• Registro de Marcas e Patentes

Posso usar o nome fantasia de outra empresa?

Nome fantasia precisa ser registrado? Quais os riscos?

Posso usar o nome fantasia de outra empresa? – A utilização do nome fantasia de outra empresa é uma questão delicada em relação aos direitos pela propriedade intelectual de terceiros. Em estados diferentes e quando se trata de negócios de ramos distintos e um nome registrado apenas em junta comercial, não há problemas legais. No caso do nome fantasia ser uma marca registrada no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), a coisa muda de figura, já que esse tipo de registro protege em todo o território nacional. Além das questões burocráticas, é importante ter em mente que, se você está começando um negócio, o ideal é conseguir se distinguir no mercado e ter um nome fantasia que já é utilizado por outro empreendimento pode deixar essa missão um pouco mais complicada.

 

A escolha do nome fantasia de uma empresa não deve violar os direitos que terceiros possam deter sobre esse “nome”. Direitos que resultem de uma marca, de uma criação literária, de um nome empresarial ou de um nome fantasia já existente. Reconhecemos nesta área uma prioridade de utilização: a empresa que primeiro adotou um nome comercial ou uma denominação social pode assim instaurar um processo contra quem utiliza esse nome ou esta denominação com base em concorrência desleal. No entanto, só terá êxito no seu caso, nomeadamente a proibição de utilização do nome escolhido pelo terceiro, se criar risco de confusão com o seu próprio.

 

Tal risco existe se o terceiro utilizar um nome idêntico ou quase idêntico ao nome da empresa e se exercer a sua atividade sob esse nome na área geográfica onde a empresa é conhecida do público. Além disso, os juízes avaliam o risco de confusão entre o nome de uma empresa e uma marca subsequente registrada por terceiro com base no grau de semelhança entre os produtos ou serviços comercializados pela empresa e aqueles designados pela marca.

 

Escolher um nome idêntico a uma marca conhecida ou conceituada pode ser perigoso, mesmo na ausência de risco de confusão com a empresa proprietária dessa marca (por exemplo, por não oferecer os mesmos produtos ou os mesmos serviços). Com efeito, este último pode intentar uma acção judicial contra o terceiro para proibir a utilização do nome desta empresa se considerar que este último faz um uso parasitário do seu nome (aproveitando “indevidamente” a reputação da sua marca para explorar a sua própria produtos)

 

O nome de uma empresa pode incluir o sobrenome de um terceiro quando não haja risco de confusão com outra empresa (o que acontece quando o nome é generalizado ou corriqueiro).

 

Além disso, uma empresa pode ter como razão social o sobrenome de um sócio, mesmo que esse nome seja usado por um concorrente ou por outra empresa, mas desde que o sócio não tenha trazido esse nome para esta outra empresa e que não haja risco de confusão entre empresas é possível.

 

Quando um sócio se desliga de uma empresa à qual deu seu nome, não poderá, salvo acordo em contrário, solicitar a alteração da razão social. Porque este sobrenome se tornou um sinal distintivo que se desvinculou da pessoa física que o carrega e se aplicou à sociedade.

 

Precauções a tomar

 

Uma primeira precaução consiste, portanto, em que o criador da empresa verifique se o nome que pretende está disponível, realizando uma pesquisa na base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) que dá acesso aos nomes, nomes fantasia, e marcas constantes do registo comercial e empresarial. Esta pesquisa deve ser complementada com uma consulta à base de dados de marcas mantida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

O que é um nome fantasia?

 

A razão social corresponde ao que identifica a empresa como pessoa jurídica. Também chamada de razão social, a razão social é o nome sob o qual a empresa está inscrita no registro comercial e empresarial. Em geral, o nome da empresa lembra a atividade da empresa. 

 

O nome fantasia é o nome pelo qual a empresa é conhecida por clientes e fornecedores, por exemplo. É aquele que consta nos papéis da empresa: documentos comerciais, faturas, papel timbrado da empresa, etc.

 

Por fim, a marca corresponde ao sinal visível que permite o reconhecimento da empresa. Muitas vezes é afixado na fachada do estabelecimento.

Como escolher o nome da sua empresa

 

O nome comercial é específico para cada empresa. Por isso é importante consultar as bases de dados do INPI que listam todos os nomes comerciais e marcas já em uso. Para proteger o nome da sua empresa, é possível inscrevê-la no registo comercial e empresarial. Isso evita qualquer risco de plágio do nome da sua empresa.

 

Caso uma empresa comercial decida usar o mesmo nome comercial que o seu, mesmo que você não tenha registrado a marca no registro comercial e de sociedades, você ainda poderá tomar medidas legais sob certas condições.

 

Portanto, em primeiro lugar, a empresa em questão deve ter usado esse nome comercial em sua homenagem. A atividade desta empresa plagiadora deve ser próxima da sua, deve ter o mesmo ramo de atividade. O local de atividade desta empresa também deve ser próximo ao seu. Por fim, a quarta e última condição diz respeito à possível confusão que este plágio pode causar. O uso deste mesmo nome deve causar confusão na mente das pessoas. Portanto, você pode processar esta empresa por concorrência desleal ou falsificação.

 

O nome da empresa pode incluir letras, números e símbolos e pode conter o sobrenome de um diretor da empresa. Muitas vezes é útil referir-se à sua atividade no nome da empresa para evitar confusão na mente das pessoas.

 

Por que mudar o nome fantasia de uma empresa?

 

Os motivos para as mudanças de nome fantasia são variados. Na maioria das vezes, esta mudança de firma ocorre para confirmar uma fusão ou aquisição com outra empresa, captar uma nova clientela, relançar a atividade da empresa, escolher um nome mais relevante, melhorar a imagem da empresa ou mesmo expandir a atividade. É possível também que a mudança seja um efeito de descobrir que um terceiro já utilizava o mesmo nome fantasia e a alteração pode evitar dores de cabeça no aspecto legal e também do ponto de vista do sucesso empresarial da marca.

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.