Importância da gestão de marca para pequenas empresas - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

Importância da gestão de marca para pequenas empresas

Importância da gestão de marca para pequenas empresas

Importância da gestão de marca para pequenas empresas. A gestão de marca é um elemento importante para posicionar sua empresa no mercado e ter maior controle sobre a imagem da marca. No caso das empresas de pequeno porte é ainda mais interessante conquistar uma imagem bem construída e definida para poder se destacar e se posicionar melhor no mercado. Neste texto vamos te mostrar a importância da gestão de marca para pequenas empresas e algumas dicas de como fazer uma gestão de marca efetiva. 

  • O que é gestão de marca?
  • Benefícios da gestão de marca
  • Qual a importância da gestão de marca para pequenas empresas?
  • Como fazer gestão de marca para empresas pequenas?

O que é gestão de marca?

A gestão de marca, também chamado de Brand Management, é um conjunto de estratégias que vão estabelecer a identidade e como a marca é representada no mercado e perante o público. Essas estratégias são feitas através de planos de marketing e ações que reforcem os ideais e a identidade da marca para o seu público.

A gestão de marca pode ser feita de diversas formas, o mais importante é conseguir transmitir a mensagem da marca para os clientes. Para fazer isso com efetividade é necessário ter 5 características implementadas dentro da empresa. Essas características são: propósito, um elemento extremamente importante que consiste em ter bem definida a intenção da empresa e que vai ajudar não apenas na gestão de marca como no funcionamento geral da empresa. A segunda característica é participação dos funcionários, os empregados são as pessoas que fazem a empresa e é muito importante estarem alinhados com o propósito e com os ideais da marca para que possa também transmitir a mesma mensagem na qual a empresa preza. A consistência é mais um ponto a ser lembrado, o humano é um ser de hábitos e é comprovado que aprende melhor com constância, sendo assim, ter uma rotina de transmissão do propósito da marca ajuda na sua gestão. A emoção é mais uma característica que pode ajudar na transmissão da mensagem, principalmente por tocar e tornar mais efetiva no âmbito do receptor. Por fim, a competitividade é outra característica importante para a gestão de marca, sempre estar por dentro de tudo que acontece no mercado e como vai se posicionar perante as mudanças. 

Benefícios da gestão de marca

Os benefícios da gestão de marca vão auxiliar sua empresa a ter um marketing mais efetivo e a se comunicar melhor internamente e com o cliente. Segue alguns dos benefícios da gestão de marca:

  1. Consistência e efetividade de marca

A gestão de marca exige diversas qualidades a serem desenvolvidas e exploradas na empresa, como as listadas no tópico acima. Isso torna o propósito e os ideais da marca mais claros e palpáveis, o que permite que todo o trabalho, o produto ou serviço e os funcionários da empresa transmitam automaticamente o que a marca acredita e onde a empresa pretende chegar.

  1. Marketing eficaz

Uma gestão de marca bem feita também vai ser muito efetivo para tornar o marketing da sua empresa mais eficaz. A gestão de marca utiliza do marketing para se concretizar em ambiente externo mas também exige organização e planejamento interno. Essa mistura permite que a marca fique melhor estruturada para fazer um marketing bem feito e conquistar maior sucesso na comunicação com o público.

Qual a importância da gestão de marca para pequenas empresas?

A gestão de marca é igualmente, senão mais importante para as pequenas empresas. Uma empresa de pequeno porte também precisa se comunicar efetivamente para poder se destacar e conseguir espalhar o máximo possível seu produto/serviço e a gestão de marca é uma forma de melhorar e tornar a comunicação interna e externa mais efetiva. 

As pequenas empresas vão beneficiar de maior consistência e efetividade de comunicação ao conseguir, no processo de gestão de marca, uma identidade mais forte e homogênea. Além disso, o marketing também se torna mais efetivo e transpassa melhor para os clientes, constituindo fidelidade e coerência do produto ou serviço que a empresa exerce.

Como fazer gestão de marca para empresas pequenas?

A gestão de marca para empresas pequenas pode ser feita de várias formas, alguns passos importantes são: primeiramente é necessário definir o propósito e ideais da empresa e escutar as necessidades dos clientes, ter uma certa flexibilidade para entender quais mudanças são necessárias. Depois é hora de fortalecer e organizar a marca internamente, repassando as informações e os ideais para os funcionários e adaptando o produto ou serviço se necessário. Uma marca que deseja se tornar mais sustentável, por exemplo, precisa se certificar de que seu produto/serviço também está de acordo com seu lema. Por fim, é necessário desenvolver uma identidade concisa e coesa que transmita os ideais e propósitos da empresa para o público. Essa identidade deve ser muito bem pensada e executada, utilizando-se de símbolos visuais e textuais para ser o mais fiel ao que a marca acredita.

A Arena Marcas é uma empresa com mais de 60 anos de atuação no mercado de registro de marcas, com mais de 25 mil marcas registradas ao longo desses anos. Com uma equipe especializada no assunto e certificados emitidos em todo o Brasil, a Arena oferece a melhor solução para cada caso! Entre em contato através do nosso WhatsApp para mais informações.

Gostou do texto? Acesse nosso blog para mais informações.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.