• Registro de Marcas e Patentes.

Google Shopping: O que é como funciona?

google shopping

Google Shopping – A década de 90, época que ficou conhecida como o “boom” da internet, veio para mudar para sempre como grande parte das relações se dão no mundo contemporâneo. Nos dias de hoje é possível se comunicar com uma pessoa em qualquer outro lugar do mundo de forma instantânea, e tudo que você irá precisar é de uma conexão com a internet.

A partir desse fator, vários aspectos do nosso dia a dia tiveram que se reinventar e se adequar a internet. E não poderia ser diferente com o sistema de compras e vendas. Atualmente, é comum encontrarmos pessoas que prefiram adquirir os seus produtos preferidos através do seu computador ou celular, recebendo-os no conforto de sua casa.

E a vantagem não é só para os consumidores, mas também para o mundo do empreendimento. Com esse tipo de relação, é possível que algumas lojas existam apenas na interface online, não necessitando de um estabelecimento físico como antigamente. Isso pode resultar no corte de gastos, o qual é repassado para o consumidor na forma de produtos mais baratos.

Inserido nesse contexto, o Google Shopping é um ótimo exemplo de como o mercado todo teve de se reinventar para atender as demandas dos dias atuais. Comprar já não é mais como antigamente, e as ferramentas precisam seguir as tendências. Mas, você sabe o que é o Google Shopping? Você sabe como funciona e para que serve essa ferramenta?

Nesse artigo iremos responder essas e várias outras perguntas acerca desse e de outros elementos do mundo virtual. Além disso, o texto contará com informações interessantes acerca da internet e de como esta pode ajudar no crescimento do seu negócio, tornando-se assim um empreendedor de sucesso. Vem com a gente!

O que é o Google Shopping?

Antes de qualquer coisa, é necessário que o leitor entenda o que, de fato, é o Google Shooping. É bem provável que você, lendo esse artigo, faça o uso constante da ferramenta de buscas mais famosa e eficiente de toda a internet: o Google. De forma básica, essa página é responsável por reunir todos os endereços possíveis do mundo virtual, colocando-os em ordem de importância – a qual é verificada a partir de um algoritmo com múltiplas variáveis.

Como você já deve ter notado, não é apenas para as páginas dos sites e blogs que o Google pode te levar. Além disso, há várias outras opções, como fazer a busca por imagens, por vídeos, por notícias, livros, dentre vários outros. O que você pode ainda não saber, já que é uma ferramenta relativamente nova, é que também existe a opção de procurar por produtos que sejam vendidos na Internet, através do Google Shopping.

Você já deve ter notado que, ao pesquisar o nome de um produto qualquer, seja ele de qualquer natureza, o Google fornece, no topo da página, alguns preços relacionado àquele elemento. Este é o Google Shopping, uma ferramenta do Google que é destinada para te mostrar os diversos preços que diferentes lojas dão a um produto que você pode estar interessado.

Como funciona o Google Shopping?

– O Google como um Shoppping Center:

Agora que você já sabe o que é basicamente o Google Shopping, fica bastante fácil de entender como esta ferramenta funciona. Antes de qualquer coisa, para o melhor entendimento, pense na forma como um shopping – o estabelecimento físico, shopping center – funciona.

De forma resumida, são basicamente várias lojas agrupadas, onde cada uma vende o seu produto por um preço específico. Dessa forma, você pode transitar nos corredores e apenas verificar os produtos e os seus preços de forma superficial, ou entrar em uma loja e saber mais sobre ela e sobre tudo que ali é ofertado.

E é exatamente assim que funciona o Google Shopping. Para ficar ainda mais claro, e também para você que ficou interessado no assunto, podemos fazer um passo a passo que exemplificará esse processo.

– Mostrando o funcionamento do Google Shopping:

Abra o seu navegador, podendo ser tanto de computador, notebook, celular ou tablet. Depois de feito, entre no Google e digite algum produto. Neste caso, iremos usar a mochila como exemplo. Logo depois de digitar a mochila, clique no botão de pesquisar.

