• Registro de Marcas e Patentes.

História da Alibaba – Dono, China e Estratégias

História da Alibaba

História da Alibaba | Em dezembro de 1999, um grupo de 18 pessoas, liderado por Jack Ma, iniciou um mercado on-line por atacado chamado Alibaba. Nos 19 anos desde a sua criação em um pequeno apartamento em Hangzhou, a empresa chinesa se transformou em uma das empresas mais diversas e valiosas do mundo.

Hoje em dia, o Alibaba está competindo em escala global contra e, em vários casos, superando seus concorrentes americanos mais onipresentes, incluindo Google, Amazon, PayPal e eBay. De sistemas de comércio eletrônico e pagamentos a serviços em nuvem e inteligência artificial, restam poucos setores nos quais o Alibaba ainda não estabeleceu uma presença forte.

Por exemplo, desde a primeira entrada no mercado de investimento indiano em 2014, ao longo dos anos, o Alibaba investiu quase US $ 1,7 bilhão em startups indianas, nos mais variados setores. O que torna sua história ainda mais fascinante é o fato de ter alcançado tal destaque em menos de duas décadas. Aqui vamos dar uma olhada resumida na história do Alibaba e ilustrar os principais marcos que ajudaram a empresa em sua ascensão meteórica. 

História da Alibaba: sucesso logo nos primeiros anos

Jack Ma foi introduzido pela primeira vez na Internet em uma visita aos Estados Unidos nos anos 90. Alguns anos depois, ele decidiu apostar na tecnologia promissora e, tendo conseguido US$ 5 milhões em financiamento de um consórcio de investidores, iniciou o Alibaba Group juntamente com outros 17 cofundadores.

O lançamento das plataformas de varejo on-line da Alibaba coincidiu o boom da Internet na China, o que ajudou a alcançar sucesso. Outros futuros mercados de comércio eletrônico, como a Índia, mal haviam começado a explorar o setor.

O início do século XXI começou com uma boa nota para o Alibaba, que levantou US $ 20 milhões de um grupo de investidores liderado pelo SoftBank. A partir de então, o crescimento da empresa foi avassalador. Um ano depois de se tornar positivo em termos de caixa, o Alibaba criou o Taobao.com – um mercado que pretendia fazer pela China o que o eBay havia feito no exterior.

Outra rodada de financiamento (na qual a empresa levantou US $ 82 milhões) foi rapidamente seguida pelo lançamento da ferramenta de mensagens instantâneas Aliwangwang e da plataforma de pagamentos online de terceiros Alipay.

Essas três empresas acabariam evoluindo para o “triângulo de ferro” do comércio eletrônico, logística e finanças sobre o qual o Grupo Alibaba de hoje é construído.

História do Alibaba: ajuda do governo chinês e expansão para outros ramos

Assim como os outros membros do aclamado grupo BAT (Baidu, Alibaba, Tencent) da China, o Alibaba se beneficiou bastante das rígidas políticas de controle da Internet em seu país de origem. O governo chinês, embora desejasse estabelecer um ecossistema empreendedor semelhante aos EUA, desconfiava de entidades estrangeiras que capturavam o mercado às custas das empresas locais. Para esse fim, a China criou um enorme mecanismo de filtragem e censura da Internet, apelidado de ‘Great Firewall’, que causou golpes incapacitantes nas operações chinesas de gigantes da tecnologia como Google, Yahoo! E eBay.

Esse firewall permitiu que Alibaba e Tencent controlassem com firmeza a população em rápida expansão na Internet na China. Impulsionada pelas políticas pró-locais de seu país, o Alibaba firmou uma parceria estratégica com o Yahoo! em 2005 e posteriormente assumiu suas operações chinesas.

Nos três anos seguintes, a Alibaba lançou mais três empreendimentos de sucesso: Universidade Taobao (um programa de educação em comércio eletrônico on-line), Alimama (uma plataforma de marketing digital) e TMall (um mercado on-line para produtos de marca de terceiros). 

História do Alibaba: expansão para além da China e recordes

A partir de 2013, a Alibaba esteve entre os investidores mais presentes do mundo, com um portfólio diversificado que inclui empresas da Ásia, América e todos os outros lugares. A aquisição completa do navegador de internet chinês UC Browser e a compra de 60% da empresa chinesa de cinema ChinaVision Media (atualmente chamada Alibaba Pictures Group) são alguns exemplos.

Então, em setembro de 2014, a empresa – que não era bem conhecida fora da China – conquistou as manchetes globais com uma colossal oferta pública inicial de entrada na bolsa de US $ 25 bilhões, com um valor de mercado de US $ 231 bilhões. Esse foi o maior IPO dos EUA na história, tornando o Alibaba a 23ª empresa mais valiosa na época, à frente de outros titãs do comércio on-line como Amazon (a US $ 150 bilhões) e eBay (a US $ 65 bilhões).

Em 2016, o Alibaba foi reconhecido como o maior e mais valioso varejista do mundo, depois que suas receitas superaram as divulgadas por firmas americanas como Walmart, Amazon e eBay. Ele também superou a Amazon, Google e Microsoft no crescimento da receita de nuvem pública no mesmo ano. Com entidades na produção de filmes, streaming de música e filmes, aprendizado on-line, microblogging, reservas de viagens, aplicativos para dispositivos móveis, mapas on-line e muito mais, o Alibaba Group havia mostrado ao mundo que a China era uma força para enfrentar, e sua ascensão meteórica era uma prova disso. 

Em janeiro de 2018, a Alibaba fez história ao se tornar a segunda empresa asiática a cruzar a marca de avaliação de US $ 500 bilhões (depois da Tencent), quando seu valor de mercado atingiu US $ 527 bilhões.

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário