• Registro de Marcas e Patentes.

Google Adwords: o que é e como funciona?

O Google AdWords é uma das plataformas de publicidade mais avançadas que permitem que grandes e pequenas empresas divulguem seus produtos e serviços na frente de clientes em potencial, em questão de horas!

Se você estiver usando a plataforma, saberá que existem inúmeras opções e configurações de segmentação que atendem a diferentes tipos de empresas. Essas inúmeras opções e configurações podem ser complicadas e difíceis de entender ao lançar uma nova campanha de marketing, que pode facilmente incluir uma grande fatia do orçamento de marketing gasto sem atingir suas metas de marketing. Eu já vi isso se traduzir em milhares de dólares desperdiçados em gastos com anúncios.

Google Adwords

Neste artigo, compartilharemos algumas dicas e outras práticas importantes para garantir que sua empresa esteja obtendo um retorno do investimento (ROI) saudável para cada dólar gasto no AdWords, em 2018 e além.

Uma excelente estrutura de conta

Uma conta do Google AdWords bem estruturada é imprescindível se você quiser que seu gasto com publicidade gere lucro. A base de uma conta bem estruturada é toda sobre relevância. Vimos que os custos por aquisição (CPAs) caíram em até 60% simplesmente melhorando a estrutura de uma conta do Google AdWords. Palavras-chave, anúncios e grupos de anúncios em cada campanha devem estar estreitamente relacionados. Por sua vez, o Google irá recompensá-lo reduzindo os custos de publicidade. Aqui está um exemplo de uma conta do Google AdWords bem estruturada com duas campanhas diferentes que são segmentadas por nicho. Observe como o grupo de anúncios, as palavras-chave e os anúncios de cada campanha têm um tema consistente.

Comece com as campanhas da rede de pesquisa

A Rede de Pesquisa é o alvo quando se trata de segmentar os clientes mais ativos para seus produtos e serviços. Por isso, sem dúvida, as campanhas da Rede de Pesquisa devem ser o seu primeiro porto de escala. Ao contrário do marketing na Rede de Display, que interrompe seus clientes em potencial enquanto eles navegam na Web, os clientes em potencial na Rede de Pesquisa realmente realizaram uma ação buscando uma solução para o problema, já qualificando-os como um lead. Eles estão mais próximos do final do seu funil de marketing, o que os torna mais propensos a converter em um lead ou cliente. O lançamento na rede de pesquisa também oferece uma boa ideia de palavras-chave contextuais que podem ser transferidas para a Rede de Display.

Baixos orçamentos diários e custo por clique (CPCs)

Ao lançar novas campanhas do Google AdWords, é difícil determinar quanto tráfego seus anúncios receberão e com que rapidez você gastará seu orçamento. A última coisa que você quer fazer é gastar alguns milhares de dólares nas primeiras horas ou dias sem muitas conversões para exibir para seus gastos com anúncios. Eu já vi isso acontecer! Para evitar isso, recomendo que você defina seu orçamento diário para metade ou até um quarto do orçamento diário real que você tem em mente, especialmente quando você é novo no jogo. Isso permitirá que você facilite a campanha enquanto monitora o desempenho do tráfego com base em sua segmentação. Para campanhas nas quais você seleciona lances de CPC manuais, também recomendo começar com CPCs mais baixos e aumentar seus lances conforme necessário com base nos resultados produzidos pelas palavras-chave.

Conteúdo e imagens importam

O conteúdo do anúncio é, sem dúvida, a parte mais importante de sua campanha do Google AdWords. É responsável por atrair as perspectivas corretas ao mesmo tempo em que repele as pessoas que não convertem em clientes. Recomendo testar duas ideias muito diferentes em seus conteúdos. Seu público-alvo sempre responderá melhor a uma das duas grandes ideias. Também recomendo acompanhar seus resultados de forma a comparar os resultados de vendas de cada anúncio. Você pode usar o texto do anúncio vencedor em todo o seu funil de marketing e expandir seu sucesso. Para anúncios que são exibidos na rede de exibição, as imagens são tão importantes quanto a cópia do anúncio. As imagens escolhidas para seus anúncios precisam atrair a atenção de possíveis clientes para que eles cliquem em seu anúncio. Conclusão: sua imagem do anúncio deve separá-lo do restante de todas as milhões de campanhas existentes. Recomendo que você teste imagens com aparência natural em relação a imagens obtidas de sites de imagens de arquivo. É impossível saber qual imagem terá melhor desempenho sem testes. A captura de tela abaixo mostra uma imagem de quadro-negro, testada em relação a imagens de aparência natural na campanha da Rede de Display.

Testes e rastreamento precisos

O teste e o acompanhamento não são uma opção se suas campanhas do Google AdWords tiverem sucesso. Na maioria dos casos, ao iniciar uma campanha, seus CPAs iniciais serão mais altos do que os CPAs desejados. Testar diferentes palavras-chave, anúncios e estratégias de lances ajudará você a encontrar a melhor opção para atingir suas metas de CPA. Para que o Google rastreie corretamente as conversões, as tags de conversão do Google AdWords devem estar nas páginas de agradecimento dos seus clientes em potencial. , depois de tomar a ação de conversão desejada no seu website.