O Google possui um algoritmo para cada pessoa, mostrando os resultados mais relevantes de acordo com as suas experiências passadas. No entanto, é bem provável que os resultados do Google Shopping para a sua busca – neste caso, mochila – estejam bem ao topo da página. Se este não for o caso, desça um pouco a página que encontrará uma linha destinada a isso.

Como você deve ter percebido, a própria ferramenta de buscas te disponibilizou várias opções de compra para o produto que você colocou no corpo do texto. No entanto, note que estão sendo mostradas apenas algumas características do objeto em si. Provavelmente é o nome do produto, o seu preço, e a loja que está oferecendo. Ainda é possível clicar nele e ir direto para a página do site que está fazendo o comércio daquela mochila.

No entanto, se o que você está procurando são mais informações acerca do produto, ou uma variedade consideravelmente maior, poderá entrar na página onde os resultados serão apenas os produtos.  Logo abaixo da caixa de texto do seu buscador, estarão disponíveis várias opções de pesquisa. Imagens, notícias, vídeos, livros e, é claro, Shopping.

Continuando no mesmo exemplo, clique na opção “Shopping” e comece a navegar. Feito isso, será possível ver milhares de resultados, principalmente quando a palavra chave for algo tão abrangente como “mochilas”. Além disso, em uma aba na lateral esquerda será possível escolher os critérios que você quer para o seu produto.

Fatores como “mostrar apenas itens nas proximidades” ou “mostrar apenas itens novos” são alguns dos exemplos que podem ser marcados. Além disso, as ferramentas de categorias são totalmente personalizadas para o produto que você quer encontrar.

Sendo assim, se você pesquisou mochila, ele te dará as opções para marcar vários detalhes relacionados às mochilas. Bons exemplos podem ser dados como: “mochila cargueira” ou “mochila escolar”; materiais da mochila – por exemplo, nylon, couro, dentre outros; capacidade da sua mochila e até a loja vendedora.

Ainda é possível ordenar os resultados a partir das avaliações de outros clientes antigos e por preço – podendo ser de forma crescente ou decrescente.

Comprar pelo Google Shopping ou em lojas físicas?

É notável que ainda existam aquelas pessoas que não se sintam seguras o suficiente para fazer a compra dos seus produtos pela internet. No entanto, pensando em todos os aspectos que já foram falados anteriormente, optar por essa alternativa pode ser até melhor para a obtenção dos melhores preços e do melhor produto.

Existem vários pontos positivos que podem ser reiterados quando compramos no Google shopping. A variedade, por exemplo, será múltiplas vezes maior do que comparecer à qualquer shopping convencional da sua cidade. Além disso, é uma ótima forma de comparar os preços e verificar qual loja tem as melhores condições para  o seu bolso.

Como existe uma opção de classificar por preço, você pode encontrar desde os produtos mais simples até aqueles mais sofisticas, e tudo isso irá depender das suas necessidades em relação àquele item.

Na grande maioria das vezes, as pessoas que se recusam a comprar pela internet afirmam ter medo de não receberem os seus pertences. No entanto, isso não é uma realidade quando o assunto é o Google Shopping. Isso se dá pelo fato de que a entrega do seu item é garantida, principalmente se for escolhida uma loja que está bem avaliada por outros consumidores. Além disso, é possível fazer reclamações quanto a atrasos e não entrega do produto.

Como anunciar no Google Shopping?

Como já falado em outras oportunidades nesse artigo, o mundo está mudando cada vez mais rápido, e todos os setores precisam se adequar a essas mudanças. Com o empreendedorismo não é diferente! Ter uma loja na internet significará expandir os seus horizontes e poder vender para pessoas de toda a sua cidade e, em escalas maiores, de todo o país.

Além disso, o nível de engajamento que pode ser ganho a partir de uma loja virtual é enorme, visto que o tráfego na internet é estrondoso se comparado ao tráfego físico, por exemplo. No entanto, o que pode desanimar alguns vendedores de anunciar os seus produtos no Google Shopping é uma taxa que deve ser paga à empresa.

