobre a marca.

Nova Etapa – Decênio

O registro de marca é renovável de 10 em 10 anos, e sempre que isso ocorrer é preciso arrecadar uma nova verba ao governo, se você perder esse prazo sua marca será arquivada e o pedido será considerado NULO, e todos os direitos sobre aquela marca será perdido.

Decida Etapa – Caducidade

Uma das OBRIGAÇÕES de quem tem uma marca registrada é usar a marca, se você depois de 05 anos não utilizar a sua marca, outra pessoa pode solicitar ao governo que seu pedido seja extinto, por isso não basta registrar é preciso utilizar a marca.

Decida Primeira Etapa – Renovação

Uma empresa pode crescer muito ao longo dos anos e mudar as atividades e produtos que vende, em casos como esse é preciso solicitar a adição de novas classes, ou em casos que o desing da marca for atualizado também é preciso solicitar a atualização do registro de marca, solicitando um novo pedido junto ao governo federal.

 O melhor momento para registrar sua marca é AGORA.

Provavelmente você ainda tem muitas dúvidas sobre registro de marca e verificou que o processo é longo e burocrático, por isso conte com uma empresa especialista como a ARENA MARCAS E PATENTES para cuidar da sua marca, você vai pagar bem pouquinho, menos de um cafezinho por dia e ter o maior patrimônio da sua empresa PROTEGIDO. Envie uma mensagem em nosso Whatsapp e converse com um especialista.

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.