• Registro de Marcas e Patentes.

O que é nome fantasia?

Um dos primeiros e mais importantes passos ao se abrir uma nova empresa é pensar em como você gostaria que ela fosse reconhecida por seus clientes, independente do mercado e do perfil de seu público-alvo. Em primeiro lugar, é necessário definir o conceito de nome fantasia e determinar as funções que desempenha.

O nome fantasia é a designação da empresa percebida pelo público. Permite identificar o negócio, bem como a atividade desenvolvida por uma empresa. Não é obrigatório, mas ter um tem muitas vantagens.

O nome fantasia de uma empresa aparece em muitos documentos, tais como: documentos comerciais, cartões de visita, cotações, faturas, papel timbrado da empresa, etc.

 

Quais são as funções do nome fantasia?

  •      O nome fantasia tem vários usos para a empresa:
  •      Uma função de identificação: Tanto clientes como fornecedores podem facilmente reconhecer e lembrar uma empresa graças a ela.
  •      Uma função de marketing: Também pode revelar-se uma ferramenta de comunicação entre a empresa e o público.
  •      O nome fantasia também tem valor patrimonial e constitui um ativo intangível e um elemento de patrimônio do ponto de vista contabilístico.

 

Outras ferramentas de identificação de empresas

Existem diversas ferramentas utilizadas para identificar uma empresa. Encontramos em particular: o nome da empresa, a marca, a marca ou mesmo o nome de domínio. Embora sirvam a propósitos semelhantes aos de um nome fantasia, ainda são conceitos jurídicos distintos.

 

Qual é a diferença entre nome fantasia e marca?

Muitas vezes afixado na fachada de um estabelecimento, a função do sinal é identificar o local de funcionamento de uma empresa (exemplo: loja, depósito, etc.), localizá-lo geograficamente e fidelizar o cliente.

A marca geralmente inclui o nome da empresa, mas também pode estar disponível em outras formas, como: um logotipo, um sinal ou um símbolo. Pode ser mencionado no registo comercial e empresarial.

Em suma, os conceitos estão fortemente atrelados e uma marca pode ajudar a ampliar os efeitos de identificação entre público e empresa inerentes ao nome fantasia. Mais do que isso, a marca pode ser registrada no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) e oferecer aos proprietários a segurança de que o trabalho investido na imagem do empreendimento está protegido contra plágios e mal uso por parte de terceiros.

 

Qual é a diferença entre nome fantasia e nome da empresa?

A razão social corresponde à razão social da pessoa jurídica. Permite distinguir a empresa do nome dos sócios que a constituem. Ao contrário do nome fantasia, é obrigatório na constituição de uma empresa.

Outra diferença reside na extensão da proteção que lhe é concedida. Com efeito, o nome da empresa é protegido a nível nacional, ao contrário do nome da empresa cujo âmbito de proteção é mais restrito.

Na prática, o mesmo nome é usado para o nome fantasia e para o nome da empresa.

 

Qual é a diferença entre nome fantasia e marca registrada?

A marca é utilizada para distinguir os produtos ou serviços de uma empresa. Para obter direitos de propriedade sobre este último, você deve registrar uma marca. No Brasil, a forma segura de tornar sua marca única e de uso exclusivo é o registro no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI)

A marca confere um direito exclusivo de proibição em todo o território onde foi registrada, enquanto a extensão da proteção do nome fantasia é, mais uma vez, bastante limitada e serve mais como uma identificação direta com o público.

 

Como escolher um nome fantasia?

Você deve saber que a escolha do nome da empresa está sujeita ao cumprimento de um determinado número de critérios e também aos limites estabelecidos pela regulamentação.

No caso de empresas individuais, familiares ou parcerias, você pode optar por usar um sobrenome como nome fantasia. No caso das empresas, a denominação social pode ser idêntica à denominação da empresa mas também é possível optar por outra identificação.

É possível escolher um nome sofisticado e que esteja mais fortemente atrelado à atividade da empresa, ou o local onde ela iniciou suas atividades. No entanto, estes últimos não devem ser contrários à ordem pública e aos bons costumes, estas são, inclusive, medidas limitantes no momento de se registrar uma marca.

O nome fantasia é muito importante para uma empresa, por isso nada deve ser deixado ao acaso na hora de fazer essa escolha. Para otimizar a sua eficácia, é preferível que respeite os seguintes critérios:

  •      Simples, então é mais fácil de lembrar
  •      Em conexão com a atividade desenvolvida pela empresa
  •      Original para evitar qualquer confusão na mente do público

 

Limites à escolha do nome fantasia

Antes de escolher um nome fantasia, você deve garantir sua disponibilidade. Ou seja, verifique se não é objeto de direito anterior para atividades semelhantes ou idênticas às que pretende exercer.

Para isso, empresas especializadas em registro de marca podem ajudar a realizar uma pesquisa técnica na base de dados do INPI e verificar se o nome já não é utilizado por outra empresa. É importante contar com assessoria especializada nesse processo, já que ele é longo e pode ser dispendioso caso cada etapa não seja feita de forma meticulosa e com atenção aos detalhes exigidos pela autoridade de propriedade intelectual do país.

 

Como proteger o nome de uma empresa?

Você pode registrar um nome fantasia no registro comercial e de empresas durante o registro para protegê-lo. Para adquirir o direito a ele, você deve primeiro ter feito uso visível, público e contínuo dele.

Caso uma empresa A (plagiadora) utilize o mesmo nome fantasia escolhido por uma empresa B, a empresa plagiada poderá tomar medidas de responsabilidade civil contra a empresa plagiadora nos seguintes casos:

  •      A Empresa A usou este nome fantasia em homenagem à Empresa B
  •      A atividade da empresa plagiadora é próxima da da empresa plagiada
  •      O local de atuação da empresa plagiadora é próximo ao da empresa plagiada
  •      O uso do mesmo nome fantasia pode causar confusão entre o público

 

Existem certos limites para a proteção do nome fantasia. Na verdade, só é protegido dentro dos limites da sua influência, na sua esfera de atividade ou na região onde opera. Isto significa que o grau de proteção de um nome é determinado pela utilização que lhe é feita.

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.