Apesar disso, podemos garantir que o retorno será totalmente rentável para o seu negócio. Pense de outra maneira: se você fosse abrir uma loja em um shopping center – ou em qualquer outro estabelecimento que reunisse lojas – não seria necessário pagar um aluguel? E é exatamente o que acontece com essa ferramenta, ressaltando que os valores pagos ao Google são bem menores se comparados a um aluguel de uma loja média, por exemplo.

– O que preciso fazer para ter os meus produtos no Google Shopping?

Para você que já se decidiu em ter os seus produtos no Google Shopping, uma vez que reparou todos os benefícios que esta ferramenta pode trazer para o seu negócio, falaremos agora do que você precisa fazer.

Bom, inicialmente é necessário ter uma loja virtual, a qual será colocada em seu site e, de forma inicial, não terá nenhum vínculo com o Google. Essa loja estará dentro do seu domínio único. Depois de feito – ou se você já possui uma loja virtual – você terá de criar uma conta no Google Merchant Center. Pode parecer uma redundância, mas para encontra-lo tudo que você precisa fazer é “dar um google” (ou seja, pesquisas essas palavras na ferramenta de busca).

A partir daí, você irá ter de vincular a sua conta a um outro cadastro – que também deverá ser feito –, chamado de Google Adwords. O Google Adwords é, de forma bastante resumida, a área dessa empresa que cuida dos anúncios que são colocados nas ferramentas de busca. Esses anúncios podem ser tanto de produtos – como no caso desse artigo – quanto de páginas na web, onde uma empresa paga para que o seu site apareça no topo das pesquisas.

Sendo assim, é a partir do Google Adwords que você irá fazer todo o orçamento, mas é com o Google Merchant Center que irá anunciar todos os produtos. Não se preocupe com esses nomes, assim que a sua conta for feita a interface é bem didática e você saberá o que fazer.

– Como aparecer no topo do Google Shopping?

Como muitos de vocês já sabem, para aparecer no topo de uma pesquisa de página da web orgânica – para quem não conhece, pesquisas orgânicas são aquelas que desconsideram os anúncios pagos – o que precisa ser feito são conteúdos extensos, com palavras-chaves acertivas. A partir disso, os algoritmos do Google irão identificar o seu conteúdo relevante para algumas pesquisas e, assim, sua página estará entre as primeiras.

No entanto, o processo é um pouco diferente com o Google Shopping. Isso se dá pelo fato de que, para aparecer entre os primeiros resultados, o que você precisará fazer, na verdade, é dar o máximo de informações possíveis para o seu produto. Além disso, fatores como avaliações positivas de clientes também serão levados em conta.

Fortalecendo a sua marca com o registro

Como vimos em todo o corpo do texto, fazer com que uma empresa consiga o sucesso não é nada fácil. Apenas para conseguir vender o seu produto na internet é possível entender todo um processo e passar por ele da maneira correta, aparecendo entre os primeiros resultados.

No entanto, há algumas pessoas que conseguem chegar lá e, quando isso acontece, a sua marca pode virar uma referência naquele ramo de atuação. Continuando no mesmo exemplo de todo o artigo, caso você seja uma loja que venda mochila e outros artigos desse segmento e conseguir reconhecimento no mercado, o nome da sua loja provavelmente ganhará força, além de toda a identidade visual.

Diante disso, uma das coisas mais importantes a fazer é protegê-la. O processo de registro de marca consiste no pedido de exclusividade do nome e da identidade visual da sua empresa. Ele é feito junto ao Instituto da Propriedade Industrial (INPI), e, se aceito, te dará a exclusividade de uso daqueles elementos em todo o território nacional.

Se você quer saber mais sobre o processo de registro e como ele pode ajudar a sua marca a crescer de forma exponencial, clique aqui ou ligue para o nosso telefone! A Arena Marcas & Patentes é uma empresa com mais de 60 anos de atuação no mercado, sendo a pioneira nesse setor no estado de Minas Gerais! Ao longo de todos esses anos, a empresa ganhou a confiança dos seus clientes. Consulte preços e condições pelo telefone!

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário