Depois de toda a burocracia e espera você é, enfim, dono de uma marca ou patente. Mas e agora? Como contabilizar esses patrimônios no seu balanço patrimonial? Marcas e patentes são ativos ou passivos? Este artigo vai responder a todas essas perguntas e mais:
- Marcas e patentes são ativos ou passivos?
- Posso contar com um especialista para cuidar da minha marca ou patente?
Marcas e patentes são ativos ou passivos?
Marcas e patentes são ativos, mas de um tipo específico. Elas são dois dos ativos intangíveis, aqueles cujo valor e vida útil são mais difíceis de serem calculados de forma precisa.
O que são os ativos intangíveis?
Ativos intangíveis são ativos não monetários e incorpóreos. Ou seja, não são um valor em dinheiro e não têm existência física, mas têm valor econômico. Para identificar um ativo desta forma, é preciso que ele atenda a alguns critérios. São eles:
- ser resultado de direitos contratuais ou outros direitos legais;
- poder ser negociado separadamente da empresa;
- os benefícios econômicos futuros do ativo serem gerados em favor da entidade;
- ter o custo mensurado com segurança.
Além das marcas e patentes, alguns outros ativos intangíveis são:
- franquias;
- licenças;
- softwares;
- modelos e protótipos;
- direitos autorais;
- direitos de propriedade industrial.
Posso contar com um especialista para cuidar da minha marca ou patente?
Agora que deu pra ver que marcas e patentes têm sim valor para a sua empresa, é a hora de cuidar bem desses ativos. Se você ainda não tem suas marcas e patentes registradas, da pesquisa de anterioridade à conclusão do processo – ou mesmo a renovação -, você pode contar com a Arena Marcas e Patentes.
A Arena tem mais de 60 anos de experiência na área e mais de 20 mil marcas registradas. Ligue 0800 140 1414 para saber mais e conversar com um de nossos especialistas.