Como transferir a titularidade de uma patente?
A transferência de titularidade de uma patente é um processo importante para garantir os direitos ao novo proprietário. Neste texto vamos te explicar tudo sobre como transferir a titularidade de uma patente.
- É possível transferir a titularidade de uma patente no INPI?
- Por que transferir a titularidade de uma patente?
- Como transferir a titularidade de uma patente?
É possível transferir a titularidade de uma patente no INPI?
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o órgão responsável por deferir o registro e permite a transferência de titularidade, o processo é chamado de cessão de patente. A cessão de propriedade industrial é a transferência dos direitos sob a patente de uma pessoa física ou jurídica para a outra.
Por que transferir a titularidade de uma patente?
O registro de propriedade industrial é um conjunto de direitos que garantem juridicamente a exclusividade de produção, comercialização e uso da patente pelo seu criador ou dono do registro. A cessão de patentes é de extrema importância em casos de venda de patente pois garante que a propriedade industrial seja válida e proteja o verdadeiro proprietário. É recomendado que qualquer transação esteja devidamente registrada para evitar golpes.
Como transferir a titularidade de uma patente?
A transferência de titularidade é um processo complexo também feito pelo INPI e consiste em 4 etapas. Primeiro passo é apresentar a proposta de transferência e documentos de confidencialidade. Depois é agendado uma reunião com ambas as partes para negociar o acordo e a terceira etapa é formalizar o pedido enviando a proposta com os detalhes da negociação. Por fim é aguardar e acompanhar o processo para finalizar e ambas as partes assinarem caso deferido.
A Arena Marcas é uma empresa especializada no registro de marcas e patentes e conta com profissionais para te auxiliar na transferência de patentes. A Arena já registrou 25 mil marcas em 65 anos de mercado. Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Gostou do texto? Acesse nosso blog para mais informações.