• Registro de Marcas e Patentes.

História da Porsche: Fundação, Mitos, Verdades e muito mais.

História da Porsche: Fundação, Mitos, Verdades e muito mais.

História da Porsche – A Porsche é uma empresa de família que se tornou sinônimo de luxo e velocidade, a marca combina ambas as características e vem fazendo sucesso com diversos modelos de veículos ao longo dos 90 anos de história. Neste texto vamos te contar quem fundou e como a Porsche se tornou a gigante do automobilismo que é atualmente.

  • Quem fundou a Porsche?
  • Ferdinand Porsche antes da empresa
  • Primeiros anos da Porsche
  • Quais as crises que a Porsche enfrentou?
  • Como a Porsche expandiu seu mercado?

Quem fundou a Porsche?

A Porsche foi fundada no ano de 1931 pelo engenheiro automobilístico Ferdinand Porsche. Ferdinand nasceu em Boêmia, antiga Áustria-Hungria e atualmente pertence a República Tcheca, no ano de 1875, e era filho de um mecânico que fazia reparos na carroceria de diversos veículos. Ferdinand começou a aprender sobre engenharia automobilística e mecânica na oficina da família, onde trabalhava durante o dia e frequentava uma escola técnica no turno da noite. Essa rotina durou até os 18 anos, quando Ferdinand conseguiu um emprego na Bela Egger, em uma companhia elétrica em Viena. 

Após chegar em Viena Ferdinand frequentou algumas aulas na Universidade local, apesar de Ferdinand não possuir nenhuma formação acadêmica. Ferdinand ficou 5 anos na Bela Egger e, em 1898, mudou para Jakob Lohner & Co, uma produtora de automóveis na capital do império austroungaro.

Ferdinand Porsche antes da empresa

A primeira invenção de Ferdinand foi durante sua estadia na Jakob Lohner & Co, onde produziu o primeiro sistema de alimentação de motores que combinava gasolina e eletricidade, precursor da tecnologia hoje utilizada nos carros híbridos. Entretanto, o alto custo dos componentes na época impediu sua popularização e produção em escala. O primeiro projeto automobilístico veio ainda na Jakob Lohner no ano de 1896 com administração de Ludwig Lohner, empresário que comandava a empresa da família Lohner. Surgiu assim uma colaboração Lohner X Porsche com o carro C2 Pantheon, também conhecido como Porsche P1, com um motor de combustão interna híbrido.

No mesmo período Ferdinand começou os projetos com carros de corrida e conseguiu resultados expressivos, ele chegou a ganhar o Prêmio Poetting, sendo destacado como engenheiro automotivo da Áustria no ano de 1905. Com a premiação, o engenheiro conquistou uma posição de destaque em diversas montadoras e uma grande abertura para para desenvolver os projetos automobilísticos.

Em 1926 Ferdinand começou a trabalhar na Daimler Motoren Gesellschaft, que posteriormente se fundiu com a Benz & Cie e virou a Mercedes-Benz, e permaneceu até 1929, quando foi para a Steyr pouco antes da grande depressão. A empresa não suportou a crise de 29 e fechou as portas, deixando Ferdinand desempregado e foi a partir de então que ele começou a se organizar para fundar o próprio empreendimento. 

Primeiros anos da Porsche

Ferdinand fundou a Porsche GmbH dois anos após ficar desempregado devido a Grande Depressão, no ano de 1931, a empresa inicialmente iria se concentrar em design e prestação de serviços de consultoria para motores e veículos e começou com apenas 12 funcionários, incluindo seu filho Ferry Porsche. 

O primeiro projeto feito pela Porsche foi o desenho de um carro para classe média para a montadora Wanderer. Em 1933 criou uma subsidiária para projetar carros de corrida, o Auto Union, também conhecido como P-Wagen, foi um dos principais carros e bateu 3 recordes mundiais em janeiro de 1934. 

Adolf Hitler anunciou em 1931 sua intenção de motorizar a população e contratou Porsche para criar um carro barato e que pudesse ser produzido em massa. A Porsche entregou em 1934 um modelo Volkswagen, “carro popular” em alemão, conhecido como Fusca. O carro teve grande sucesso e serviu de base para a construção de modelos renomados da marca no futuro como o Type 64 e o Porsche 356.

Quais as crises que a Porsche enfrentou?

Com o fim da segunda guerra mundial, Ferdinand foi preso na França por ter sido membro do partido nazista e ajudado na produção de tanques e armas de guerra. Durante os 20 meses em que ficou encarcerado, seu filho Ferry Porsche assumiu os negócios e começou a trabalhar no protótipo de um carro com o nome da família. As primeiras unidades do Porsche 359 foram produzidas artesanalmente na Áustria. 

Após ser solto, Ferdinand e sua família foram para a Alemanha mas com dificuldades para recuperar seus negócios. O último recurso foi apresentar o Porsche 156 para a Volkswagen e tentar receber uma parcela adiantada para produzir o carro e funcionou, porém Ferdinand morreu em 1951, antes de acompanhar o crescimento da empresa. 

Ferry ajudou a modernizar o Porsche 356 e se tornou um grande sucesso com mais de 78 mil unidades nos 17 anos seguintes. A empresa também teve um fôlego econômico quando começou a receber, na década de 50, royalties de cada Fusca produzido. Com os recursos, Ferry investiu na produção de veículos de competição. Esses automóveis receberam notoriedade e ganharam mais de 24mil corridas ao redor do mundo até hoje.

Como a Porsche expandiu seu mercado?

Em 1964 o modelo 356 estava ficando ultrapassado, mas logo a empresa lançou o clássico Porsche 911, com motor traseiro e se tornou um sucesso instantâneo. A linha foi remodelada como 911 S; 911 Turbo; 911 Cabriolet; e 911 Carrera. A Porsche sempre atuou em projetos como Mercedes-Benz, Audi, e Harley-Davidson. 

O Porsche Cayenne veio rompendo a linearidade da marca e nadando contra a corrente onde todos os concorrentes não estavam pensando. O carro com modelo esportivo com espaço para 5 pessoas foi outro grande sucesso para a empresa, dando um novo fôlego para as finanças da empresa. 

A Porsche criou seu primeiro modelo esportivo elétrico criado para o mercado consumidor Taycan, apresentado no Salão de Automóvel de Frankfurt no ano de 2015 mas somente lançado em 2019.

A Arena Marcas é uma empresa com mais de 60 anos de atuação no mercado de registro de marcas, com mais de 25 mil marcas registradas ao longo desses anos. Com uma equipe especializada no assunto e certificados emitidos em todo o Brasil, a Arena oferece a melhor solução para cada caso! Entre em contato através do nosso WhatsApp para mais informações.

Gostou do texto? Acesse nosso blog para mais informações.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.