História da Bombril - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

História da Bombril

História da Bombril

História da Bombril

História da Bombril | Ficar conhecido como o produto das “mil e uma utilidades” já seria ótimo, mas a Bombril conseguiu ir além: mais do que uma marca, seu nome é sinônimo de um produto presente nas casas de quase todos os brasileiros: a palha de aço. Mas a história da Bombril tem ainda mais a ver com o Bombril do que você imagina. Vem conhecer melhor essa marca que é um ícone brasileiro!

A fundação da Bombril

Apesar de hoje a marca Bombril estampar todo um catálogo de produtos de limpeza doméstica, em sua fundação ela era muito mais focada em um produto específico – esse mesmo que você imagina.

Roberto Sampaio Ferreira fundou em 1948 a empresa Abrasivos Bombril Ltda. A palha ou lã de aço não foi inventada por Roberto, mas a grande sacada dele foi vender o abrasivo como algo além do polimento de metais e madeira como era vendido nos EUA. Roberto se atentou à dificuldade de donas de casa pelo Brasil de manterem suas panelas brilhando, viu na lã de aço a solução e emendou as outras possibilidades de uso na limpeza do lar: além das panelas, o produto servia para limpar vidros, janelas, ferragens, louças e azulejos.

Daí o slogan: 1001 utilidades. A versatilidade do produto colou. Já no primeiro ano de atividade foram quase 50 mil unidades vendidas.

Crescimento da Bombril

Nos anos seguintes a história da Bombril seria marcada por muitas fusões, alguns problemas financeiros e algumas mudanças das partes mais técnicas do nome, mas sem deixar de lado o Bombril.

Entre fusões e mudanças de propriedade e gestão, a história da Bombril teve disputas legais e financeiras internacionais com valores bilionários em jogo.

As dificuldades financeiras da empresa continuariam até o último trimestre de 2019. Só em 2020 é que a Bombril S/A parece ter se recuperado, registrando lucro de mais de 40 milhões de reais ao longo do ano.

O poder da propaganda da Bombril

Sem dúvida alguma, o lugar cativo da Bombril na memória dos brasileiros se deve à publicidade da marca. E um nome tem tudo a ver com isso: Garoto Bombril.

Em 1978 nasce um dos garotos-propaganda preferidos do país. O Garoto Bombril era o personagem interpretado por Carlos Alberto Bonetti Moreno. O ator, que também apareceria nos programas Rá-Tim-Bum da TV Cultura e Viva O Gordo da Rede Globo, rapidamente se tornou o rosto da marca e um marco na publicidade brasileira.

Sua interpretação nos comerciais foi um sucesso. Tanto é que a campanha do Garoto Bombril entrou para a história da propaganda ao ser reconhecida pelo Guinness como a campanha publicitária que ficou mais tempo no ar, com mais de 300 comerciais entre 1978 e 2004. Mesmo após 2004, Carlos Moreno retornou como o personagem em outras campanhas da Bombril e de outras marcas.

Uma parte importante da popularidade da marca, o Garoto Bombril foi eventualmente substituído e não aparece nas propagandas da marca desde 2015, mas é até hoje lembrado como uma das figuras mais importantes da propaganda brasileira, provando que a publicidade é mesmo a alma do negócio.

A importância de uma marca registrada

Deu pra entender o poder que uma marca tradicional e consistente tem, não é?

A forma mais eficiente de proteger sua marca para conquistar essa legitimidade e longevidade da Bombril é através do registro de marca. Se você não conhece o processo, conte com a Arena Marcas e Patentes. Com 65 anos de experiência no mercado de registro de marcas, nossa equipe está preparada para te apoiar em todo o processo.

Ligue 0800 140 1414 ou converse com um de nossos especialistas pelo Whatsapp para saber mais.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.