• Registro de Marcas e Patentes.

Qual o custo para registrar uma marca?

Qual o custo para registrar uma marca?

Qual o custo para registrar uma marca?

Você sabe o que é um registro de marca, por qual motivo o registro é importante, e qual o custo para registrar uma marca? Assim, se você não sabe, esse artigo irá te contar: 

  • Registro de Marca 
  • A importância do Registro  
  • Qual o custo para registrar uma marca? 
  • Uma empresa especializada no assunto pode me ajudar?

Registro de Marca 

A marca de uma empresa é o que ela tem de mais importante, por conseguinte é de suma necessidade protegê-la de qualquer violação. Dessa forma, a primeira situação a ser feita é o seu registro para driblar qualquer situação inoportuna mais à frente. 

A Importância do Registro 

Mas afinal, qual a importância de uma marca registrada? O registro de marca proporciona ao proprietário o total direito de usufruto de sua criação em todo território nacional. Além do mais, você terá sua marca reconhecida legalmente, bem como a tranquilidade de aproveitar os benefícios financeiros e até mesmo sociais que ela proporciona.      

O registro não é gratuito, dessa forma existem custos para registar uma marca, mas não pense que esse é um gasto desconveniente, pois perturbações negativas podem aparecer de um dia para o outro. O registro de sua marca é um investimento a longo prazo com grandes probabilidades de sucesso.     

Qual o custo para registrar uma marca? 

Se você está pretendendo registrar sua marca, é preciso se organizar financeiramente, pois esse processo gera alguns gastos.   

No Brasil, o órgão legal responsável por registro de marca é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), consequentemente para ter acesso às taxas e gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) basta acessar o site. 

Segundo as informações no site do INPI, o valor da taxa do pedido de registro já pré- aprovado é em torno de R $355,00. Todavia, existem alguns descontos caso você seja pessoa física, empresas pequenas, microempreendedor individual, órgãos públicos, empresas sem fins lucrativos, cooperativas, dentre outras, nesse caso, o valor da taxa cai para R $142,00. Para saber se você tem direito a esse desconto é preciso conferir no site do órgão. 

Se você optar por escrever por conta própria, do que a sua marca ou empresa se trata esse valor pode subir ainda mais, nessa situação, estamos tratando da especificação de livre preenchimento. 

Mas não pense que os custos para registar uma marca acabaram por aqui, esses valores são apenas os iniciais. Na hora de apresentar os documentos solicitados pelo o INPI a taxa é no valor médio de R $70,00, já o pedido de recurso de marca fica entre R$190,00 a R $475,00. 

Para mais, com a documentação já toda aprovada você precisa pagar uma taxa no valor médio de R $745,00 pelos 10 primeiros anos de licença e certificado de sua marca. Logo, após o prazo de 10 anos você terá que renovar o seu pedido o que atualmente custa em média R $1.065,00. 

No site do INPE, existe uma tabela com todos os valores de serviços prestados, dessa forma fique atento às taxas que serão cobradas durante todo o processo. 

Uma empresa especializada no assunto pode me ajudar?

A resposta para essa pergunta é sim. O processo de registro de uma marca é bem longo e gera custos, para isso existem empresas que entendem do assunto e podem te ajudar.

Como sugestão de empresas referência no assunto, sugiro que você entre em contato ou visite o site da Arena Marcas e Patentes eles vão te dar uma mãozinha nessa. Para saber mais clique aqui e converse com a equipe da Arena.  

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.