Como registrar um orquidário: O registro de uma marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI, é uma etapa essencial no desenvolvimento de uma empresa. A marca ajuda a proteger a identidade dos produtos da empresa e constrói uma imagem de confiança com seus clientes. Além disso, o registo da sua marca permite-lhe proteger-se contra o plágio e outros usos indevidos. Portanto, não importa qual o tipo de empresa você tenha, é sempre interessante registrá-la. No caso de um orquidário, não existe nenhuma diferença em relação a qualquer outra organização, mas deve-se atentar para as classificações nas quais registrar seu orquidário.
O pedido de registro de marca junto ao INPI deve ser feito após uma pesquisa prévia no banco de dados do instituto. No caso de um orquidário, nomes iguais podem ser bem recorrentes, por isso, a pesquisa deve ser feita com atenção, uma vez que duas marcas semelhantes não podem ser registradas nas mesmas categorias.
O que é uma marca?- Como registrar um orquidário?
A marca é um sinal distintivo que pode assumir várias formas, como uma palavra, um nome, um slogan, um desenho ou a combinação de vários elementos (desenho e palavras, por exemplo).
A marca permite que a empresa se diferencie e torne seus produtos ou serviços identificáveis pelos clientes e é o primeiro passo para distinguir seu orquidário da concorrência.
O registro de uma marca permite que a empresa aprimore sua imagem, protegendo-se da interferência de concorrentes. O registro de uma marca ocorre em várias categorias de produtos e serviços, de modo que a marca não pode abranger todas as classes.
Para ser registrada, a marca de seu orquidário deve estar disponível (você deve, portanto, realizar uma pesquisa prévia para conferir possíveis semelhanças no banco de dados do INPI, como já dito); ser distinto (a marca deve identificar apenas o seu orquidário e não outro); ser capaz de se descrever em palavras; ser lícito (proibição do uso de nomes controlados, por exemplo); não ser contrário aos bons costumes.
A marca não deve ser enganosa, ou seja, não deve enganar quanto à qualidade do produto designado. Não deve ser descritivo do produto ou serviço designado: não deve refletir as características essenciais desse produto, nem usar um nome comum que permitiria sua designação (por exemplo: a marca “café” para designar café não pode ser usada, neste caso, não se pode registrar um orquidário com o nome de “orquidário” ou “orquídea”, nem palavras correlatas).
Após a pesquisa e a adequação da marca de seu orquidário às normas do INPI, é preciso enviar o pedido de registro ao órgão, pagar uma taxa federal e esperar por sua determinação do pedido como válido ou não. Em caso negativo, o pedido deve ser refeito e em caso positivo, seu orquidário está registrado e protegido.
O melhor momento para registrar seu orquidário
Quanto mais cedo melhor. É preferível registrar sua marca durante a criação do orquidário, mesmo que isso signifique registrar uma nova em caso de mudança de estratégia, identidade visual ou produto. Nada pior que ter sua marca desprotegida, plagiada ou usada indevidamente pela concorrência logo no início de sua trajetória.
Mais sobre como gerenciar um orquidário
Abrir um orquidário para se tornar um especialista envolve outros fatores além do registro de sua empresa (informações que você pode conferir em diversos textos deste site). Para fazer isso, um certo número de obrigações deve ser respeitado a fim de permanecer na corrida e manter a qualidade de seus serviços.
O florista deve dominar as montagens florais e propor uma personalização de sua oferta. Ele é um artista que cuida de seu orquidário e trabalha bem com o visual de seu ambiente, essencial para esse tipo de flor ornamental e acrescenta um ponto importante à apresentação de seu orquidário, somado à força de sua marca devidamente registrada no INPI.