• Registro de Marcas e Patentes

Margem de Lucro – Como calcular

Margem de Lucro - Como calcular

Você vai começar um negócio? Você já sabe quanto dinheiro quer ganhar? Este é um dos primeiros aspectos que você deve considerar. Para fazer isso, você deve se familiarizar com o conceito de margem de lucro.

Se você nunca foi um empreendedor, pode se sentir um pouco perdido, por isso, vamos orientá-lo. Vamos explicar o que é a margem de lucro, como calculá-la e exemplos de sua estimativa em alguns tipos de negócios bastante frequentes . Eles podem ou não coincidir com o que você tem em mente, mas eles vão ajudá-lo.

A margem de lucro de um produto é a diferença entre o preço de venda para o consumidor final (sem IVA ) e os custos de produção ou compra do referido produto .

De acordo com isso, a fórmula para calcular a margem de lucro será:

Margem de lucro = (preço de varejo sem IVA) – (custos de produção ou compra)

Como exemplo, vamos ver como calcular o preço de venda de um produto com base na fórmula anterior. Segundo ela, seria o seguinte:

Preço de retalho sem IVA = (custos de produção ou compra) + (margem de lucro)

As margens de lucro são geralmente expressas em porcentagens. Se temos um produto com um custo de produção de 60 euros e queremos uma margem de lucro de 25%, então o preço final seria calculado da seguinte forma:

Preço final sem IVA = 60 + (60 * 0.25) = 60 + 15 = 75 euros

Dependendo dos custos considerados para o produto, dois tipos de benefícios podem ser calculados:

Margem de lucro bruto em vendas : é a margem de lucro antes de aplicar os impostos. Corresponde à fórmula descrita acima.

Margem do lucro líquido sobre vendas : é a margem levando em conta os impostos que afetam o produto.

Em todas as empresas existem muitas despesas e receitas. Para começar um, é conveniente que você tenha uma ideia das despesas que você vai ter para saber quanto você tem para vender, a que preço e obter a margem de lucro que você deseja.

A verdade é que muitas pessoas se perguntam quais são as empresas com maior margem de lucro a lançar-se para aproveitar essas opções. É difícil saber, mas de qualquer maneira, vamos dar uma estimativa de algumas empresas que são estabelecidas com frequência e quais são as margens nas quais elas tendem a se mover.

Vejamos agora alguns exemplos específicas de cálculo de margem de lucro.

 

A margem de lucro na indústria hoteleira

Para conhecer as receitas e despesas do seu negócio você tem que ir para a demonstração de resultados . Lá você verá todos os itens com itens e terá uma ideia da combinação ideal de receitas e despesas.

Vamos parar nos itens de despesa. Em um negócio de hotéis são os seguintes:

Custo dos produtos vendidos.

Aluguer das instalações e outras instalações.

Despesas com pessoal .

Suprimentos: eletricidade, água, gás e telefone.

Gestão

Limpeza

Seguro

Software

Publicidade (se houver)

Despesas em redes hoteleiras podem ser mais dependentes do tipo de negócio, mas são as mais comuns.

Vamos começar calculando a margem de lucro bruto. Isso será calculado subtraindo as receitas dos custos dos produtos vendidos.

Quando tivermos a margem bruta, subtraímos o restante dos custos descritos acima. Isso resulta no resultado operacional.

Se a depreciação e os custos financeiros forem subtraídos do resultado operacional, a margem de lucro líquido é obtida antes dos impostos . Todas as operações acima serão feitas sem levar em consideração o IVA.

Estes são os dados de interesse para conhecer a rentabilidade do negócio.

As empresas hoteleiras costumam dar uma margem entre 10% e 50%, dependendo do tipo de negócio. Obviamente, um café em uma cidade não oferece o mesmo benefício que um hotel de luxo na capital. A margem de lucro de uma barra é geralmente 10%. Restaurantes luxuosos chegam mais perto da margem de 50%.

 

Margem de lucro em uma loja de roupas

Margem de lucro em uma loja de roupas
Margem de lucro em uma loja de roupas

Se você quer ter uma margem de lucro na venda de roupas, a recomendação é que você aumente seu preço em 220% – 240% em relação ao preço de compra . Esse aumento de preço será maior (pode ser até mais de 3 vezes maior do que o preço de compra) se trabalharmos com peças de marca que priorizem a sustentabilidade social.

Isto significa que se comprar uma peça de vestuário de uma empresa por 10 reais, o seu preço de venda deve ser de pelo menos 22 reais. Para saber quanto lucro temos, devemos subtrair os itens correspondentes às despesas comerciais, que são do mesmo tipo que as apresentadas acima para as empresas hoteleiras.

Se você quer saber que margem de lucro tem uma loja de sapatos, a estimativa é como no caso de roupas, sendo produtos e negócios semelhantes.

 

Margem de lucro de uma franquia

Se o que você realmente quer é começar uma franquia, você deve conhecer sua conta de exploração , levando em conta que os dados que você verá são para orientação.

Geralmente a rentabilidade das franquias de um setor é semelhante, embora duas empresas da mesma marca nunca ganhem o mesmo. Depende da gestão do negócio, localização, tamanho das instalações e mais aspectos.

Vamos mencionar vários exemplos de tipos muito populares de franquias: restauração, varejo, franquias de serviços…

De todas as franquias, os restaurantes lideram em termos de lucro com 15% de suas vendas. Por outro lado, eles são um tipo de negócio que exige muito investimento.

Outro tipo de franquias muito frequentes são as lojas de varejo . Aqui, o benefício depende muito do tipo de produto.

Por fim, apresentamos o exemplo de franquias de serviços , como agências de viagens, centros de beleza, imóveis, lavanderias e outros. Por exemplo, os benefícios de vendas de uma agência de viagens são de cerca de 5%. Uma cadeia de centros de beleza é geralmente mais lucrativa e tem um lucro de 25%.

Aqui temos algo semelhante ao setor hoteleiro. Centros de beleza são mais rentáveis, mas você tem que investir mais dinheiro para prepará-los.

 

Você está ciente da evolução da margem de lucro da sua empresa?

A margem de lucro líquido sobre vendas é um indicador fundamental que deve ser verificado para saber se sua empresa está realmente funcionando ou não como deveria ser. Definir prazos para analisá-lo. Uma frequência de revisão mensal dessa margem pode ser mais que suficiente.

 

 

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário