• Registro de Marcas e Patentes

Como uma empresa pode proteger a sua marca

Como uma empresa pode proteger a sua marca

Como uma empresa pode proteger a sua marca? | Fazer uma empresa funcionar ter sucesso não é uma tarefa fácil. A independência financeira e profissional de um empreendedor depende de várias etapas passadas e desafios que devem ser superados.

Toda empresa, em qualquer ramo de atuação, sobrevive de clientes. Para atrair clientes e se tornar uma referência no mercado, a construção de uma marca, que represente os seus produtos e serviços é de vital importância. Todo negócio com uma marca bem consolidada pode se tornar uma empresa de muito sucesso. 

Diante disso, sendo tão importante para uma empresa, torna-se óbvio que uma marca deve ser protegida, estar segura. Mas, afinal, como uma empresa pode proteger a sua marca?

O que é uma marca?

No sentido amplo da palavra, uma marca é todo e qualquer elemento utilizada para identificar um produto, serviço ou uma empresa. Dessa forma, uma marca pode ser um nome, um logotipo, uma combinação de cores, uma vinheta, tudo que identifique algo. 

Para o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão federal que, no Brasil, cuida de processos para o registro de uma marca, esse conceito é consideravelmente mais conciso. Para facilitar o pedido de registro, é considerado como marca o nome e a logomarca de um produto, serviço ou empresa. Para o INPI, por exemplo, slogans, combinação de cores e sons não podem ser considerados como marca. 

Como proteger a sua marca?

Já vimos que a marca é importante para toda e qualquer empresa. Mas, afinal, como protegê-la? Existem alguns procedimentos que podem ser feitos: 

 

Registro de marca: 

 

É a forma clássica e indispensável para a proteção de qualquer marca. O processo de registro de marca é feito junto ao INPI. Uma marca registrada possui o direito de exclusividade em seu segmento de atuação em todo o território nacional. 

Dessa forma, qualquer utilização de marca igual ou semelhante no mesmo ramo de atuação não é permitida. Caso seja feita, o titular da marca pode enviar um pedido extrajudicial para que a utilização seja interrompida. Em situações mais extremas, a melhor alternativa pode ser um processo judicial. 

O registro de marca deve ser feito com o auxílio de profissionais especialistas no processo. Isso se deve ao fato de que pode ser um procedimento longo, com várias etapas e variáveis que não estão ao alcance de quem não entende do assunto. 

Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ): 

 

O titular de uma marca pode ser uma pessoa física, principalmente em casos onde o produto ou serviço prestado depende apenas de um indivíduo. No entanto, ter um CNPJ pode trazer vários benefícios para você e para a sua marca, como a comprovação de utilização daqueles elementos que a identificam.

O CNPJ pode ser adquirido a partir de contato e cadastro na Junta Comercial da sua cidade. Em caso de mais de um dono (sociedade), é recomendado que se tenha um contrato social, sempre deixando bem claro todos direitos, deveres e posses de cada um. 

Faça questão dos contratos: 

 

Essa é uma dica direta para aqueles que possuem empresas de prestação de serviços e trabalhar com a sua marca. Sempre faça questão de redigir contratos para qualquer serviços que for prestar. Comprovar o que foi realizado é uma forma de proteger a sua marca de possíveis indivíduos mal-intencionados. 

Como proteger a minha marca?

Fazer com que uma empresa tenha sucesso não é uma tarefa fácil. Vários desafios devem ser superados todos os dias, o que torna tudo ainda mais difícil. Por esse motivo, contratar uma empresa especializada em proteger a sua marca pode ser a melhor alternativa. 

A Arena Marcas & Patentes possui décadas de experiência, ajudando milhares de marcas a se consolidarem no mercado e se tornarem uma referência. Ligue já e tire todas as suas dúvidas!

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário