Dia após dia, milhares de novas ideias são descobertas, desenvolvidas e até mesmo executadas. Em geral, uma das principais preocupações destes desenvolvedores é ter sua ideia copiada e até mesmo roubada. Nesse contexto, o registro de patente é fundamental para proteger a invenção. Mas, você sabe como funciona? Quer saber como registrar uma patente em 2024? Então você está no lugar certo!
A seguir, confira as principais informações sobre como registrar uma patente em 2024 e muito mais.
O que é preciso para registrar uma patente?
De maneira geral, qualquer empreendedor, inventor ou desenvolvedor que deseja registrar uma patente deve apresentar ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o pedido de registro. Este deverá conter as seguintes informações:
- Requerimento
- Relatório descritivo
- Reivindicações
- Desenhos (se for o caso)
- Resumo
- Comprovante do pagamento da taxa
Depois de apresentar o pedido, este será submetido a um exame formal preliminar e, caso esteja devidamente instruído, será protocolado, considerando a data de depósito com a da sua apresentação. Vale ressaltar que o processo deve ser acompanhado de perto, uma vez que possui diversas etapas e taxas a serem pagas com prazo pré-determinados.
Embora seja possível dar entrada quão breve possível, para que não haja erros ou enganos durante o processo, antes de dar entrada no registro de patente, confira se o produto pode ser patenteado (saiba mais aqui) ou se sua ideia ou produto já existe nos registros de patentes.
Como observado, o processo de registro de uma patente não é um dos mais simples. Logo, dada a sua complexidade, é preciso dedicar uma atenção especial para que de fato haja a exclusividade da patente a quem tem direito. Desta forma, contratar um profissional ou empresa especializada pode ser uma ótima alternativa.
Por que registrar uma patente
Desenvolver algo inovador é algo que leva muito tempo, em alguns casos, anos. Agora, imagina você passar anos desenvolvendo um produto ou uma ideia inovadora e de repente alguém começa a copiá-lo ou ainda vender sua ideia como se fosse a dele? Bom, essa situação é completamente evitável através do registro de patente.
No decorrer deste artigo, conferimos como registrar uma patente em 2024, caso você não se sinta seguro ou confiante para realizar o processo sozinho, entre em contato que nós podemos te ajudar!
Além de proteger a sua invenção de cópias, com o registro de patente, você contribui também para o desenvolvimento das atividades tecnológicas do Brasil. O mesmo vale para o registro de marcas e empresas.