• Registro de Marcas e Patentes.

Importância do planejamento na gestão empresarial

Importância do planejamento na gestão empresarial

Importância do planejamento na gestão empresarial

Quando você está saindo e tudo está se movendo tão rapidamente, é fácil se desviar de onde você pretende estar. Se você não tiver um plano de negócios, poderá comprometer o crescimento ou perder oportunidades ao suar as pequenas coisas e não se concentrar no que é mais importante.

Ter um plano de negócios claro desde o primeiro dia mantém você concentrado nas metas que são cruciais para o sucesso e fornece diretrizes para as operações e decisões do dia-a-dia. Um bom plano de negócios lhe dá metas para se esforçar para o próximo mês, ano e além.

Importância do planejamento na gestão empresarial

Não há razão lógica para esperar por motivação externa, como seu gerente de banco pedindo para ver seu plano de negócios, antes de escrever um. Comprometer seus planos com a escrita ajuda a aprimorar seu foco e identificar suas prioridades, e pode ser usado como referência para medir seu progresso no alcance de suas metas.

Os planos de negócios são uma ferramenta de gerenciamento essencial que informa o que você planeja alcançar, como planeja alcançá-lo e quando espera alcançá-lo. Reserve tempo para avaliar o progresso real em relação ao seu plano de negócios para manter seu negócio no rumo e atualize seu plano conforme as circunstâncias econômicas, de mercado e individuais mudam.

O principal objetivo do seu plano de negócios é mapear uma estratégia e um plano de ação para o seu negócio, mas também serve a um propósito secundário útil como documento de referência para partes externas interessadas em seus negócios.

Quem vai ler o seu plano de negócios?

É provável que o seu plano de negócios seja lido por pessoas da sua empresa, bem como por outras pessoas e empresas que estão a entrar em alguma forma de parceria ou associação com você.

Como seu plano de negócios contém sua estratégia e plano de ação para sua empresa, ele será mencionado por sua equipe para garantir que as decisões tomadas correspondam aos planos e objetivos gerais de sua empresa.

É provável que seu plano de negócios (ou partes selecionadas dele) seja exibido para pessoas fora de sua empresa, como seu gerente de banco ou outros credores, ao procurar levantar capital financeiro ou de investimento. Da mesma forma, se você estiver procurando empregar um novo membro sênior da equipe, um plano de negócios profissional pode ajudar a fechar o negócio.

Potenciais parceiros de negócios ou representantes provavelmente também ficarão impressionados favoravelmente com um plano de negócios abrangente, e seu plano também terá um papel importante na apresentação de sua empresa a possíveis compradores quando chegar a hora de vender sua empresa.

As pessoas de fora da sua empresa estarão interessadas principalmente em usar seu plano de negócios para avaliar a viabilidade e a lucratividade de sua empresa.

Definindo suas metas

Sua empresa não operará da maneira mais eficiente e eficaz possível sem metas específicas e definidas. Seu plano de negócios provavelmente delineará metas para alguns ou todos os itens a seguir.

  • Objetivos financeiros – por exemplo, aumentar o volume de negócios ou reduzir os custos operacionais em 5% este ano.
  • Objetivos estratégicos – por exemplo, aumentar o número de clientes corporativos em 20% em dois anos.
  • Objetivos operacionais – por exemplo, aumentar a produção em 10% em seis meses.
  • Objetivos de marketing – por exemplo, aumentar as vendas totais para clientes existentes em 10% no próximo ano.
  • Objetivos sociais / ambientais – por exemplo, diminuir sua pegada de carbono em 5% a cada ano durante três anos.

Realizar uma sessão de brainstorming é uma boa maneira de se beneficiar do conhecimento especializado de sua equipe e obter sua adesão e suporte para suas metas e objetivos de negócios. Dependendo do tamanho do seu negócio, você pode realizar apenas uma sessão de brainstorming ou várias, para cobrir os objetivos de várias unidades de negócios.

Mantenha suas metas realistas e pertinentes às condições econômicas gerais atuais e às condições específicas do setor. Por exemplo, em um período de crise econômica global, é mais eficaz procurar formas de reduzir os custos do que aumentar as vendas.

Identifique sua estratégia

Seu plano de negócios também incluirá sua estratégia de negócios e descreverá as etapas que você planeja seguir para atingir as metas e os objetivos que você identificou. Isso, por sua vez, direcionará as operações do dia-a-dia do seu negócio. Cada uma das suas metas de negócios precisará de um plano de ação que precise ser seguido para atingir o objetivo.

Como regra geral, sua estratégia delineará a maneira mais prática e econômica de alcançar cada objetivo. Ele detalha qualquer equipamento extra ou pessoal que possa ser necessário para isso.

Por exemplo, você pode precisar de um membro extra da equipe e um computador adicional para aumentar a produção em 10% nos próximos seis meses, ou talvez considere inscrever sua equipe de vendas em um curso para atingir o objetivo de aumentar as vendas para clientes existentes no próximo ano.

Previsão das implicações financeiras

As implicações financeiras de seus objetivos e estratégias serão refletidas nas previsões financeiras do seu plano de negócios. Suas metas identificarão as áreas de melhoria, como um aumento nas vendas ou uma redução nos custos, e sua estratégia identificará os gastos adicionais necessários para atingir essas metas. A maioria dos planos de negócios incluirá uma previsão de fluxo de caixa de 12 meses, uma previsão de lucros e perdas e uma projeção de dois ou três anos.

Suas previsões de fluxo de caixa identificarão se você tem recursos financeiros suficientes para implementar seus planos imediatamente ou se precisará explorar outras opções de financiamento. Monitorar seus gastos reais em relação às suas projeções é uma forma de garantir que os custos do novo projeto não aumentem muito além do gasto planejado.

Revise seu plano de negócios

Seu plano de negócios é um documento vivo que cresce e muda ao longo da vida útil do seu negócio. Seu objetivo é identificar seus principais objetivos e como alcançá-los, levando em conta as tendências de mercado e tecnológicas. A eficácia do seu plano de negócios como uma ferramenta de gerenciamento depende de você se referir a ele como um lembrete de seus planos e objetivos e atualizar seus planos para mantê-los relevantes.

Analisar seu progresso em relação ao seu plano de negócios, em uma base anual, é uma boa maneira de medir o desempenho real e formará a base para revisar e atualizar seus planos.

Como a natureza do seu negócio e o mercado em que você opera mudam com o tempo, é uma boa ideia revisar e atualizar seu plano de negócios uma vez por ano. A maneira mais eficiente de conseguir isso é reservar alguns dias todos os anos, ao mesmo tempo, para fazer isso.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário