• Registro de Marcas e Patentes

História da Sony: primeiros passos, audiovisual e sucesso

História da Sony: primeiros passos, audiovisual e sucesso

Você com certeza já ouviu falar na Sony, correto? Ela é uma das mais famosas empresas de produtos tecnológicos do mundo! Mas você sabia que a atuação dela não para por aí? Neste texto, trazemos a História da Sony para você e sua atividade ao longo dos anos. Aqui, abordaremos os seguintes tópicos:

 

  • Surgimento da Sony
  • Expansão da empresa
  • Atuação da Sony
  • O papel do registro de marca
  • Onde registrar sua marca

 

Surgimento da Sony

A História da Sony se iniciou em 1946, em Tóquio, no Japão. 

Em um contexto pós Segunda Guerra Mundial, Ibuka Masaru e Morita Akio, em meio a dificuldades, viram a oportunidade de começar no mercado de eletroeletrônicos. 

Começando com poucos funcionários e contando com o conhecimento de seus fundadores, o primeiro produto vendido pela Sony foi uma panela elétrica de arroz. 

Mesmo que ela não tenha sido um sucesso para Totsuko, nome que a empresa adotou na época, seus criadores ainda tinham esperanças. 

Isso se deu principalmente considerando a experiência da pequena empresa com o conserto de rádios e outros equipamentos eletrônicos, que lhe deu certo reconhecimento.

Em 1950, a empresa lançou seu primeiro cassete de gravação, que apesar de também não ter sido um grande sucesso, marcou uma nova fase na empresa. 

Dois anos depois, Ibuka, em uma visita aos Estados Unidos, começou um acordo com a Western Eletric, concluído em 1953. 

Ele propiciou o primeiro produto de sucesso da empresa: o rádio com transistores.

Os rádios de bolso da Sony se tornaram um enorme sucesso e trouxeram reconhecimento internacional para a marca.

Derivado do termo em Latim “sonus”, Sony se tornou o nome oficial da empresa apenas em 1958, concebido com o objetivo de ser internacional, e não apenas Japonês. 

Expansão da empresa

Em 1960, o mercado estadunidense permitiu a criação da Sony Corporation of America, com sede em Nova York. 

Em 1962, quando a empresa abriu sua primeira loja na Fifth Avenue, foi a primeira vez que uma bandeira japonesa voou no país desde o início da Segunda Guerra.

Em 1964 a Sony introduziu a M5-5, a primeira calculadora de mesa. 

Já em 1968, a empresa lançou sua primeira Trinitron, uma televisão a cores. 

Por volta de 1971, 40% das casas japonesas tinham televisão a cores, então a Sony introduziu seu primeiro vídeo-gravador, também a cores. 

Tal inovação acarretou no lançamento da Betamax VCR em 1975, a qual foi considerada a maior tecnologia videocassete já desenvolvida

Com a adoção do Sistema Doméstico de Vídeo por cada vez mais empresas, a Betamax perdeu espaço no mercado. 

Foi então que a Sony desenvolveu sua própria VHS (Video Home System) em 1988.

Percebe o tamanho do impacto tecnológico da Sony? 

A empresa introduziu diversas inovações ao longo dos anos, graças a uma ideia concebida dos conhecimentos de engenharia de Ibuka Masaru e Morita Akio. 

Atuação da Sony

A Sony se destacou pela criação de diversos aparelhos, como o primeiro leitor de CD do mundo, câmera de vídeo, CD player portátil, dentre outros.

Sem a liderança de seus fundadores, a Sony declarou sua primeira perda em 1993. 

Contudo, mesmo com dificuldades, a empresa continuou a entregar suas inovações.

A empresa ainda entrou no mercado musical, lançando vários artistas por meio da Sony Music. 

Expandindo sua atuação, a Sony também ingressou no mercado cinematográfico, participando do lançamento de franquias famosas, como Homem Aranha. 

Cerca de um ano depois de sua perda, foi lançado o PlayStation no mercado japonês, que no ano de 2002 contribuiu em mais de 10% do seu rendimento anual.

Destaque no mercado de videogames até os dias atuais, já na sua 5ª geração, sua criação permitiu o desenvolvimento de outros produtos portáteis, como o PSP. 

Investindo na área do entretenimento, a empresa concebeu a linha VAIO de computadores pessoais e o AIBO, famoso cão robô, em 1997 e 1999, respectivamente. 

Infelizmente, a empresa não foi capaz de acompanhar alguns mercados, principalmente se considerarmos a liderança da Apple tanto na área de eletrônicos quanto à indústria fonográfica. 

Ainda assim, a empresa possibilitou a popularização dos gravadores de DVD e a criação do sistema Blu Ray, continuando seu legado de inovações.

Em 2012 foi criada a Sony Mobile Communications, que marcou um revisionamento de estratégias da empresa para a comercialização de seus produtos, além dos telefones celulares.

Ao longo dos anos, a empresa adquiriu maior proporção no mercado de entretenimento e de videogames, segmentos aos quais destinam grande atenção. 

Mesmo com dificuldades em sua trajetória, a Sony é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, atuando em diversas áreas tecnológicas. 

O papel do registro de marca

Para que uma marca como a Sony chegasse até onde ela chegou, foi necessário investimento na marca e principalmente sua comunicação com o público. 

Ter credibilidade com os consumidores não é uma tarefa fácil, já que não acontece de uma hora para a outra. 

Esse processo requer tempo, planejamento e organização, sendo realizado a longo prazo. 

Mas para que uma empresa seja reconhecida e tenha segurança para desenvolver suas estratégias de marketing, um passo é essencial. 

Estamos falando do registro de marca! É ele que permite que sua marca seja única e tenha exclusividade de uso. 

Assim, você não corre riscos de ter que repaginar toda a empresa ou produto ou de infringir a lei pelo uso indevido de marca. 

Confira todos os riscos de não registrar uma marca aqui.

Onde registrar sua marca

O processo de registro de marca pode durar entre 8 a 12 meses e possui especificidades a serem cumpridas. 

Isso porque esse processo compreende uma das proteções relativas à propriedade industrial, seguindo as diretrizes da Lei Nº 9.279/96.

Nesse sentido, o acompanhamento profissional é fundamental para garantir que ele esteja adequado aos padrões exigidos. 

Por isso, não hesite em procurar um escritório especializado e que tenha conhecimento de todas as etapas do processo. 

A Arena Marcas e Patentes é uma empresa com mais de 65 anos de experiência no mercado de Propriedade Industrial, com mais de 25 mil marcas registradas em todo o país. 

Com muito comprometimento, acompanhamos todo o seu pedido, do início ao fim. 

Converse já com um de nossos especialistas e cuide do seu maior patrimônio, você não vai se arrepender! 

Gostou do artigo “História da Sony”? Você pode se interessar:

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.