• Registro de Marcas e Patentes.

Empresas de Marcas e Patentes

Empresas de Marcas e Patentes – Registrar a marca de uma empresa é um fator essencial para qualquer empreendedor. Este passo, porém, pode ser visto com algum receio para quem já está repleto de afazeres relacionados ao seu negócio. É por isso que empresas de marcas e patentes como a Arena Marcas & Patentes são o parceiro ideal na proteção da propriedade intelectual de seus investimentos. Nossos advogados especializados em propriedade intelectual apoiam e assessoram você, desde a pesquisa do estado da técnica até o registro da sua marca.

 

Por que registrar sua marca com uma Empresas de Marcas e Patentes?

 

A função de uma marca consiste em informar os consumidores sobre a origem dos produtos ou serviços oferecidos. Mais precisamente, a marca permite ao consumidor não confundir produtos e serviços idênticos oferecidos por duas empresas diferentes.

 

O registro da sua marca é também e sobretudo o estabelecimento de uma proteção eficaz da marca. Na falta de registro adequado, o sinal ou nome utilizado poderá ser assumido por um competidor. Para evitar que isso aconteça, você deve registrar sua marca.

 

Existem dois interesses principais no registro de uma marca:

 

     Proibição da exploração da marca registrada por terceiros

 

     O registro de uma marca permite ao proprietário proteger sua marca registrada do uso por seus concorrentes. Terceiros não poderão utilizar qualquer sinal (nome, logotipo, desenhos, etc.) idêntico ou semelhante à marca no mesmo ramo de atividade.

 

     Esta proteção é válida por 10 anos, renováveis ​​indefinidamente. Ajuda a proteger os investimentos realizados para o lançamento de um produto ou serviço. Garante ao proprietário da marca que nenhum outro produto ou serviço semelhante pode ter nome semelhante.

     Exploração da marca por contrato

 

     A outra vantagem de registar uma marca é poder explorar esta marca através da celebração de contratos. Pode ser um contrato de licença de marca ou um contrato de cessão de marca.

 

     Em todos os casos, em troca dos direitos concedidos à marca, o titular receberá royalties da marca. Esses royalties de marca podem permitir a geração de receitas substanciais com a exploração de uma marca registrada.

 

Condições para registrar uma marca com uma Empresas de Marcas e Patentes

 

Para ser registada e beneficiar de proteção, uma marca deve cumprir diversas condições:

 

 Deve estar disponível, ou seja, não deve já ter sido arquivado,

     Em conformidade com a ordem pública,

     Não engane o consumidor,

     E ser distintivo, ou seja, deve permitir ao consumidor identificar a origem comercial dos produtos ou serviços em causa e diferenciá-los da concorrência.

 

Durante o procedimento de registro, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) apura se o sinal cumpre estas condições.

 

Disponibilidade da marca – Empresas de Marcas e Patentes

 

O registro de uma marca está sujeito a uma condição relativa à disponibilidade da marca. Para validar este critério, o requerente deverá verificar os vários direitos anteriores existentes para garantir que o sinal escolhido não foi objeto de reserva prévia.

 

O registro de uma marca já protegida pode resultar em concorrência desleal ou litígio por violação de marca registrada.

 

Cumprimento da ordem pública e dos bons costumes

 

Uma marca não deve ser contrária à ordem pública ou aos bons costumes e não deve ter como alvo algo cujo uso seja legalmente proibido. Também não deve ser susceptível de induzir o público em erro, nomeadamente quanto à natureza, qualidade ou origem geográfica do produto ou serviço.

 

Os sinais contrários à ordem pública e aos bons costumes são sinais particularmente chocantes, tais como incitamentos à violência ou sinais racistas, mas também sinais que violam regras legais obrigatórias.

 

A natureza enganosa de uma marca

 

Uma marca será enganosa quando for susceptível de induzir o público em erro sobre a natureza, qualidade ou origem geográfica do produto ou serviço designado no documento de registro. Tal marca seria, portanto, ilegal e não pode ser validada. Esta natureza enganosa é avaliada no momento do registro da marca, mas também ao longo da vida da marca.

