O nome fantasia de uma empresa pode ser igual a outro? – Encontrar um nome para sua marca é uma corrida de obstáculos, é como encontrar um nome para seu filho. Esta marca marca o início de uma longa aventura. Também representa a base para a construção da imagem da sua marca. Gerentes e funcionários devem pronunciá-lo todos os dias. Algumas empresas confiam nesta marca para definir a de seus futuros produtos. Embora a mudança continue a ser possível, ela envolve um processo longo e esforços de marketing significativos. É por isso que é importante encontrar a marca certa desde o início.
Acontece que uma empresa pode acabar tendo o mesmo nome de outra já registrada. Para evitar problemas é preciso estar atento a alguns pontos. A Lei da Propriedade Industrial (LPI – Nº9. 279/96) determina que é possível que duas empresas possam ter o mesmo nome fantasia. No entanto, é necessário que os ramos de atuação sejam diferentes para que não haja confusão ou concorrência desleal com o empreendimento que registrou o nome antes.
Focar na originalidade não é fácil sabendo que o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) tem uma vasta gama de marcas registradas. Para uma empresa, o objetivo é, portanto, definir um nome que seja cativante, alinhado com os seus valores e consistente com os seus serviços, fácil de lembrar pelos consumidores, etc. Para conseguir isso, aqui estão algumas dicas práticas a seguir.
Por que você deve escolher o nome fantasia da sua empresa com cuidado?
O processo de escolher um nome fantasia, embora aparentemente simples, requer um trabalho cuidadoso. Por uma boa razão, é o primeiro elemento que o consumidor percebe. A estratégia de comunicação e marketing estará focada neste nome. Este é o caso dos nomes de domínio e da publicidade. A visibilidade online também depende disso.
Se, infelizmente, uma empresa escolher uma marca semelhante na escrita ou pronúncia à da concorrência, isso pode ser prejudicial para a sua presença online. O nome fantasia da empresa também está diretamente associado aos produtos ou serviços comercializados pela empresa. Na mente do cliente evoca a atmosfera, a experiência positiva, a qualidade do produto, etc.
Graças a um nome original, uma empresa pode estabelecer-se no seu mercado e distinguir-se da concorrência. Além de ser um elemento de diferenciação, inspira expertise, confiança e autoridade entre os consumidores. Por todos estes motivos, é preferível escolher um nome que não represente um obstáculo ao desenvolvimento do negócio.
Quais são os diferentes tipos de nomes mais usados?
Os empreendedores adotam abordagens diferentes para encontrar um nome para sua marca. A escolha depende do público-alvo e do setor de atividade. No total, podemos identificar 5 abordagens:
Uma marca sugestiva
O nome é sugestivo quando o cliente desenvolve um sentimento específico ao ouvi-lo. Pode ser um mundo imaginário, uma sensação de grandeza, força, etc. Esse tipo de nome é perfeito para empresas que desejam oferecer mais do que apenas um produto.
O exemplo mais conhecido é Amazon, palavra que sugere grandeza por se referir ao maior rio do mundo. Ao acessar o site da empresa, o cliente fica sabendo da variedade de produtos e serviços oferecidos. Um empresário que gostaria de abrir uma livraria independente pode usar o nome de um escritor famoso, por exemplo.
Um nome descritivo
Neste caso, descreve diretamente o serviço ou produto ou faz alusão a ele. Essa abordagem é eficaz para posicionar sua marca. Por outro lado, a escolha é analisada de perto pelo INPI que tem competência para cancelar o registro da marca. Na verdade, um nome deve ser distintivo. Uma descrição pode ser comum a vários objetos. Além disso, um empresário não pode registar o nome “Gelée d’Abeille” como marca, uma vez que se refere a todos os produtos da concorrência.
Uma sigla
Usar siglas corre o risco de prejudicar a marca. O nome carece de imagens e emoção. Às vezes, eles também carecem de significado, a menos que sejam as iniciais de um nome muito longo. O público tem dificuldade em lembrar disso. É por isso que esta abordagem deve ser evitada, especialmente no comércio eletrônico.
No entanto, existem contra-exemplos. Grandes empresas conseguiram se estabelecer e marcar a mente de seus clientes com siglas. A fabricante alemã BMW (sigla para Berlin Motor Works) é prova disso.
Nomes arbitrários
Muitas empresas se inspiraram em outros idiomas (grego, latim, etc.) para definir sua marca. Não tem necessariamente uma ligação direta com as suas atividades. Esta abordagem permite obter um nome memorável e divertido. A marca sueca Ikea é a prova disso.
Nomes inspirados em outras línguas
Em vez de se inspirarem em línguas mortas, há empresas que recorrem a línguas estrangeiras vivas. Assim, os empresários escolhem um nome alemão que faça alusão direta à robustez e confiabilidade. Quando quis oferecer uma alternativa mais interessante que os táxis, a empresa Uber escolheu uma palavra alemã.
Quais são os princípios básicos para encontrar uma marca?
Os gigantes da web nem sempre foram conhecidos pelo nome atual. Veja o Google, seus fundadores, Sergey Brin e Larry Page, originalmente chamaram sua empresa de BackRub. Da mesma forma, a Netflix era anteriormente conhecida como Qwikster. Como eles fizeram isso? Aqui estão dez coisas que os empreendedores precisam saber sobre como encontrar sua marca.
Tenha um nome simples e curto
Um nome que atrai rapidamente a atenção, é fácil de lembrar e simples de pronunciar é a combinação vencedora. Esta abordagem parece simples à primeira vista, o desafio é encontrar um nome que ainda esteja disponível. É por isso que o empresário deve sempre consultar a base de dados do INPI antes de depositar a marca.
Marcas famosas vêm de várias fontes de inspiração. Alguns optaram por repetir a mesma palavra, outros inventaram termos que não existem no dicionário. Este é o caso do Skype e do Google.
Destaque-se da concorrência
Um estudo competitivo é uma ótima maneira de encontrar uma marca que se destaque na multidão. Essa abordagem permite que você saia do caminho tradicional, afastando-se do que normalmente é feito.
O objetivo é encontrar um nome que esteja diretamente associado à atividade sem cair em clichês. Vejamos o exemplo de uma loja de cosméticos orgânicos. O uso das palavras “orgânico” ou “verde” está se tornando comum. O mesmo se aplica à palavra “tecnologia” no campo da alta tecnologia.
Um nome único
É necessária uma rápida pesquisa no Google para descobrir. Para fazer isso, basta digitar o nome da marca desejada em um mecanismo de busca. Os resultados da consulta revelam todos os concorrentes e outras empresas com o mesmo nome.
Mesmo que nenhum concorrente ostente o nome, uma associação ou grupo musical pode tê-lo feito. Mesmo que estas entidades não representem uma ameaça à atividade da empresa, podem prejudicar o seu posicionamento nos resultados do Google.