Abrir uma empresa envolve uma série de processos antes do início da operação. Uma das dúvidas que mais surgem entre os empreendedores é como registrar uma marca. O registro da marca é muito importante, pois ela garante a propriedade intelectual da sua empresa e da sua ideia. Quer saber como registrar uma marca em 2024? Continue lendo este artigo!
O que é o registro de uma marca?
A marca registrada garante o direito exclusivo do titular de uso em todo o território nacional e pode ser estendida a mais de 137 países.
É necessário entrar em contato com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e fazer o pedido, que será analisado de acordo com a Lei da Propriedade Industrial e demais decisões administrativas da instituição.
A marca é válida por 10 anos e pode ser renovada continuamente. Após a aprovação do pedido, a taxa deve ser paga durante os primeiros dez anos da emissão da marca e do certificado.
Importância do registro de marca
Além de ganhar participação de mercado, uma marca registrada é a única forma de protegê-la legalmente de potenciais imitadores e da concorrência.
Ou seja, antes de mais nada, fazer esse cadastro é uma espécie de proteção para evitar que qualquer oponente transfira seus clientes e prejudique seus lucros.
Como registrar uma marca em 2024?
Para registrar sua marca, você deve seguir os procedimentos padrão. Este processo consiste em vários passos, os quais iremos explicar-lhe de uma forma simples e fácil.
O primeiro passo para registrar uma marca corporativa é consultar o banco de dados do INPI. O objetivo é verificar se alguma empresa utiliza o design ou nome que deseja utilizar.
Mesmo que o processo de registro da marca não seja concluído, a prioridade será dada ao primeiro solicitante da titularidade do material.
Outra informação importante é saber que enquanto o ramo de atividade for diferente, empresas diferentes podem usar o mesmo nome e design.
Agora que você já sabe como registrar uma marca em 2024, garanta a segurança do seu produto e da sua empresa.