 

O caráter distintivo da marca

 

A marca permite ao consumidor não confundir produtos e serviços idênticos oferecidos por duas empresas diferentes.

 

O caráter distintivo de uma marca serve, portanto, para identificar, distinguindo-os, produtos e serviços da mesma natureza oferecidos pelos concorrentes. Isso é chamado de distinção da marca.

 

Os sinais que utilizam uma denominação que na linguagem comum ou profissional sirva exclusivamente para designar produtos ou serviços (denominação genérica ou habitual do produto ou serviço), ou ainda a denominação utilizada para designar uma característica ou qualidade do produto, não possuem esse caráter distintivo.

 

Além disso, a utilização de um sinal constituído exclusivamente pela forma imposta pela natureza ou função do produto ou serviço não pode ter caráter distintivo (por exemplo, a folha de videira para o vinho).

 

O procedimento de registro de marca – Empresas de Marcas e Patentes

 

Para registrar uma marca no Brasil, um determinado procedimento deve ser seguido. Pode ser dividido em 4 etapas principais:

 

Passo 1: Determinação das classes de produtos e serviços

 

Um dos primeiros passos essenciais é determinar quais produtos ou serviços serão objeto do registro da marca. Então será apropriado ordená-los de acordo com a classificação de Nice.

 

Será necessário fazer uma escolha de classes identificando os produtos e serviços na forma de classes de marca. Estas classes de marcas são na realidade sectores de actividade.

 

A seleção das turmas também deve levar em consideração as necessidades atuais, bem como as prováveis ​​necessidades futuras do candidato. Na França, a taxa fixa para registro de marca inclui até três classes sem custo adicional.

 

Etapa 2: pesquisa de anterioridade

 

Para registrar uma marca é necessário verificar a sua disponibilidade. Esta formalidade permitirá verificar se a sua marca já não é utilizada no mesmo setor de atividade. Esta etapa é necessária para não tentar se apropriar de uma marca que já existe e, portanto, evitar qualquer ação por infração.

 

Para verificar a disponibilidade da marca é necessário realizar uma pesquisa de estado da técnica. A busca do estado da técnica visa verificar se já não foi depositada marca semelhante para as mesmas classes de produtos ou serviços. Cabe ao requerente realizar esta pesquisa. Dada a natureza técnica de tal investigação, é no entanto aconselhável recorrer aos serviços de um profissional de propriedade intelectual para a realizar. Este é mais um dos pontos em que a Arena Marcas & Patentes está preparada para auxiliá-lo.

 

Etapa 3: pedido de marca registrada

 

Após selecionar as classes de registro, bem como o sinal que deseja proteger, deverá enviar o pedido de registro de marca ao cartório de registro de marca. No Brasil, este é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, comumente denominado INPI.

 

Uma vez feita sua solicitação ao INPI, você receberá um aviso de recebimento contendo a data e o número nacional do depósito. O depósito será beneficiado com publicação no boletim oficial. 

 

O INPI verificará o conteúdo e a forma do seu pedido para determinar a sua validade. Em seguida, o INPI lhe enviará uma carta informando sobre eventuais correções a serem feitas.

 

Após a publicação do depósito no boletim , abre-se um prazo de dois meses durante o qual qualquer pessoa que tenha sido informada do seu depósito poderá fazer comentários e observações ou mesmo tomar medidas contrárias ao registro de uma marca.

 

Etapa 4: Marca Registrada

 

O INPI poderá registrar a marca no boletim após um período mínimo de cinco meses.

 

Após a publicação, será enviado a você um certificado para comprovar o registro da sua marca.

 

Você terá a possibilidade de renová-lo a cada 10 anos e por tempo indeterminado junto ao INPI.

 

Porém, você não poderá modificar o conteúdo, ou seja, não poderá adicionar novos produtos ou serviços; para isso será necessário fazer um novo pedido de arquivamento.

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.