O que é patente? - Conheça o passo a passo - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

O que é patente? – Conheça o passo a passo

O que é patente

As grandes multinacionais já descobriram há décadas que proteger a propriedade intelectual e as inovações (ou invenções) criadas, é um mecanismo que deve fazer parte do modelo de negócio desde o início de qualquer empreendimento.

Além de segurança e proteção, o registro de patentes pode se tornar um importante componente do negócio.

A patente é a força motriz para manter assegurada o direito sobre a invenção, ou mesmo a adequações novas para produtos e serviços.

Patente como vantagem competitiva – O que é patente ?

Ao estruturar a petição por uma patente, desde a fase inicial de fundamentação da criação de novos serviços e produtos, a organização economiza tempo e dinheiro na solicitação.

Por isso, a antecipação faz com que a patente seja dada em um uma janela de tempo mais conveniente, impedindo protestos com informações privilegiadas e diminuindo a chance de algum concorrente copiar a invenção.

A retenção de uma patente também sinaliza à investidores e clientes, a disposição para a inovação e quebra de paradigmas, tanto em produtos quanto em serviços.

Proteção contra empresas mal-intencionadas – O que é patente ?

Com a valorização das patentes, empresas e pessoas (muitas vezes) mal-intencionadas e conhecidas como caçadores de patentes (ou patent sharks) estão se especializando em antecipar registros e tentar monetizá-los.

Dessa forma agem, ameaçando as organizações que de fato estão desenvolvendo o produto ou serviço.

Esta tática, semelhante à um sequestro de propriedade industrial, já afetou muitas empresas que passaram a pagar royalties absurdos à empresas que não desenvolveram de fato qualquer utilidade ou participaram de projetos para definições de padrões industriais e, secretamente, solicitaram (e conseguiram) patentear o resultado do esforço de muitas companhias.

Desatenção, ou confiança em excesso, já influenciaram para que centenas de pessoas, inventores reais, fossem impossibilitados de patentear seus produtos e serviços, por terem sido copiados.

Neste contexto, para ajudar os verdadeiros inventores estão os escritórios habilitados para solicitar a patente, e facilitar o processo do idealizador do produto ou serviço.

A maior capacidade de escritórios especializados, e das empresas em monitorar as invenções patenteadas, tem sido um mecanismo para identificar este tipo de empresa que, além de se apropriar de trabalho de terceiros indevidamente, podem causar sérios danos à empresas e até à setores industriais inteiros.

Patente como fonte de receita – O que é patente ?

Se há empresas mal-intencionadas, há também aquelas que fazem do registro de patentes uma fonte de receitas completamente idônea.

Um exemplo curioso de como as coisas funcionam, é o da Microsoft.

A empresa recebe, centenas de milhões de dólares anuais, pelo licenciamento de patentes para uso nos smartphones com sistema operacional Android (de rotinas de roamming à mecanismos para descoberta de dispositivos em uma rede, são mais de 200 patentes).

Registro de Patentes – O que é patente?

Além da Microsoft, todas as grandes empresas globais já adotam o registro de patentes.

Se você tem dúvidas sobre a patenteabilidade do seu produto ou serviço, não hesite em pesquisar mais sobre o que é ou não patenteável e como é o processo.

O registro de patente é um processo relativamente demorado e que estuda minuciosamente os artefatos depositados.

Se você tem produtos ou serviços que mudam o status quo e elevam algum produto ou serviço de industrial à outro nível, podemos ajudar você.

Somos especialistas no assunto e podemos te apoiar em todo o processo, da pesquisa preliminar de patenteabilidade ao recolhimento de taxas e finalização do processo.

Se você já sabe o que é uma patente e tem interesse em mais informações sobre propriedade intelectual acompanha nosso blog diariamente. Qualquer dúvida especifica sobre o processo entre em contato com nossa equipe.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe uma resposta