• Registro de Marcas e Patentes

Onde registrar marcas e patentes?

 

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é um ator chave na vida das empresas brasileiras . Esta instituição pública de natureza administrativa filiada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços tem várias tarefas fundamentais. Esta é a entidade responsável pelo registro de propriedade intelectual e onde atuam os escritórios especializados no ramo, como a Arena Marcas & Patentes.

Marca, patente, design e design, centralização da informação empresarial, operador das formalidades da Janela única de negócios: é crucial entender a importância do INPI no cenário econômico e empresarial do país.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial, abreviado pela sigla INPI, é uma instituição pública de natureza administrativa sob a supervisão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil.

O Instituto promove o desenvolvimento econômico participando ativamente no desenvolvimento e implementação de políticas públicas no campo da propriedade intelectual, apoio à inovação e competitividade empresarial e no combate à falsificação.

O INPI é, portanto, um jogador-chave na vida empresarial. Estes últimos devem necessariamente apelar ao INPI para que faça uso, mas também para proteger suas marcas ou criações estéticas/técnicas.

O INPI é, então, o único ponto dos empresários para o registro de marcas, patentes, desenhos e modelos, mas também a conclusão de várias formalidades.

O instituto intervém no Brasil e no exterior para proteger o saber-fazer dos inovadores: como tal, participa regularmente nas reuniões das Assembleias dos Estados Membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

 

As tarefas do INPI

Proteção da inovação, documentação legal, formação e exploração da propriedade industrial: as tarefas do INPI são múltiplas. Eles devem ser bem compreendidos para apreciar a importância deste ator-chave no cenário econômico brasileiro.

Esta é a principal tarefa do INPI. O instituto acolhe e informa os inovadores, mas também os auxilia durante seus esforços. Recebe depósitos e emite títulos de propriedade industrial: patentes, marcas, desenhos e designs. Interveniente também para proteger o saber-fazer local, através da emissão de indicações geográficas.

 

Proteção de patente

A patente é um título de propriedade industrial que protege uma invenção técnica, ou seja, um produto ou processo que fornece uma nova solução técnica para um determinado problema técnico.

Ao arquivar e obter uma patente do INPI, um empreendedor obtém o monopólio da exploração sobre a invenção por um período máximo de 20 anos. A patente confere o direito de proibir qualquer utilização, fabrico ou importação da invenção que seja efectuada sem a autorização do seu titular.

Para ser patenteável, uma invenção deve atender a três critérios:

Ser novo

Envolver um ato inventivo

Ser sujeito a aplicação industrial

Atenção: certas invenções não são consideradas pelo Código da Propriedade Intelectual como invenções. Como tal, não podem ser patenteados. Exemplos incluem descobertas, teorias científicas e métodos matemáticos, criações estéticas, programas de computador, etc.

 

Proteção das marcas

Uma marca é um título de propriedade industrial que torna possível distinguir um produto ou serviço daqueles oferecidos por empresas concorrentes.

Em princípio, todas as pessoas podem registar uma marca: pessoas singulares (apenas ou várias no contexto de um condomínio) ou pessoa colectiva (empresa, independentemente da sua dimensão). O depósito de uma marca confere uma proteção renovável de 10 anos.

O depósito de uma marca junto do INPI está sujeito a um procedimento muito específico. Em primeiro lugar, deve ser realizada uma busca de precedência para garantir que o sinal que procuramos proteger já não existe. A marca deve então ser registrada para setores específicos de atividade (estamos a falar de classes de produtos e serviços). Se essa marca já existir para as classes em questão, não será possível obter proteção. Após examinar a validade do pedido, o INPI publicará o depósito em seu boletim oficial e a marca será registrada.

 

Proteção de desenhos e modelos

A aparência de um produto é geralmente de importância estratégica. É essa originalidade que permite que o produto se distinga da concorrência e que seduz o consumidor. Portanto, é crucial proteger o aspecto estético dos produtos.

Essa aparência é refletida em elementos gráficos bidimensionais (os desenhos), mas também em três dimensões (os modelos). A aparência é caracterizada por elementos visuais: contornos, cores, forma, etc.

Para ser válido, os projetos devem atender a vários critérios:

O caráter limpo: a aparência protegida não deve dar origem a uma impressão de déjà vu em relação a um projeto previamente divulgado

A novidade

Os desenhos são depositados online no site do INPI e podem incluir um máximo de 100 modelos ou reproduções de modelos. Confere proteção por um período de 5 anos, renovável até um máximo de 25 anos.

 

Propriedade Industrial e Propriedade Intelectual: Qual a diferença?

O objetivo da propriedade intelectual é proteger os interesses dos criadores (em sentido amplo), dando-lhes direitos em suas obras.

É, portanto, um conceito relativamente amplo, que consiste em dois componentes principais:

Direitos autorais, que confere proteção aos autores de obras artísticas ou literárias

Propriedade industrial e, que protege invenções, inovações e criações industriais e comerciais

A propriedade industrial representa, portanto, uma inclinação da propriedade intelectual.

 

O que pode ser protegido pelo INPI?

A propriedade intelectual oferece uma ampla gama de ferramentas para os empresários que desejam garantir a proteção de suas obras. Isto permite a protecção de um grande número de criações, tais como:

Uma invenção

O nome de uma empresa

Um site

Um logotipo

Um trabalho de plástico

Novos e inventivos processos culinários (sob a patente)

Um jogo de vídeo ou empresa

Formação

Uma planta

Um slogan

Uma peça de mobiliário

Uma peça de roupa

Uma canção ou música

Um romance ou um roteiro

Empacotamento

Uma base de dados

 

Por que se deve proteger as criações depositando-as junto ao INPI?

Ao solicitar a proteção de sua criação ou invenção com o INPI, você valoriza o capital intangível da sua empresa. Você obtém o monopólio de sua criação por um período de 5 anos (desenhos e modelos) a 20 anos (patentes). Se desejar, pode lucrar a exploração da sua invenção concedendo licenças a outros empresários em troca de remuneração. Isso recompensa os esforços de pesquisa e desenvolvimento, muitas vezes demorados e caros, investidos na criação de sua invenção.

Proteger uma invenção também é protegê-la contra a falsificação. Pessoas desonestas não hesitarão em reproduzir ou imitar sua criação. Se você tomou o tempo para protegê-la, você pode provar que você é o criador original e trazer uma ação por infração. Em seguida, você poderá obter danos até o valor do dano que sofreu.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.