O Gerenciador de tags do Google (GTM) é uma ótima maneira de ajudar a gerenciar tags de rastreamento. Sua interface amigável ajuda no rastreamento de tags do Google, além de rastreamento e testes de terceiros. Gosto de pensar no GTM como uma caixa na qual todos os códigos de snippets de JavaScript são armazenados, para aplicativos de rastreamento do Google e de terceiros.

O GTM consiste em três partes:

1) A tag principal adicionada a cada página na qual você deseja coletar informações.

2) Disparadores que determinam quando a tag é executada.

3) Variáveis usadas para receber e armazenar informações usadas por tags e triggers.

Você também pode acompanhar conversões de campanhas que não estão na web, como campanhas de aplicativos, telefone e off-line.

Campanha configurada por tipo de dispositivo

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, há uma boa chance de que uma grande porcentagem do seu tráfego do Google AdWords seja proveniente de dispositivos móveis. Não é uma boa ideia assumir que o tráfego de computadores e dispositivos móveis produz os mesmos resultados. Recomendo categorizar as campanhas por tipo de dispositivo. A estruturação de suas campanhas por tipo de dispositivo permite que você gerencie tráfego de área de trabalho independente do tráfego de dispositivos móveis. Isso permitirá que você defina lances separadamente, crie diferentes funis e acompanhe facilmente os resultados por dispositivo, garantindo que você tenha total controle do seu ROI, independentemente do tipo de dispositivo.

Configurar lista de palavras-chave negativas na rede de pesquisa

Quanto menos restritivo for o tipo de correspondência de palavra-chave na Rede de pesquisa (modificador de correspondência ampla e ampla), maiores as chances de que seu anúncio seja acionado por frases de pesquisa que não tenham relação com seus produtos e serviços. É uma boa ideia certificar-se de que você não está recebendo cliques de pesquisas não relacionadas em suas campanhas. A guia “termos de pesquisa de palavras-chave” é uma ótima ferramenta para eliminar essas palavras-chave indesejadas de suas campanhas. Você pode adicionar essas frases como palavras-chave negativas, que impedirão a exibição do seu anúncio no futuro, quando essas frases forem usadas nas pesquisas. No Google AdWords, você pode configurar palavras-chave negativas em um grupo de anúncios ou em um nível de campanha. A definição de uma lista principal de palavras-chave negativas no nível da campanha abrangerá todos os seus grupos de anúncios dentro de cada campanha. Para configurar sua lista de palavras-chave negativas, clique na guia “palavras-chave” de uma campanha específica e clique nas “palavras-chave negativas ” aba. Você pode adicionar palavras-chave no nível do grupo de anúncios ou da campanha clicando no botão vermelho “palavras-chave” vermelhas. Lembre-se de que as palavras-chave negativas também podem usar tipos de correspondência ampla, ampla correspondência e frase exata para controlar o tráfego que aciona seu anúncio.

Google Adwords: melhores práticas

  • Veja como usar o AdWords Editor, pois isso pode ser mais fácil do que a interface da Web deles
  • A correspondência exata fornece o ROI de melhor valor, seguido por Frase – raramente uso combinações amplas ou amplas modificadas, pois não são muito segmentadas e recebo muitos cliques espúrios
  • Use listas extensivas de palavras-chave negativas em todas as suas campanhas
  • Gere relatórios sobre suas campanhas do Google AdWords para descobrir o que as pessoas estão realmente digitando para encontrar seus anúncios. Excluir palavras para as quais seus anúncios não devem ser exibidos
  • Mantenha um controle rígido sobre seu orçamento; é muito fácil gastar mais
  • Vincule seu Google AdWords à sua conta do Google Analytics para que você possa acompanhar o que as pessoas fazem em seu site quando clicam no anúncio (essa é a melhor maneira de calcular seu ROI)
  • Se houver uma seção para focar, o “Índice de qualidade” afetará o custo dos anúncios. Leia tudo sobre QS, aprenda, aplique e ame!
  • Escolha um número pequeno (ish) de palavras-chave em grupos de anúncios distintos para começar; expandir lentamente quando você começa a ver o que funciona bem
  • Experimente muitas variações diferentes de anúncios; alguns terão um desempenho muito melhor que outros
  • Para informações mais avançadas, você poderá usar “Experimentos” para dividir lances de teste, anúncios, grupos de anúncios, etc.
  • Você provavelmente só vai querer se ater aos anúncios da Rede de Pesquisa para começar (ou seja, excluir os anúncios gráficos). Não usamos anúncios gráficos
  • Veja o tipo de anúncios que seus concorrentes estão escrevendo e usando, veja se você pode usar isso para orientar sua própria cópia do anúncio

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário